Em debate os reflexos da crise para o consumidor de plano de saúde

XIV Seminário Internacional PROTESTE de Defesa do Consumidor

por PROTESTE

O desafio para o brasileiro hoje é garantir o atendimento à saúde diante da escassa oferta de plano de saúde individual no mercado, os elevados preços cobrados, e a sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS). Principalmente quem  foi demitido fica sem alternativa. Mais de 1,5 milhão de brasileiros deixaram de ter planos de saúde nos últimos 12 meses, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Para discutir o impacto da crise econômica e os reflexos para o consumidor no setor de plano de saúde, a PROTESTE Associação de Consumidores promove no próximo dia 30, em São Paulo, o XIV Seminário Internacional PROTESTE de Defesa do Consumidor. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita pelo e-mail [email protected]. O evento é apoiado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM e pelo Instituto Ágora.

O seminário reunirá especialistas do Brasil e do exterior para debater os impactos para o setor de saúde suplementar e, consequentemente, para o SUS. Ele será realizado das 8 às 17 horas, no auditório da SPDM na Rua Diogo de Faria, 1036 – Vila Clementino – São Paulo.

Como o consumidor dribla a falta do plano de saúde quando é demitido, ou por não conseguir arcar com os custos? A PROTESTE apresentará os resultados de pesquisa com usuários de planos privados para responder a estas questões. O  programa completo do evento está disponível em: www.seminario.proteste.org.br.

O presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), José Carlos de Souza Abrahão, abordará as ações da agência reguladora para combater a crise e enfrentar a entrada de produtos alternativos no mercado.

Para mostrar como os europeus lidaram na área da saúde, com as repercussões da crise econômica desencadeada em 2008, participará João Oliveira, coordenador da área de saúde da Associação Deco Proteste de Portugal. Regina Parizi, do Instituto Ágora, falará sobre a situação da Espanha.

O impacto da crise para o SUS será  tema de José Antônio Sestelo, pesquisador do Grupo de Pesquisa  e Documentação sobre o  Empresariamento da Saúde (GPDES), do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A visão dos prestadores sobre a crise e a oferta de produtos alternativos para o consumidor será tema de Florentino de Araújo Cardoso Filho, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB).  As ações do setor regulado para superar a crise serão abordadas por Sandro Leal, superintendente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde).

O impacto da crise para o sistema de saúde suplementar será exposto por Paulo Furquim de Azevedo, coordenador do Centro de Estudos em Negócios do Instituto de Pesquisa (Insper). O papel do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para coibir a concentração de mercado será abordado por  Kenys Menezes Machado, superintendente adjunto do Cade.

A reconfiguração empresarial e seu impacto para o consumidor será exposto por Lígia Bahia, Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Crise = oportunidade

    A oportunidade bate a porta dos blogs sujos…
    não temos mais com quem contar…

    Os Blogs NÃO TÊM ESTRUTURA PARA SAIR E FICAR CAPTANDO NOTÍCIAS…

                                                     +

    O PIG está pintando de cor-de-rosa alguns problemas…

                                                     +

    Os trabalhadores serão os mais penalizadas

                                                     =

    Que os sindicatos, as ONG’s ligadas a trabalhadores e área social da sociedade PODERIAM USAR OS BLOGS SUJOS para fazer o QUE A GRANDE MÍDIA NÃO QUER FAZER!

    Denunciar as mazelas das ações deste DESGOVERNO.

    Fiquei sabendo que MILHARES DE PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS FORAM DESMARCADAS!

    O PIG NÃO NOTICIA!

    Que os acessores de imprensa dos sindicatos, das ong’s que estão atuam NA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO, NO TRABALHO POR SETORES CRIEM UMA INTERFACE PARA DIVULGAR DADOS!

    Não é possível que vamos esperar o PIG contar o que acontecendo CONOSCO!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador