As danças usadas na catequização de índios e negros

Do muito bom blog, “http://poemia.wordpress.com/2008/07/28/congada-e-caterete/”, sobre cultura, do  colaborador Hércules da Silva Xavier Ferreira aqui do Nassif.

Congada e cateretê

Essas duas danças são praticadas no Brasil desde a época da Colônia, graças ao incentivo dos jesuítas. A congada era usada na catequização dos negros. O cateretê, na dos índios.

Congada

O bem e o mal se enfrentam mais uma vez. Desta vez, representados por cristãos e mouros. Grupo enfrenta grupo, numa batalha que tem sempre um único vencedor: os cristãos. Os perdedores são batizados e convertidos. E todos se unem num louvor conjunto a São Benedito, padroeiro dos negros. Essa é a história dramatizada pela congada, bailado popular praticado do Ceará ao Rio Grande do Sul. Tradição iniciada no período da Colônia, relembra a coroação do rei dos congos e era usada pelos jesuítas para apaziguar o instinto guerreiro dos escravos negros. Até hoje, a congada é o ponto alto das festas do Divino Espírito Santo.

A congada é uma festa em homenagem a São Benedito.

Cateretê

Ao contrário de outras danças folclóricas, o cateretê nasceu no Brasil. Ainda na época da Colônia, era utilizada pelos jesuítas na catequese dos índios, nas comemorações em homenagem a Santa Cruz, São Gonçalo, São João e Nossa Senhora da Conceição. No interior de São Paulo e no Rio de Janeiro ainda é possível observar festas em que se dança o cateretê – também chamado catira e xiba. Em alguns locais a dança é praticada com tamancos de madeira. O dançarino procura “pisar nas cordas”, ou seja, acompanhar o som da viola com os pés. Também é comum a presença de um “tirador de palmas”, pessoa que puxa as palmas enquanto as outras dançam.

Retirado de Klickeducação

Estudos de Cateretê por Rui Moreira em performance em Lyon – França 1996

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador