Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Malandro sou eu, a elitização do voto é o quê?, por Rui Daher

Malandro sou eu, a elitização do voto é o quê?

por Rui Daher

Ouço perorações farisaicas ou, pelo menos, dúbias quanto ao sistema eleitoral de hoje, no Brasil. Percebo pouco terem a ver com as formas de financiamento de campanha ou a corrupção daí originária. Isto, pouco os incomoda. Sabe-se que, de um jeito ou outro, os caixas dois serão sempre polpudos na Federação de Corporações.

É uma coisa que não sei bem explicar, espécie de halitose forte saindo de bocas que acreditam tudo ter obtido por mérito e esforço próprios e uma pitadinha de sal religioso. Os bons exemplos são sempre de si mesmos ou da roda que os cerca.

Sei não, mas quando o fedor chega aos nossos narizes, a audição capta, ainda que entrecortadas, palavras como negros, cotas, Norte e Nordeste, esmola, falta de “educação” na base da pirâmide, analfabetos, índios alcoólatras, sem terras e tetos, trabalhadores improdutivos, posseiros, todos não aceitando empregos para viver do Bolsa Família. Barnabés e batedeiras enferrujadas do consumo promíscuo, preguiçosos sob viadutos, jovens com 16 anos e analfabetos funcionais com direito a voto.

Sempre de forma negativa, crítica ou pejorativa. Pior, como se apenas existissem para atrapalhar o processo civilizatório do país. Definitivamente, os culpados por estarmos na merda em que estamos.

Curioso que daquelas bocas essas maiorias nunca saem vistas como povo ou, ao menos, humanos semelhantes. E olha que, cada um anuncia crenças religiosas. Não tenho religião, mas fiquei 12 anos em colégio católico e nunca ouvi que a desgraça é culpa do alheio. Condenavam a desigualdade, e larguei-os porque não aadmitia sua acomodação, “sempre foi assim”.

Hoje em dia, vivemos um mundo em transformação em que predomina um sistema econômico em fase de esgotamento, na medida em que acelera a concentração de riqueza em detrimento de trabalho, renda e aparelhos sociais do Estado. A História diz algo assim não pode ser eterno. No Brasil, isso se agrava pelas extensão e diversidade territorial e cultural. Cada vez mais um passado melhor, um presente ruim, um futuro pior? As gerações seguintes responderão.

No meu passado, percebia alguma preocupação da nata do país com “os outros”. Como viviam os miseráveis e famintos. Era importante reduzir seu número.

Voltando à política de fortes maus-hálito e hábito, a peroração cita a malta, a turba indesejável por serem eleitores. Enfim, se todos eles podem votar, como queremos ter nos poderes Executivo e Legislativo vegetais mais nobres que não tiriricas?

Salva-se o Judiciário? Não mais. São bancas astutas e endinheiradas que atuam conforme o grupo político que as compra, postas diante confusão Suprema de uma senhora grisalha, um skinhead de pouco saber, uma eminência parda beiçola. Os demais? Bonzinhos, pudendos e pouco assertivos. Teremos, então, o quê?

Esta noite Darcy Ribeiro não veio me visitar. Desistiu depois de avisar que tinha compromisso importante lá em cima. Logo imaginei quem debaixo dele. Pediu-me confidencialidade, cá embaixo o marido ainda é vivo.

Discutiria com Darcy: “E se eles estiverem certos? Falta-nos uma casta para se candidatar a cargos públicos e a mesma para votar”. Quem sabe assim o País trilharia o caminho da civilização e da interação ombreada às nações hegemônicas?

As demais duzentas milhões de pessoas agradeceriam e diriam: “Para sermos felizes não precisamos votar. Obrigado, gente!”

https://www.youtube.com/watch?v=s251rHOtRB0

 

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. famintos
    “No meu passado, percebia alguma preocupação da nata do país com “os outros”. Como viviam os miseráveis e famintos. Era importante reduzir seu número.”

    continua importante reduzir seu número.
    apenas mudaram o método.

  2. Malandro é o empresário que

    Malandro é o empresário que sabotou o seu próprio lucro e culpa o PT que o tornou mais lucrativo? Duvido muito, no máximo ele é um abestado.

    Malandros mesmo são os gringos que deram um punhado de dólares aos meninos do MPB para tungar 8 trilhões em petróleo e a Petrobras.

    Malandros também são os juizes e procuradores que usam presas de leão para despedaçar petistas enquanto suas mãos de gato roubam dinheiro público por decreto com ajuda dos tucanos que nada dizem sobre os salários acima do teto dentro dos Tribunais.

  3. Prezado Rui
    Bom dia 
    Malandra

    Prezado Rui

    Bom dia 

    Malandra é uma presidente que se omitiu de seus deveres de chefe de estado e permitiu que uma quadrilha a removesse do poder conferido pelo povo! Que inveja tenho de Maduro que removeu o golpe agindo como se deve um chefe de estado!

    Quem sabe um dia teremos um nacionalista comandando como se deve um país tão rico quanto o nosso !!!

    Espero ainda ver !!!

    Abração

    1. Muito a contragosto, Mário

      concordo que ela poderia ter feito muito mais. Mesmo o Lula, durante um bom período, se afastou da ex-presidente, não sei o motivo. Talvez, todo o PT estivesse tão autoconfiante que não percebia o que estava sendo urdido. Sei lá, abraços. 

  4. malandro….

    Já se passarm 40 anos deste discurso. Embolorou. O país já percebeu o golpe de esquerdopatas e pseudo-democratas. Todos AntiCapitalistas. A culpa é deles? Sim. Por que prometeram respostas e soluções que não foram apresentadas desde 1979. Lisboa, Paris. Madrid, Londres, NY ou Miami, estão abarrotadas destes anticapitalistas. Álias, Miaimi é que mais tem os tem. Um passada para ver como vivem os cubanos e como é a Ilha de Fidel. Que Horror!!! E Compras, que ninguém é de ferro !! Como ser Politicamente Engajado e Progressista, sem um terno bem cortado, não é mesmo?! Eleições diretas, facultativas, referendos, plebiscitos, controle maior da sociedade, LIBERDADE… Onde está, mesmo em GGN? Combate aos Marajás em 2017? Este era o discurso da apendicite republicana tupiniquim Fernando Collor de Melo, em 1989. (1989-2017. Diz alguma coisa?) Lutaremos por mudar esta realidade a partir de 2018?! Em Urnas Eletrônicas, ao custo de recadastramento de 180 milhões de reais, com Biometria e Votos Ditatorialmente Obrigatórios, ao custo a cada 2 anos de 500 milhões de reais, elaborados por TRE’S e TSE’s que nos custam 30 bilhões de reais por ano? 40 anos desta tragédia. Mais meio século passando e este país sem sair do lugar. E a solução é continuar repetindo os mesmos erros, da mesma forma, com os mesmos Salvadores? (P.S. Darcy Ribeiro sempre viveu muito bem, encostado em verbas públicas em algum cargo público, que o sustentou a vida inteira, desde antes de UnB, JK e sua Capital a custos astrônomicos. Assim eu também sou AntiCapitalista. Com o Estado Brasileiro me bancando para eu “lutar pelo povo”. Elite que não se enxerga. Obrigado, Florestan. Revelador mas idêntico)abs.      

      1. Zé…

        O meu voto é na Liberdade. Na minha, na sua, do psol. do pfl, na do Bolsonaro, do Lula, dos seus filhos…Aceitaria qualquer uma. Desde que fosse livre, facultativa, soberana 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador