Agrotóxicos são responsáveis por dizimar abelhas nos EUA

Sugerido por Adir Tavares

Do Adital

Agrotóxicos causam morte de abelhas nos EUA

Estudos apontam que agrotóxicos são responsáveis por dizimar a população de abelhas nos EUA. Um estudo identificou algumas das prováveis causas da morte das abelhas. Os resultados são assustadores e mostram que evitar o que já estão chamando de ‘Armagedom das abelhas’ será muito mais difícil do que se pensava anteriormente.

Cientistas da Universidade de Maryland e do Departamento de Agricultura dos EUA identificaram um caldeirão de pesticidas e fungicidas contaminando o pólen recolhido pelas abelhas para alimentarem suas colmeias. As substâncias suspeitas incluem agrotóxicos, parasitas transmissores de doenças e má nutrição.

Embora os cientistas sejam cautelosos ao salientar que as conclusões não vinculam diretamente os pesticidas à companhia Desordem do Colapso das Colônias (DCC), que dizimou cerca de 10 milhões de colmeias, no valor de US$ 2 bilhões, nos últimos seis anos. O pólen foi contaminado, em média, por nove pesticidas e fungicidas diferentes, contudo os cientistas já descobriram 21 agrotóxicos em uma única amostra. Sendo oito deles associados ao maior risco de infecção por parasitas.

O estudo descobriu outra complicação nos esforços para salvar as abelhas: as abelhas norte-americanas, que são descendentes de abelhas europeias, não trazem para casa o pólen das culturas nativas norte-americanas, mas coletam de ervas daninhas e flores silvestres próximas. O pólen dessas plantas, no entanto, também estava contaminado com pesticidas, mesmo não sendo alvo de pulverização.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador