Ronaldo Bicalho
Pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
[email protected]

E a conta sobe, por Ronaldo Bicalho

do Instituto Ilumina

E a conta sobe

por Ronaldo Bicalho

Operador Nacional do Sistema (ONS) já conta com o acionamento da bandeira vermelha nas contas de luz em outubro e novembro, devido ao agravamento da recessão climática em todo País. A medida visa a alertar o consumidor de que a falta de chuvas é um problema no Brasil inteiro – e não mais apenas no Nordeste – e que pode se prolongar.

Análise do ILUMINA: Não há surpresas. O sistema de reserva energética definha desde 2012, como pode ser visto no gráfico abaixo, onde a linha pontilhada é a média de 12 meses. O eixo vertical é o número de meses da carga. Hoje, temos de reserva o equivalente a 1,5 meses de consumo.

 

A carga, apesar de mostrar alguma recuperação, está cerca de 3.000 MW médios abaixo da tendência de longo prazo.

Podemos afirmar sem medo que, só não estamos em racionamento porque a crise econômica jogou o consumo no mesmo nível de 3 anos passados.

Por fim, é essencial entender que a questão não é ter ou não ter racionamento. O problema é pagar o preço que pagamos e ainda correr risco significativo.

E olhem que usinas da Eletrobras estão praticamente doando energia!!!!

Ronaldo Bicalho

Pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esclarecendo..

    O fato de ter apenas 1,5 mês de reserva energética (água armazenada nos reservatórios) não significa que daqui a 45 dias vamos ficar no escuro, pois não somos atendidos apenas pela reserva das usinas. Há térmicas e eólicas, mas a gestão dos reservatórios nos deixou a merce de altos custos (principalmente das térmicas).

    A questão fundamental é que os reservatórios não estão vazios em função da escassez de chuvas, mas de má gestão desses reservatórios. Desenhou-se um modelo que produz o esvaziamento desses reservatórios. Contrata-se nos leilões o esvaziamento desses reservatórios.

    Como as instituições setoriais que deveriam discutir o assunto não o fazem, a questão terminou nos tribunais (judicialização).

    Porém, basta ampliar o mercado livre e privatizar a Eletrobras que os problemas são resolvidos.

    Tá bom. Quem não te conhece que te compre…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador