O preconceito contra gordos

Da Istoé

O peso do preconceito 

° Edição: 2153 | 11.Fev.11 – 21:00 | Atualizado em 14.Fev.11 – 09:22

Gordos são rejeitados no mercado de trabalho e vetados em concursos públicos, num tipo de discriminação que cresce na mesma velocidade que os índices de obesidade

Patrícia Diguê

Durante três anos, a fisioterapeuta paulistana Bruna Luiza dos Santos, 27 anos, peregrinou atrás de um emprego depois de graduada, sem sucesso. Ela não se encaixava no perfil das empresas. Uma situação aparentemente corriqueira entre recém-formados, mas nem tanto para Bruna. No caso dela, a palavra “perfil” poderia ser substituída por “silhueta”. Apesar de apresentar todas as qualificações para as vagas, ela tinha quase 90 quilos, uma barreira que impedia os recrutadores de enxergar suas qualidades profissionais. Em depressão, descontava na comida. Só quando atingiu os 116 quilos resolveu dar um basta e apelou para uma solução radical: a cirurgia bariátrica (de redução do estômago). “Não via saída, tive de me reconstruir”, conta. 

img1.jpg

“O mundo diz que, para ser professora, você tem que estudar
bastante, e agora dizem que eu não posso assumir o cargo por
causa do padrão de beleza”
Lídia de Souza 

Bruna precisou se render aos padrões para ser novamente inserida na sociedade e não sofrer todos os dias de um dos mais fortes preconceitos do mundo moderno, contra quem está muito acima do peso. “Nossa época elegeu o obeso como o novo monstro. Ninguém fala que não gosta de gordos, mas os tratam com repugnância”, afirma a professora de história do corpo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Denise Santana. “Há uma espécie de cordão sanitário nas empresas, escolas e ruas contra quem é obeso”, acrescenta a historiadora, que está escrevendo o livro “Uma História de Peso – Gordos e Magros ao Longo de um Século” (Editora Estação Liberdade), com previsão de lançamento para o início de 2012.

“Agora, as pessoas abrem espaço para eu entrar no ônibus”, comenta Bruna Luiza, que hoje tem 60 quilos e o emprego que sonhou. Depois da cirurgia, ela nunca mais sofreu com o afastamento dos amigos, os olhares de desprezo ou pena e a vergonha de experimentar roupas em lojas. O preconceito contra obesos é um fenômeno historicamente recente, que teve início com a ascensão do capitalismo. Antes, a obesidade era vista como fraqueza. Hoje, como incompetência. “É uma lógica econômica, porque um corpo magro é sinônimo de agilidade, enquanto o gordo, de ócio e improdutividade, características condenadas pelo capitalismo”, reforça Denise.

Por causa dessa lógica, a professora de matemática de Ribeirão Pires Lídia Eliane Canuto de Souza, 30 anos, foi impedida de assumir o cargo que conseguiu por meio de um concurso público da rede estadual de ensino. Após fazer o exame médico de admissão, ela e outros professores foram considerados inaptos por serem obesos mórbidos – com índice de massa corporal (IMC), cálculo que leva em consideração o peso e a altura, acima de 40. O caso trouxe à tona o impasse enfrentado em um mundo com cada vez mais obesos – já são 10% da população mundial, o dobro de 30 anos atrás. “Eu me sinto enganada, porque o mundo diz que, para ser professora, você tem que estudar bastante e se atualizar, e agora dizem que eu não posso assumir o cargo por causa do padrão de beleza”, afirma Lídia, 110 quilos. 

img.jpg

BALANÇA
Fabiana Karla diz que os gordos são mais discriminados que os nordestinos.
Roberto Jefferson antes (à esq.) e depois da cirurgia: “Tinha de comprar duas
passagens para viajar de avião” 

Gorda desde a adolescência, a atriz Fabiana Karla, 35 anos, a “Doutora Lorca” do humorístico “Zorra Total”, da Rede Globo, e protagonista da peça “Gorda”, acha que a discriminação contra os obesos é maior do que contra outros grupos. “Quando saí do Recife e fui para o Rio de Janeiro, percebi que os gordos sofrem mais. Ser nordestina, por exemplo, era visto como uma coisa boa aqui, mas ser gorda não”, conta a humorista, que pesa 95 quilos. O presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson, 57 anos, que se submeteu à cirurgia de redução do estômago há 11 anos, após atingir 175 quilos, tem uma visão realista sobre a obesidade. Para ele, não há espaço no mundo para os gordos. “Para viajar de avião, eu tinha que comprar duas passagens para caber na poltrona. Eu não comia nada e ainda tomava remédio para dormir porque, se eu tivesse uma dor de barriga, não caberia no banheiro”, relembra o ex-deputado. A polêmica é mesmo tão grande quanto o tamanho das vítimas da obesidade. E só tende a aumentar na mesma proporção das estatísticas da doença, já considerada a epidemia do século pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

img3.jpg

Luis Nassif

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. preconceito com gordos

    MEU DEUS! EU NUNCA PENSEI VER EM PLENA TV UM PRECONCEITO TÃO GRANDE CONTRA MULHER GORDA COMO ESTÁ ACONTECENDO NA NOVELA AMOR A VIDA!. EU SOU GORDA E ESTOU ME SENTINDO MAL, ME SENTINDO OFENDIDA PELO AUTOR DESSA NOVELA MESQUINHA E PRECONCEITUOSA! MULHER GORDA NA NOVELA NÃO PODE SE CASAR COM UM HOMEM MAGRO E BONITO PQ A FAMILIA DO RAPAZ DIZ QUE ELES NÃO VÃO SER FELIZ PQ ELES VÃO SER MOTIVO… DE CHACOTA SÓ PQ ELA É GORDA! QUE ELA VAI SER MOTIVO DE CHACOTA VESTIDA DE NOIVA PQ ELA É GORDA! MEU DEUS! NUNCA VI UM PRECONCEITO ASSIM TÃO DISCARADO NA TV EM UMA NOVELA! ISSO FAZ COM QUE PESSOAS ASSIM COMO EU QUE SOU GORDA NÃO TENHA O DIREITO DE SER FELIZ PQ SOU GORDA! NÃO TENHO DIREITO DE NAMORAR OU CASAR PQ SOU GORDA! MEU DEUS! QUE HORROR! ALGUEM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA CONTRA ESSA NOVELA AMOR A VIDA! NÃO TEM MAIS CONDIÇÃO DE NADA SE FAZER. O AUTOR TEM QUE PARAR COM ISSO! ELE ESTÁ OFENDENDO OS GORDOS! PRECONCEITO É CRIME! GOSTARIA QUE ESSA DENUNCIA FOSSE LEVADO A SÉRIO POR FAVOR!

  2. Preconceito contra as mulheres gordas

    Gostaria de, também eu, expor minha opinião, mais que isso, dar meu testemunho, com relação ao assunto postado acima: o preconceito contra as mulheres gordas que está sendo abordado pela novela AMOR À VIDA. Não, o autor da novela não merece ser penalizado por isso, muito pelo contrário. Por mais que nós, mulheres acima do peso, nos sintamos mal com as cenas protagonizadas pela excelente atriz Fabiana Carla, temos que concordar que aquilo não é invenção do autor da novela, isso é um fato verídico e realmente acontece. Eu o parabenizo por ter tido coragem de abordar um preconceito velado como este. Quem sabe assim os preconceituosos de plantão possam se dar conta de que os insultos, os xingamentos e as humilhações às quais submetem as pessoas gordas, em especial as mulheres, não são apenas uma brincadeira de péssimo gosto mas é também algo capaz de destruir com essa pessoa.

     

    Eu passei por uma situação muito similar à retratada na novela. Fui conhecer os pais do meu então namorado, que diga-se de passagem também era obeso só que havia acabado de se submeter a uma cirurgia bariátrica. O pai do meu namorado foi me buscar na rodoviária porque meu namorado ainda estava se recuperando, em casa. Eu pude perceber na fisionomia dele ( meu “sogro”) o seu desapontamento. Não demorou muito pra que começassem a plantar uma semente daninha em meio ao nosso relacionamento.

     

    Pouco mais de dois meses se passaram. A cirurgia começou a fazer efeito. Mais de 30kg foram eliminados. Depois disso, as coisas ficaram ainda piores. Começamos a nos desentender por besteira, ele não tinha mais a menor paciência pra nada, não me dava mais atençao, mudou da água pro vinho. Influenciado pelos pais que achavam que ele, agora magro, não tinha motivo pra continuar namorando comigo gorda. E deu no que deu! Um telefonema terminando tudo e menos de 10 minutos depois, lá estava ele apagando todas as nossas fotos juntos, numa rede social.

     

    É por essas e outras que eu não acho que a novela Amor à Vida esteja exagerando. Sou gordinha desde criança. Sofri bullying na infância quando ninguém nunca tinha ouvido falar nisso. Passei a adolescência inteira sendo rejeitada, posta de escanteio, meus sentimentos, minha índole, meu caráter, esse amor imenso que sempre carreguei dentro de mim, sempre foi rejeitado, menosprezado e o motivo foi unicamente este: EU SEMPRE FUI GORDA!

     

    É por essas e outras que eu não responsabilizo o autor da novela pelas cenas de preconceito protagonizadas pela personagem do folhetim. Aquilo ali é a mais pura verdade. Eu já passei por isso. E ainda passo. Vivemos numa sociedade que cultua a boa forma física e não é só por uma questão de saúde. É sim uma questão estética. Em tempos de mulher fruta, ser somente uma mulher MASSA não é o bastante!

     

    E quem vive à margem da sociedade faz o que? Bom, é o que eu estou tentando descobrir agora…

     

  3. Preconceito na vaga de emprego.

    Tenho 25 anos,e estou desempregada à 6 meses. Claro que sempre tomo o cuidado de me candidatar a vagas em que possuo experiência. E mesmo assim,até hoje,não recebo nem ao menos um telefonema,me convidando para uma entrevista… Nesse meio tempo,fui sim chamada para várias entrevistas,mas nunca deu certo… Depois que percebi que não seria contratada por nenhuma dessas empresas,mesmo sendo qualificada para tal vaga,comecei a voltar atrás em cada entrevista,e pensar o que houve de errado,o que eu falei,ou o que eu fiz…. Sempre tomo o cuidado de ir bem vestida para as entrevistas,de social mesmo. Sem muita maquiagem,o máximo que eu passo é um batom bem claro nos lábios,e nunca,nunca mesmo,falo nenhuma gíria,e sempre mostro interesse na vaga,deixando claro que aquela vaga seria ideal para mim. Então,se não era nada do que eu falava,não eram as minhas roupas,não era maquiagem forte,só poderia ser o que? A minha obesidade…. Eu tenho 1,67 de altura,e 92 klg. Eu sei que estou acima do peso,mas nunca imaginei na minha vida,que isso seria um fator crucial para não ser contratada… Quando finalmente percebi isso,parece que meu mundo caiu. Foi uma bomba pra mim,saber que não arrumaria emprego,enquanto não emagrecesse…. Claro que já tentei várias,e várias dietas,mas fico pensando: na minha casa,no momento,só a minha mãe está trabalhando,minha irmã não trabalha,mas está na faculdade,e tem facilidade em arrumar emprego,já que tem curso superior,e é alta,magra e linda,mas é claro que eu não a invejo de forma alguma,muito pelo contrário,torço muito por ela! Então,se só a minha mãe está trabalhando em casa,pagando todas as contas sozinha,e arcando com tudo sozinha,por acaso eu vou ter tempo de,primeiro fazer uma dieta,emagrecer bem,mas bem mesmo,e só então,procurar emprego? Claro que não,não há tempo pra isso! Eu preciso encontrar um emprego agora e já,preciso ajudar a minha mãe,que ganha pouco menos que um salário mínimo,e que provavelmente,não aguentará por muito tempo nessa situação,já que anda bem cansada,depois de trabalhar há mais de 20 anos com limpeza…. Estou muito triste,e não sei o que fazer. Tento me qualificar de todas as melhores formas possíveis e imagináveis. Vou atrás de cursos profissionalizantes,mesmo gratuitos,mas vou lá e faço. Tento sempre aprimorar meu Inglês,e ser uma ótima profissional. Só que,infelizmente,não tenho tempo pra ficar fazendo dieta… Ok,posso até fazer,já que não tenho problemas com isso,mas será mesmo necessário isso? Não podem simplesmente olhar para as minhas qualificações,e ver que sou uma boa profissional,por mais que eu não tenha um currículo que chame tanta atenção,por não possuir um curso superior? Quero muito fazer sim um curso superior,mas como vou fazer se não consigo arrumar emprego? Não sei mesmo o que fazer…. Alguém tem alguma sugestão? Obrigada pela atenção!

  4. PRECONCEITO !

    Qualquer tipo de pessoa, sendo gordou ou magro, moreno ou branco, tem que ter as mesmas oportunidade ! 

    Cada um tem que aceitar o corpo que Deus lhe deu ! Muitas pessoas queriam estar aonde vcs estão !

    Queriam estar de pé, mas não podem ! Queriam poder comer, mas não tem ! Enfim, agradeça a Deus pela sua vida, muitas pessoas pelo pouco que tem agradecem a Deus! 

  5. academia de musculação

    MORO EM VILA ISABEL, E TEM MUITA ACADEMIA QUE TEM PRECONCEITO COM PESSOAS OBESAS E IDOSOS (ATRAPALHAM QUE E MAROMBADO ! 

    ESTE E UM ESPAÇO QUE AS ACADEMIAS COM ESPAÇO FISICO PODERIA FAZER UM ANDAR COM EQUIPAMENTOS PARA QUEM E COMPETIDOR E QUEM JA E MAGRO. 

    E UM ANDAR PARA IDOSO E OBESOS ! 

    NOS QUE SOMOS OBESOS JA SOMOS INTROVERTIDOS, IMAGINA VOCE CHEGAR NA ACADEMIA E SER MAU VISTO ! 

     

    ACADEMIAS MUDEM ISTO !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador