A internet revolucionará o papel das rádios

O acesso às estações de rádio via internet é mais uma das maravilhas modernas.

 

A internet propicia mais do que “apenas” o acesso gratuito e em tempo real a dezenas de milhares de rádios.

Ela agrega novas funcionalidades e utilidades para as rádios, que agora permitem o acesso irrestrito às notícias internacionais, permitem ouvir as rádios de sua cidade em qualquer lugar do mundo, podem auxiliar no aprendizado de outros idiomas, oferecem melhor qualidade de som, mais dados sobre as músicas em reprodução e tornam cada indivíduo em cidadão do mundo.

Acessíveis em computadores, tablets e smartphones, abrem possibilidades para que a indústria – apenas integrando aparelhos já existentes – possa transformar o velho radinho de pilha num novo milagre da tecnologia.

 

Estações de rádios na internet

Hoje é possível ouvir ao vivo pela internet milhares de estações de rádio de todo o planeta. Exemplos?

Quer ouvir o que está tocando na gélida Antártida? Você pode. Acesse:  www.anetstation.com.

E as músicas de sucesso na Groelândia? Igualmente:  www.dr.dk/p2/.

E o que está tocando agora na capital australiana? Lá vai: www.1wayfm.com.au/.

Ou ainda, quer felicitar um fã da Madonna? Passe para ele o endereço da rádio oficial da cantora: http://www.goomradio.fr/radio/candy-station (só tocam músicas da Madonna).

 

Milhares e milhares de rádios

Seja qual for o tipo de rádio que se procura, provavelmente na rede a encontrará. É espantosa a quantidade e diversidade de rádios disponíveis na internet.

Para se ter uma ideia, o sítio TuneIn (tunein.com/) diz disponibilizar gratuitamente o endereço de mais de 50 mil rádios de todo o mundo, a maior parte para serem ouvidas diretamente pela internet. 

O sítio Rádios (radios.com.br/) fornece o endereço de mais de 19.500 estações de rádio, também de vários países, para serem ouvidas através da Internet.  Outros importantes diretórios de rádios são os sítios Lista Rádios (listaradios.com.br/) e Delicast (http://pt.delicast.com/radio).

Alguns sítios possibilitam que as rádios sejam selecionadas a partir de filtros, que podem ser por continente/país, por cidade, por região, por idioma, por tipo de programação (notícias, debates, esporte, música), por estilo de música (pop, rock, blues, jazz, classic, country etc.), permitem a realização de busca de palavras etc.

 

Expandindo a utilidade das rádios

Mais do que apenas sintonizar um número maior de estações de rádio do que aquelas que se consegue captar com um aparelho de som, o que a internet faz é expandir em muito, em muito mesmo, a utilidade que essas rádios podem oferecer.

Por exemplo:

• Acesso mundial: qualquer rádio que disponibilize sua transmissão na internet se torna mundialmente acessível por meio da rede;

• “Pacote” gratuito de rádios: utilizando uma conexão à internet é possível sintonizar gratuitamente as estações de rádio disponíveis na rede. É como se ao usuário adquirir um plano de internet recebesse também um “pacote de Rádios” com dezenas de milhares de “canais” disponíveis;

• Notícias na íntegra e em tempo real: é possível ouvir ao vivo, na íntegra e sem intermediários locais, o noticiado em cada rádio/país do mundo. Uma rádio comunitária no interior da Amazônia pode difundir em âmbito mundial tudo o que ocorre na sua localidade;

 • Auxílio no estudo de idiomas: ao sintonizar rádios estrangeiras pode-se ouvir o idioma falado, coloquial e autêntico, do outro país, ao vivo, como se lá estivesse. Essa “imersão” contribui em muito na aprendizagem de outra língua;

• “Hit parede” estrangeiro direto da fonte: é possível ouvir diretamente das rádios estrangeiras, em tempo real, as músicas que são sucessos nos seus países. Se saberá o que é sucesso no estrangeiro antes mesmo desta ou daquela rádio local dizer o que é sucesso nessa ou naquela cidade do mundo;

• Ouvir rádios de sua cidade em qualquer lugar do mundo: em qualquer país/cidade em que estiver nunca se estará “tão longe” de casa. Com a internet sempre será possível “matar saudade” da terra natal ao ouvir naquele instante as rádios de lá;

• Melhor qualidade de som: como a sintonização da estação não se dá por ondas de rádio, não ocorrem os problemas decorrentes deste meio. A qualidade se dará principalmente pelo conjunto “conexão à internet  + fluxo de dados da rádio”;

• Tal como a TV Digital: há rádios quem exibem dados da música em execução (como nome da música, intérprete e capa do álbum), nome da próxima música a ser executada, programação da rádio etc., aos moldes do que fazem as emissoras de TV Digital com suas programações. Isso agrega mais informações à música durante a reprodução do que faz um simples tocador de MP3;

• Cidadão do mundo: ouvir as rádios de outras regiões do próprio país e de outros países do mundo permite conhecer outras culturas e facilita a aceitação de outros usos e costumes. Torna cada indivíduo um cidadão do mundo.

 

Além do computador

Tablets e smartphones oferecem aplicativos específicos para se ouvir rádio via internet – seja através da conexão via operadora, seja usando uma rede sem fio doméstica.

Com esses aplicativos há um menor consumo do plano de internet do que aquele comparado ao ouvir as rádios nos respectivos sítios. Os aplicativos disponibilizam listas de rádios e oferecem, tal como alguns sítios, a escolha de estações por idioma, tipo de rádio, gênero de música, por região, por país, disponibilizam a busca de palavras etc.

As listas facilitam muito a tarefa de encontrar estações nesse mundo de rádios. Para se ter uma ideia do número de estações acessíveis, só num aplicativo para telefones Symbian (Radios Net) constavam disponíveis mais de 1.500 estações no Brasil. Nos Estados Unidos havia algo em torno de cinco mil rádios.

Há aplicativos de rádios para praticamente todas as plataformas de smartphones. Um desses aplicativos é o TuneIn (tunein.com/), que possui versões para aparelhos iPhone, Android, Blackberry, Palm, Samsung Bada e Windows Phone. Ele oferece o cadastramento gratuito no sítio e permite a salva das estações preferidas do usuário. Depois, em qualquer desses aparelhos é possível se conectar ao servidor e acessar as rádios guardadas na conta criada no TuneIn.

 

Oportunidade para o mercado de aparelhos de rádio

Utilizando tecnologias já existentes e que estão se popularizando é possível atualmente o desenvolvimento de aparelhos de rádio (especialmente micro e mini systems) que permitam ouvir as milhares de estações de rádio disponíveis na internet.

Se ainda não foi criado um produto assim, os fabricantes desperdiçam atualmente uma grande oportunidade de mercado por não venderem aparelhos de rádios que “sintonizem” as milhares de estações de rádio disponíveis na internet .

Esses novos aparelhos poderiam se conectar à rede usando a conexão doméstica (com ou sem fio), ou a internet via chip das operadoras de telefonia celular (as operadoras poderiam criar chips para aparelhos de rádio com a nova tecnologia).

Não mais a meia-dúzia de estações de rádio que o mini system sintoniza, mas sim milhares e milhares de estações que a rede oferece. A internet poderá transformará o radinho de pilha num produto revolucionário.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador