Do O Globo
Mídias sociais se tornam fonte de informações sobre saúde, constata PwC
Consultoria revela que ferramenta on-line impacta escolha de especialistas, remédios e planos de saúde nos EUA
RIO – Cresce o uso das mídias sociais pelos cidadãos americanos para consultas sobre saúde, segundo o levantamento “Social media ‘likes’ healthcare”, elaborado este ano pelo Health Research Institute (HRI) da PricewaterhouseCoopers. A partir de entrevistas com 1.060 americanos, o estudo averiguou que 42% das pessoas utilizam sites de relacionamento para verificar a opinião de outros usuários dos serviços de saúde sobre determinados medicamentos, tratamentos ou hospitais. Além disso, 29% dos entrevistados afirmaram acessar a ferramenta para analisar o que outros pacientes têm a dizer sobre a doença que enfrentam.
De acordo a pesquisa, as informações obtidas nas redes sociais influenciam as decisões dos usuários: 45% são levados a buscar uma segunda opinião médica e 42% são influenciados a procurar novas dietas, exercícios e mecanismos para lidar com o estresse, a partir do que acessam nesses sites. A escolha de determinados especialistas, remédios e planos de saúde também são impactados pela ferramenta.
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