Alckmin anuncia que Estado vai processar Siemens por cartel

Do iG

Alckmin vai processar Siemens por cartel em licitações de obras em São Paulo

Por Renan Truffi – iG São Paulo | 13/08/2013 17:07 – Atualizada às 13/08/2013 17:35

Governador do Estado diz que na ação vai pedir indenização aos cofres públicos; ontem, ele obteve na Justiça o acesso às investigações do Cade

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), anunciou na tarde desta terça-feira (13) que o Estado vai processar a empresa alemã Siemens por formação de cartel em licitações do Metrô de São Paulo. O anúncio foi feito um dia depois de o governo ter acesso, junto à Justiça Federal, aos documentos da investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra as empresas fornecedoras do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Governo de São Paulo: Justiça autoriza acesso à investigação sobre cartel

Especialistas: Cartéis são prática ‘sistêmica’, difíceis de provar e punir no Brasil

MP: Empresas de cartel do metrô serão tratadas como organizações criminosas

“Finalmente tivemos acesso aos documentos do Cade. Hoje estamos entrando com um processo contra a empresa Siemens pela lesão aos cofres públicos e ao Estado de São Paulo, exigindo indenização de toda lesão proferida”, afirmou em entrevista no Palácio dos Bandeirantes.

Alckmin disse também que o governo decidiu pelo processo judicial porque a companhia alemã se negou por duas vezes, segundo ele, a prestar esclarecimentos sobre o caso à Corregedoria Geral do Estado (CGE), que também abriu investigação para apurar as denúncias.

“Já temos investigação aberta na Corregedoria. Por duas vezes a empresa foi convocada para prestar esclarecimentos e colaborar com a investigação. Nas duas vezes se recusou. Por isso estamos entrando com processo e a empresa não escapará dos tribunais aqui de São Paulo”, falou.

FHC defende tucanos: ‘Há muita agitação, mas pouca coisa concreta’

Leia mais sobre o caso:

Superfaturamento de cartel de trens e metrô pode chegar a R$ 577 milhões

Alckmin anuncia comissão para acompanhar investigações sobre Metrô e CPTM

Petistas e tucanos tentam romper segredo de investigações do Metrô

A denúncia de acordo entre as empresas partiu da multinacional de tecnologia, que afirma ter apresentado às autoridades do Brasil documentos que comprovariam a formação de cartel para licitações de obras do metrô em São Paulo. O escândalo tem afetado o PSDB, já que o esquema aconteceu durante os governos dos tucanos Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. O governador nega, no entanto, que sabia do acordo entre as companhias envolvidas.

Ontem, ao obter os documentos na Justiça, Alckmin afirmou que os papéis estão sendo analisados pela CGE, que já tem um processo administrativo sobre o caso, e pela Procuradoria Geral de Justiça, para que sejam tomadas medidas necessárias. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador