A OAB e o delegado acusado de agredir cadeirante

Do G1

09/05/2011 21h38 – Atualizado em 09/05/2011 21h40

OAB vai entrar com nova ação contra acusado de agredir cadeirante em SP

Vítima afirma que, após agressão, passou a ser ameaçada pelo telefone. Para defesa, não foi delegado de São José dos Campos quem fez ligações.

Do G1 SP, com informações do VNews

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São José dos Campos, a 97 km da capital paulista, vai entrar com uma medida judicial na Corregedoria da Polícia, e também no Ministério Público, contra o delegado Damásio Marino, acusado de agredir um cadeirante. O caso aconteceu em janeiro no município.

A vítima afirma que, após a agressão ser divulgada, passou a ser ameaçada de morte por telefone. Nesta segunda-feira (9), um laudo da Polícia Civil confirmou que ligações foram feitas de dentro da delegacia seccional para o número da vítima, em horário que o delegado estaria trabalhando.

No início do ano, o advogado Anatole Morandini foi a um cartório, no Centro da cidade, mas encontrou a vaga especial para cadeirante ocupada pelo carro do delegado, que não tem nenhuma deficiência física. Anatole conta que, quando foi reclamar, foi agredido e levou coronhadas no rosto e na cabeça.

SeguSegundo o boletim de ocorrência, testemunhas disseram que o delegado estava armado. Laudos do Instituto Médico-Legal (IML) comprovaram a agressão. O delegado afirmou que teria dado dois tapas no rosto do cadeirante depois de ter sido xingado e levado uma cusparada.

A Promotoria fez uma acusação formal à Justiça contra o delegado, acusado dos crimes de injúria, ameaça e lesão corporal. A polícia abriu um procedimento administrativo para apurar o caso. Damásio Marino ficou afastado do cargo por 30 dias. Em fevereiro, ele voltou a trabalhar na delegacia seccional cumprindo funções administrativas.

A defesa do acusado nega as ameaças de morte ao cadeirante e afirma que não foi o delegado quem fez as ligações. A Corregedoria da Polícia Civil informou que vai investigar quem fez as ligações para a vítima. O delegado seccional informou que não comentará o caso e confirmou que Damásio Marino continua trabalhando normalmente, cumprindo funções administrativas. O processo administrativo que apura a agressão do delegado ao cadeirante ainda não foi concluído.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/05/oab-vai-entrar-com-nova-ac…

A partir de dica da @safiratt 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador