Seminário alerta sobre riscos do fracking ao meio ambiente, no RJ, 29 Julho

 

Seminário alerta sobre riscos do fracking ao meio ambiente

Dia 29 de julho, às 18h30, na sede do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) – Avenida Passos, 34, Rio –  venha debater sobre o fracking. Descubra porque, em todo o mundo, tantos se mobilizam contra a exploração do gás de xisto por esse método

O Ministério Público Federal obteve uma importante vitória, com a anulação do leilão do gás de xisto que ocorreu em novembro do ano passado. As áreas foram incluídas na 12ª rodada de leilão, promovida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A Justiça Federal do Paraná recusou o recurso da ANP e manteve a suspensão dos resultados da 12ª Rodada de Licitações, realizada em novembro. Na decisão, publicada em 20 de junho, o desembargador federal Cândido Alfredo Leal reconhece que existem riscos consideráveis ao meio ambiente.

No Brasil, a exploração do gás de xisto sofre oposição de entidades dos setores sindical, socioambiental e sanitário. Entre as organizações que solicitaram publicamente para que o leilão não se realizasse estão a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ).

O principal foco das críticas é o método de produção do gás, conhecido como fraturamento ou, no termo em inglês, fracking. Um dos pontos ameaçados de contaminação pela produção do gás de xisto no Paraná é o Aquífero Guarani, considerado um dos maiores reservatórios de água doce do mundo.

 “A contaminação do Aquífero Guarani é um risco concreto, e seria sem dúvida uma catástrofe ecológica de impacto internacional”, avaliou em artigo o ex-secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Liszt Vieira.  

Para que mais pessoas tenham acesso a esse importante debate, será aberto à participação de todos os interessados o Seminário Territórios Fraturados: a expansão do fracking e do “gás de xisto” na América Latina. Iniciativas como essa também têm por objetivo compartilhar experiências entre ativistas.

O evento acontece na terça-feira, 29 de julho, às 18h30, no auditório do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ). Endereço: Avenida Passos, 34 (auditório), próximo à praça Tiradentes, no Rio. Acesse aqui para conferir o evento no facebook.

A realização é da Campanha Por um Brasil Livre de Fracking (Ascema Nacional e Asibama/RJ), Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica das Cercanias da Baía de Guanabara (Fapp-BG), Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e Observatorio Petroleo Sur (Argentina).

Fonte: Agência Petroleira de Notícias

 

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador