Daniel Dantas perde ação contra Paulo Henrique Amorim

Por wilson yoshio.blogspot

Daniel Dantas perde ação contra o jornalista Paulo Henrique Amorim

Última Instância

A juíza Ana Lúcia Vieira do Carmo, da 19ª Vara Cível do TJ-RJ (Tribubal de Justiça do Rio de Janeiro), julgou improcedente a ação proposta pelo banqueiro Daniel Dantas contra Paulo Henrique Amorim. O dono do banco Opportunity pedia indenização por danos morais e materiais alegando que o jornalista usou seu blog para difamar, dar apelidos pejorativos, manipular informações, pressionar magistrados e outros órgãos públicos.

Para a magistrada, o exercício concreto da liberdade de imprensa assegura ao jornalista o direito de criticar qualquer pessoa, ainda que em tom áspero ou contundente, especialmente contra as autoridades e os agentes do Estado.

A juíza não identificou ofensa nas frases e matérias publicadas pelo réu e afirmou estar convicta convicção de que a liberdade de imprensa, por mais que contrarie diversos interesses, deve ser privilegiada. “Não se pode calar a imprensa, sob pena de calar o próprio povo e impedir-se o pleno emprego dos ideais democráticos, tendo a verdadeira indústria jornalística a obrigação de noticiar, visando informar e esclarecer os membros da população. Este é o preço para quem pretende viver em um Estado Democrático, como tenta ser este país”, ressaltou.

Dantas foi condenado a pagar custas e honorários advocatícios, calculados em R$ 8 mil.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador