A tríplice catástrofe atômica japonesa

Novo incêndio na usina nuclear.

From voanews.

Um novo incêndio aconteceu em um reator avariado na usina nuclear de Fukushima.

 A empresa responsável pela operação da planta, Tokyo Electric Power Company, informou que o novo incêndio começou na quarta-feira de manhã, no mesmo reator que esteve em chamas no dia anterior. A televisão japonesa mostrou, ao meio-dia de quarta-feira, uma enorme nuvem de fumaça branca saindo do interior da usina.

O governo também informou que houve danos na blindagem protetora do container de outro reator. Houve explosões em dois locais deste reator desde o forte terremoto.

O Governo do Japão está tentando evitar uma catástrofe nuclear ainda maior. Cerca de 200.000 pessoas foram evacuadas da área.

As autoridades também estão tentando para que, rapidamente, médicos e suprimentos de emergência estejam disponíveis aos milhares de pessoas que ficaram sem comida, água e abrigo após o desastre.

A escala da tríplice catástrofe é enorme. A porta voz do Depto de Coordenação de Assuntos Humanitário da ONU Stephanie Bunker, disse nunca ter visto um desastre desta proporção.

Imagens de televisão mostram as vítimas em filas para água e alimentos enlatados, e algumas lojas racionando a venda de alimentos, atendendo apenas 10 itens por pessoa. Em outras áreas 100.000 pessoas coordenadas pelo governo estão tentando resgatar sobreviventes ilhados pela água da enchente e por montanhas de escombros.

Equipes de resgate ainda estão lutando em estradas bloqueadas por detritos para chegarem a centenas de milhares de pessoas, cujas cidades e aldeias foram arrasadas pelo terremoto de magnitude 9 e o tsunami subseqüente na sexta-feira.

O governo diz ter resgatado 15.000 pessoas e 450.000 foram evacuadas por todo o país.

Por Andrauss

nivel de RADIAÇÃO – TOKIO

NIVEIS DE ACIDENTE NUCLEAR

Os eventos são classificados na escala de sete níveis: Nível 0 A classificação é atribuída a desvios de nenhuma relevância para a segurança, uma classificação no nível 1 é atribuída às anomalias como vazamentos de baixo nível, um nível 2 de classificação é atribuída a incidentes com nenhum off-site impacto, uma classificação de nível 3 é atribuído aos incidentes com impacto mínimo fora do local, uma classificação de nível 4 é atribuído a acidentes que causem impacto fora do local, resultando em menor exposição pública, um nível 5 de classificação é atribuída a um acidente, resultando em graves prejuízos para núcleo de um reactor ou barreiras radiológicas; um nível 6 de classificação é atribuída a um acidente, resultando na liberação de off-site significativo, e, um nível 7 de avaliação é atribuída a um acidente grave com a saúde generalizada e ramificações ambientais. Até à data, apenas Chernobyl recebeu o rating do INES mais alto de segurança.

QUANTO É A EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO NORMAL OU ACEITAVEL:
Normal é de aproximadamente 0,15 usv (microSieverts, ou milionésimos de Sievert) por hora. Isso varia muito. Uma dose de 1-2 Sieverts você terá vomitando. Depois de passar 2 Sieverts você começa a ver uma doença grave e, possivelmente, morte, após cerca de 50 Sieverts você vai morrer. Você pode tolerar mais a radiação, se é uma dose baixa durante um longo tempo do que uma dose mais elevada por um tempo curto.

Então vamos chamar 1 Sv de “ruim”, e vamos também dar-lhe uma semana para chegar a essa dose (figura evacuação, etc.) Uma semana tem 168 horas em que, por isso uma taxa de dose de 1 Sv em uma semana equivale a uma contaminação contínua de 0,00595, ou seja 5950 micro Sv. É o nosso limite “ruim”. Vou arredondar para 0,006 Sv para tornar a vida fácil, o que é de 6 mSv (milliSeiverts) ou 6000 usv (microsieverts.) Assim, 6000 usv / 0,15 usv (nossa base) = 40.000 o normal aceitável de 0,15 uSv..

Isto é para a doença aguda por radiação. Câncer, infertilidade, e coisas semelhantes podem acontecer em níveis muito inferiores, na verdade aumento da radiação ionizante aumenta taxas de mutação e, teoricamente, aumenta o risco de câncer. Muito poucos consideram 100 mSv como o limite de corte “cut-off”, que é um décimo de Sievert, e faria o corte de 4.000 vezes fundo normal de 0,15 uSv.

Tokio atingiu 4.200 nGy (nanoGrays), aproximadamente 4,2 usv, cerca de 28X dos níveis de fundo normal de 0,15 uSv. Para se ter perspectiva, a zona quente ao redor de Chernobyl durante o acidente foi de ~ 3600 Sv. Isso é 24.000.000.000 vezes a radiação de fundo normal.

Se eu estivesse em Tóquio, eu ficaria preocupado, porém os níveis de radiação seriam necessários mais de 100 vezes o que foi medido para chegar a um nível conseqüente grave.

A radiação hoje sendo de aprox  4,2 usv x 168 horas (uma semana) dará uma contaminação de 700usv , ou seja, 0,7 mss, ou seja 0,0007 Sieverts. Não é normal nem admissível a contaminação de populações inteiras por radiação, embora esteja muito abaixo de 1 Sieverts por semana de contaminação no nível calculado de exposição atual de Tokio…

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador