Os idiotas da objetividade: comentário de Douglas Barreto da Mata

Lula sabe que Netanyahu é cachorro quase morto, por isso bate com força no Hitler que troca a suástica pela Estrela de Davi

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). | Foto: Reprodução

Comentário ao post Em carta, Einstein denunciou o fascismo sionista em Israel em 1948

por Douglas Barreto da Mata

Os idiotas da objetividade…

Não sou fã de Nelson Rodrigues, a quem considero um plagiador desbocado de Freud, e que assim construiu uma psicanálise de botequim (não que eu ache isso ruim) que só chamava atenção pela obscenidade…

Mais ou menos como os jargões freudianos, sempre mal entendidos, e mediados por uma lascívia barata.

Aviso, também não comungo das ideias do vienense, mas é preciso respeito à obra, coisa que Rodrigues e outros enrustidos da brigada conservadora brasileira não terão nunca.

Nelson Rodrigues é tão obsceno quanto o bolsobosta comendo farofa de boca aberta, ou aparecendo em Angra dos Reis com aquela camisa branca e de sunga.

São o mesmo fenômeno, eu creio.

Mas há frases de Rodrigues que são muito boas, isso não posso negar, como “só o inimigo não trai nunca” ou “invejo a burrice, porque é eterna”.

Nestes tempos bicudos de 140 letras (chamadas de “caracteres”) é preciso cuidado com os idiotas da objetividade…

Rodrigues combatia com todas as forças o pensamento raso, superficial, que sempre que desmascarado se apresenta como “objetivo”, como de “fácil leitura”.

Ora, essa noção carrega um duplo desrespeito, que se retroalimentam para eternizar a burrice:

– O ato de pensar com profundidade, para além das unanimidades (outra categoria atacada por Rodrigues) seria uma afronta ao leitor médio, uma desfeita soberba, já que o leitor médio é sempre incapaz de ir além do óbvio.

Bem, eu discordo, e aqui ombreio Rodrigues para dizer, é preciso ir além da obviedade…

É preciso pensar…

Vamos à vaca fria…

A mídia por completo, e toda a fauna das redes sociais, está em “transe espumante”…

Lula comparou Netanyahu a Hitler…

“Antissemita”, “louco”, “comunista”…

Arf, dá até pena (de alguns, porque outros são cínicos mesmo)…

Em 1948, ninguém menos que o judeu Eisntein, aquele físico da língua de fora, escreveu a Menachem Begin sobre o fascismo do movimento sionista israelense.

Está aqui para quem tiver interesse.

Os idiotas são incapazes de enxergar que cada ato de diplomacia, cada frase ou discurso, cada movimento de geopolítica entre países são cuidadosamente estudados, outros nem tanto, é verdade, mas sempre há um nexo causal entre o que acontece e o que houve algum tempo atrás, algo chamado de História, ou processo histórico.

Sabem quem armou e financiou secretamente o ISIS, aquele grupo que ficou famoso pelas decapitações pela internet, para derrubar o regime sírio?

Pois é, os EUA/CIA.

Osama Bin Laden?

Sim, a CIA para que ele agisse contra a então ex-URSS na guerra de ocupação do Afeganistão.

Sabe quem armou o Hamas?

Israel, para que esse grupo pudesse desestabilizar a Autoridade Palestina na Cisjordânia, no processo de negociação do estado palestino.

Lula tem vários defeitos, é verdade, e eu mesmo os sei, e os recito de cor a salteado.

Porém, a burrice não é um deles.

Um dos melhores setores da burocracia lulista é a política exterior, desde Celso Amorim e Garcia (Marco Aurélio).

Lula sabe o que está por trás dos ataques dos EUA aos Houthis (e vice-versa) no Mar Vermelho.

É a necessidade do governo Biden conferir a ele alguma virilidade, em um conflito-palanque, já que, recentemente, o tema de sua senilidade veio à tona.

Nos EUA pode-se impedir o presidente por senilidade.

Na Ucrânia, os EUA (e Europa) levaram uma surra de Putin, que se prepara para deslocar seu interesse em retomar suas posições na Síria, e para ajudar o Irã, os EUA partem para transformar o conflito Israel/Hamas/Iêmen em algo maior.

O cálculo é sempre parecido, já que guerras dão popularidade e grana às petrolíferas.

Então, como não são capazes de “vencer guerras” (na verdade, desde 1945, ninguém foi, de fato), as grandes potências agem para pulverizar e ampliar os estragos da instabilidade, em outras palavras, quanto maior a bagunça, melhor.

Lula e seu time já perceberam que a atual ordem ocidental está em frangalhos, e como o Brasil não tem peso para apitar nada mesmo, resta a ele a retórica (e nisso ele é ótimo) para se alinhar e buscar um lugarzinho na janela no ônibus da nova ordem mundial, que fala chinês, é claro.

Por exemplo, o débil mental argentino, que vociferou impropérios ao dragão, está entalado até a medula com moeda chinesa que vem sendo aceita pelos “hermanos” para pagar soja e carne.

Em troca, os chineses lhes “vendem” manufaturas de todo tipo, em moeda, moeda, moeda?

Chinesa.

Lula sabe que Netanyahu é cachorro quase morto, pois o papel que ele cumpre naquela região está quase no fim…por isso Lula bate com força no Hitler que troca a suástica pela Estrela de David…

Então, minha gente, problemas complexos requerem reflexão e não objetividade…

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Leia também:

Israel e a instrumentalização da noção de “Povo Eleito”: comentário de Antonio Uchoa Neto

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador