Cada manifestante está incomodado com alguma coisa diferente

Por Zuleica Jorgensen

Comentário ao post “Como a política mostrou-se irremediavelmente envelhecida

Assisto às manifestações, entre extasiada e preocupada, e vejo que há uma grande insatisfação no ar. As pessoas que protestam não sabem bem contra o que estão na rua, ou melhor, sabem mas não é um saber homogêneo, cada um tem seu objeto de protesto especifico, cada um está incomodado com alguma coisa diferente do seu vizinho de passeata. Por isso, creio, as análises políticas tradicionais não dão conta do fenômeno.

Parece que estamos vendo reproduzir-se, nas ruas, a última eleição, em que a juventude em massa votou na Marina, mesmo que o programa dela fosse zero. A votação exprimiu uma insatisfação difusa com a política.

De todo modo a luz amarela acendeu, no governo federal, e é muito bom que este solavanco faça Dilma acordar para um país ainda cheio de demandas. Na verdade a melhoria nas condições de vida da população é um dos factores que faz esse mesmo povo demandar por mais e mais.

Essa, aliás, foi uma das teses defendidas ontem, por alguns dirigentes do MPL no programa Roda Viva: a sociedade não estava dormindo, estava preocupada com sua vida; agora que as coisas melhoraram, ele (o povo) tem mais tempo para reclamar e reivindicar.

Seria muito bom que o blog publicasse a entrevista. Uma aula de política aplicada.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador