Evaldo Braga, o cantor que partiu cedo

Nassif!

Vou postar o documentário sobre a Vida de um dos nossos maiores cantores, que tragicamente faleceu em acidente automobilístico em 1973, Evaldo Braga, conhecido como o Ídolo Negro.

Evaldo Braga (Campos dos Goytacazes, 1948 — Três Rios, 31 de janeiro de 1973) foi um cantor e compositor brasileiro do estilo popular.

[editar] Biografia

Evaldo Braga não teve pais conhecidos, tendo sido criado em um orfanato fluminense, juntamente com o ex-jogador Dadá Maravilha. Sua mãe, uma prostituta da cidade de Campos, o abandonou numa lata de lixo. Foi nela que se inspirou para compor seu maior sucesso, “Eu Não Sou Lixo”. Boêmio, alcoólatra, morreu em um acidente automobilístico na BR-3 (Rio-Juiz de Fora), ocupando um Volkswagen TL, após tentativa de ultrapassagem forçada segundo populares. Importante ressaltar que no momento do acidente, Evaldo Braga não dirigia o carro, mas seu motorista. Seu túmulo é um dos mais visitados no feriado de Finados no Cemitério do Caju, Rio de Janeiro.

Trabalhou por muito tempo como engraxate, nas portas de rádios e gravadoras. Com esta ocupação conheceu diversos artistas; entre os quais Nilton César, que ofereceu-lhe a primeira chance de emprego no meio artístico, como seu divulgador. Com isso, conheceu Edson Wander e apareceu pela primeira vez no ramo musical, compondo “Areia no meu Caminho” juntamente com Reginaldo José Ulisses. A música foi gravada pelo cantor Edson Wander em seu primeiro disco, “Canto ao Canto de Edson Wander”, em 1968, e estourou nas paradas brasileiras, chegando a superar artistas do porte de Roberto Carlos. Com isso conheceu o produtor e compositor Osmar Navarro, que o convidou para gravar um disco na gravadora Polydor. Posteriormente teve músicas gravadas por Paulo Sérgio, um dos artistas que muito o ajudou no mercado musical.

Na música, celebrizou-se em 1969, no estilo “dor-de-cotovelo”, tendo firmado parceria com compositores como Carmem Lúcia, Pantera, Isaías Souza e outros. Apresentava-se frequentemente no programa a Discoteca do Chacrinha. Seus maiores sucessos foram “Eu Não Sou Lixo”, “Nunca Mais”, “A Cruz que Carrego”, “Mentira”, “Sorria, Sorria”, entre outros.

Foi homenageado com um disco em que artistas como Flor, Canarinhas de Petrópolis dentre outros, faziam duetos com o proprio de cujus.

Fonte: Wikipédia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Evaldo_Braga 

Luis Nassif

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Evaldo Braga, nosso eterno ídolo negro

    Meu nome é Francisco Viana, moro em Campinas. Sou um dos milhões de fãs que o Evaldo deixou, sofrendo de muita saudade… o Ìdolo Negro nos deixou quando eu ainda era criança, mas até hoje, com 51 anos de idade, lamento essa perda irreparável para a cultura popular do nosso país e para a nossa música, visto que Evaldo, mesmo ainda não tendo muita noção da sua importância para nossa música, pois seu sucesso foi rápido e intenso como um cometa, nos fez muito felizes e deu à música brasileira um novo estilo, amado e adorado pelo povo de todo nosso país.

     

  2. Nao consigo compreender uma carreira de sucesso tao curta.

    Gostaria de saber  dos  irmaos  etc.   nao queriam  seguir  a  mesma carreira musical 

  3. Matéria maliciosa, a mãe dele não era PROSTITUTA………..Existe um boato segundo o qual Evaldo Braga, ainda bebê, teria sido jogado pela mãe biológica, uma suposta prostituta, em uma lata de lixo. Entretanto, esse boato foi veementemente desmentido pelo irmão de Evaldo, o músico e cabeleireiro Antônio C. Braga, em depoimento num documentário realizado por Armando B. Mendes Filho, intitulado Evaldo Braga – O Ídolo Negro (1997). O esclarecedor depoimento de Antônio C. Braga aparece exatamente a 6 minutos e 19 segundos, quando ele também revela a data exata do nascimento de Evaldo Braga: 26 de maio de 1945.
    Evaldo Braga era filho de Antônio Braga, fruto de um relacionamento extraconjugal, por isso não era querido pela esposa do seu pai, com quem chegou a viver durante algum tempo juntamente com os irmãos. Então, o pai, por conta da rejeição da mulher, teria entregue o menino a uma senhora.[1] Sem conhecer sua mãe biológica, ele viveu parte da sua infância nas ruas, chegando a ser internado no SAM (Serviço de Amparo ao Menor), atual fundação CASA, onde ficou durante alguns anos.
    Conheceu em 1969, Osmar Navarro, o produtor e compositor, que o levou para gravar seu primeiro disco, o compacto “Só Quero”, que atingiu o topo das paradas musicais em 1971[8] e vendeu mais de 150 mil cópias. Lançou seu primeiro álbum, O Ídolo Negro, sob o selo Polydor, da gravadora Phonogram, no mesmo ano.[9] No ano seguinte, lançou o Volume 2, que continha “Sorria, Sorria”, uma canção em parceria com Carmen Lúcia, que se tornou um hit, consagrando o cantor.

  4. Evaldo Braga deixou só um irmão que se chama Antônio Braga que é cabeleireiro OK a perguntar de um fã de Evaldo Braga só lembrando que e Evaldo Braga tem um Perfil no Instagram @evaldobragaoficial Facebook @evaldobraga YouTube @evaldobraga

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador