Revista GGN

Assine

O que paulistano pensa sobre as condições dos ônibus?

Por Idec

Pesquisa do Idec aponta que paulistano está insatisfeito com limpeza e manutenção dos ônibus

Na semana da Mobilidade, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apresenta os resultados para o modal ônibus da cidade de São Paulo, avaliados pelo aplicativo MoveCidade, que em dez meses recebeu 1700 análises de usuários, das quais 972 do serviço de ônibus municipal.

A utilização do aplicativo MoveCidade permite avaliar questões importantes do sistema de transporte: pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação para ônibus. O aplicativo também avalia as condições do metrô, trens e ciclovias, permitindo que todos os modais de transporte urbano sejam conferidos.

Pelo aplicativo, numa escala de 1 a 5 estrelas, os usuários deram média 2,95 pelo serviço de ônibus na cidade de S.Paulo. A maior reclamação é a má qualidade da limpeza e manutenção dos ônibus. O conforto com a lotação, a fluidez no trânsito e a segurança têm notas mais altas.

"A limpeza e manutenção como quesitos mais mal avaliados chamam a atenção porque entre as reclamações recebidas pela SPTrans, o ítem mais criticado é o comportamento do motorista, o que se deve provavelmente pelo costume com a má qualidade desde quesito, que só é notado quando os usuários são convidados a avaliar a qualidade deste quesito em específico”, explica Rafael Calábria, pesquisador em Mobilidade Urbana do Idec e responsável pela pesquisa do Aplicativo MoveCidade.

Com os dados dessa pesquisa, o Idec apresentou os números para a SPTrans para que possam ser tomadas medidas para melhorar a qualidade do serviço. “Esses parâmetros, ajudam até na formatação da licitação, que pode aperfeiçoar a regulamentação desses itens com as empresas operadoras. Por isso, é importante que as pessoas usem o aplicativo, avaliem e contribuam para a melhoria da mobilidade urbana”, conclui Rafael Calábria, do Idec.

O appMoveCidade pode ser baixado para sistemas Android e IOS e será lançado no Rio de Janeiro (26 de setembro) e Belo Horizonte (28 de setembro). O aplicativo MoveCidade foi criado pelo Idec, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o Laboratório de Experimentação Digital (LED).

Média: 5 (3 votos)
7 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Maria das Graças
Maria das Graças

Nunca andei de ônibus em SP.

Nunca andei de ônibus em SP.  Moro no Rio. Será que os ônibus de lá têm degraus para subir e descer?  Tem roletas que dificultam a passagem e retardam o embarque?  Qual a necessidade de roletas se a grande maioria usa cartão magnético? 

Ônibus sobre chassi de caminhão é um desrespeito à população.  São altos e dependem de degraus para o acesso.  Roletas dificultam o embarque de mulheres com sacolas de compras, pessoas idosas, grávidas, mães com ciranças e por ai vai.

E ainda tem o Bilhete Único.  O consumidor adianta dinheiro ao empresário e não tem desconto no valor da passagem. 

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de ze sergio
ze sergio

nunca..

E 40 anos de redemocratização não mudaram isto. E 4 décadas de governos progressistas e socializantes não alteraram o conluio entre famílias da Casa Grande das Capitanias Hereditárias do Transporte Público com o Governo de Plantão. Basta ver o caso do Governo do RJ. Aqui em SP a mesma coisa. O Caso Celso Daniel? Conforto? Ar Condicionado em país de 40 graus? Concorrência? A maior lavanderia de dinheiro para políticos que existe. Dinheiro todo dia. Em notas usadas e pequenas, sem controle. Agora é pior ainda. É dinheiro antecipado. Passa pelo Poder Público antes das Cias. Uma Estatização do lucro com Serviços Privatizados. O Governo é o Sócio Majoritário e Oculto. Não existe Prefeito, de qualquer ideologia se ista existe, que abre mão de tal mamata.  Como tudo neste país poderia custar 1/3 do valor e assim mesmo daria lucros excepcionais.  Transporte Público é Serviço de Utilidade Pública. Não paga Imposto algum. Recebe à vista todos os dias, paga tudo faturado. E ainda vem o Calhorda do Governante e fala que coloca alguns bilhões no Sistema, para este funcionar e para manter o preço das passagens. Realmente,governar uma Terra de Ignorantes, como nós somos, é muito fácil. O cabresto nos cai muito bem. abs.   

Seu voto: Nenhum

Sr.Nassif e demais leitores,

Sr.Nassif e demais leitores, boa noite!

 

 

Tentem embarcar nos ônibus da Sambaiba que fornecem internet grátis, dois deles são, linha 106A Santana-Itaim Bibi e Santana- Congonhas. O Wifi oferecido gratuitamente bloqueia blogues como o seu, 247, Azenha, Conversa Afiada e demais bloques de esquerda.

 

Ps: Na GESTÃO HADDAD  os acessos eram liberado. O bloqueio começou  na "Jestão" do prefeito que pinta o cabelo e faz implantes, o cara  fica nervoso quando recebe uma crítica.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Jura?

Eu sabia que busão com ar-condicionado e internet grátis era vitrine mas que praticasse a censura, nunca imaginei.

Gosto de viajar de busão mas não tenho confiança em wif-fi grátis em lugar nenhum.

Seu voto: Nenhum

 

O amor é lindo!

imagem de Lucio Vieira
Lucio Vieira

E o Dória reclama da falta de ar condicionado

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,doria-vai-de-onibus-de-ca...

Seu voto: Nenhum

Dorinho foi trabalhar de busão

Só faltou a pastinha com a marmita.

Tá perdendo tempo o alcaide.

Sua alma de artista seria melhor aproveitada num circo.

Seu voto: Nenhum

 

O amor é lindo!

imagem de ze sergio
ze sergio

o que....

E a Imprensa descobre o Povo. O Brasil é de muito fácil explicação. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.