SARAU POÉTICO LUDOVICENSE: DOIS ANOS DE POESIA

 

No próximo domingo, 19 de Janeiro, o “Sarau  Poético Ludovicense”, completará dois anos de atuação e atividades em São Luís.

O Sarau é um movimento cultural não-institucionalizado de poetas e poetisas unidos pela palavra; possuidores de uma única ambição: a reunião dos poetas em prol da vivência poética.

O primeiro Sarau do movimento ocorreu em 2018, tendo como mote “Olhares Poéticos”. A partir daí, aquela pequena, mas nobre, iniciativa, seguiria em frente com a participação sempre maior de artistas dos mais diversos segmentos. Ora, foi assim naquela data, quando a pretensão fora simplesmente um encontro poético.

É impossível não recordar as ligações e mensagens após a ideia de realização que teve a Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI) como lugar de imersão em tão promissores “olhares poéticos” e onde a experiência catártica, nas mais singulares verves, puderam ali se render à grande Musa.

Como não podíamos deixar em branco, realizamos no dia 10 deste ( sexta-feira) uma Confraternização em homenagem aos dois anos de nosso movimento. Estupendo!

A Confraternização foi um encontro transcendente, inesquecível e extasiante, como descrito e proclamado pelos presentes. Foi uma noite chuvosa, tranquila e amistosa, onde a Poesia se protagonizou e encantou a todos, harmonizando o ambiente na mais recôndita experiência que a palavra poética poderia prover.

Com a anfitrialidade ímpar da escritora Heloísa Sousa, comemoramos a poesia e declamamos à  vida com Baco e Eros; do hedonismo ao niilismo, passeamos nas mais espetaculares matizes existenciais.

Uimar Gama Jr, nos deu a honra de suas performances e enlevou a noite com sua arte e declamações sempre magistrais. O escritor Rogério Rocha sublinhou a característica “agregadora” do Sarau. O poeta Manoel Carvalho Ramos destacou a sensação de “êxtase” que pairava no evento e o poeta Tércio Fonseca – vencedor do “Prêmio Literário 2018”, com a obra “Encantaria” – arrematou: “É uma honra estar nesta verdadeira Confraria!”

A noite foi abrilhantada pela presença da cantora Dory Lima – conosco desde o primeiro Sarau – e teve a participação de vários poetas, poetisas, contistas e romancistas: o escritor Charles Simões, a poetisa e performista Jhuliene Santos, a poetisa e assistente social  Ofélia Siqueira, o escritor e pesquisador Saulo Barreto, a escritora infanto-juvenil e poetisa Sharlene Serra, a poetisa Myres Francys e Mirla Pereira, a poetisa Keila Tavares; os poetas Rômulo Reis e José Carlos Sanches e a fonoaudióloga  e também poetisa Dorlene Caldas, dentre amigos e outros convidados.  Evoemos! 

 

Viva a Poesia! Viva o Sarau Poético Ludovicense!.

 

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador