Os pintores negros: Benedito José Tobias

Da Série: OS PINTORES NEGROS DO BRASIL

Benedito José Tobias: “os traços da delicadeza”

Nascido em São Paulo em 1894, Benedito José Tobias produziu sua obra entre as décadas de 30 e 40, na capital paulista. O artista tem a obra ainda pouco pesquisada, apesar da qualidade de seus trabalhos.

Teve uma vida inquieta. Gastou praticamente tudo que herdara dos pais, passando a viver exclusivamente de sua arte. Neste momento de sua vida, volta o olhar para o pobre e para a beleza dos atos vulgares, o que influenciou bastante sua obra.

Embora tenha recebido vários prêmios e trabalhado num período de efervescência cultural, Tobias permaneceu longo tempo quase desconhecido. Do autor, o que se conhece são pequenos retratos de negros e negras, executados a óleo sobre madeira, ou guache sobre papel. Há ainda algumas pinturas de paisagens. Todos os seus quadros têm um certo tom expressionista.

Tobias é descrito como um autor que se aproxima daquilo que o retratado tinha de mais humano, captando com delicadeza expressões, traços físicos e marcas pessoais, o corpo e a alma, em suma. Morreu em São Paulo em 1963

Fonte: http://www.prr3.mpf.gov.br/content/view/139/111/ 

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador