BNDES financiou jatinho de R$ 55,5 milhões para dono da Riachuelo no governo Dilma

Por Rafael Duarte

Em 22 de março de 2018, a revista Época começava a reportagem “Flávio Rocha, o candidato do MBL” citando uma viagem, na companhia do empresário e então pré-candidato à presidência da República pelo PRB, a bordo do jato executivo Legacy 650, da Embraer:

– O jato executivo Legacy 650 seguia em velocidade de cruzeiro na rota entre Rio de Janeiro e São Paulo. Era um dia ensolarado do começo de março, com céu de nuvens esparsas, quando o avião entrou em zona de turbulência. Em meio à instabilidade, o empresário pernambucano Flávio Gurgel Rocha — dono das lojas Riachuelo, ex-deputado federal, ex-candidato à Presidência em 1994 e o nome favorito do Movimento Brasil Livre para ocupar o Planalto — consultou as horas em seu Patek Philippe Nautilus. Eram 14h30, a turbulência durava segundos, mas parecia perdurar pela eternidade”, diz o texto assinado pelo repórter Luís Lima.

O jatinho Legacy 650 comprado pelo dono das lojas Riachuelo em março de 2013 é um das 143 aeronaves financiadas pelo BNDES durante os governos Lula e Dilma, a juros abaixo do mercado. O jatinho de Flávio Rocha foi o sexto mais caro.

A lista de empresários beneficiados foi divulgada no final de agosto por determinação de Jair Bolsonaro para atacar dois de seus principais concorrentes à sucessão dele em 2022, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) e o empresário Luciano Huck, que também aparecem na relação.

No entanto, o tiro do presidente da República expôs um grupo de ricos empresários que, juntos, conseguiram empréstimos do BNDES no valor de R$ 1,9 bilhão, entre 2009 e 2014, a juros de 2,5% ao mês a 8,7% ao ano.

Leia reportagem completa no portal da agência Saiba Mais 

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador