Cafezá – Catarina e Jarirí, uma paixão sobre-humana.

 

Entonces, mestre Bódim próseguiu, tumém pá ajudá Sanfredo a descançá um poco da boa atuação qui eile tava tenu na sua narrativa clariada pelu nuósso halofóle di vento i lus, nuósso pálquim páuticulá di camunicação i aprendisado, no mei da mata virgi di Bódim, qui berava u rio i arvorava por muitas légua, mundo das gata i di tudos os animá brasilero. Verdadero Paraíso, sim siô:

Sanfredo, uqui ucê falô sobre éissa situassão pirigosa qui Calu passô, i qui u pai deile tinha di arrésorvê, mi feiz lembrá um acunticimiento co tive co meopai. Ieu éira biem moléquito, da idadi qui Calu tinha néissa passagi qui eile te contô. Ieu tava embaxo duma painera cólossál, brincanu cuns bunéquim di barro argila, cuandu meopai mi chamô pá mi passá um póbrema di raciocínio prófundo preu arresórvê. Eile tava cuma lata véia di óleo na mão pá mi móstra u qui tinha drentu i mi fazê a prigunta cotinha di arréspondê:

– Óia uqui tiem aqui drentu, meo filho!

Ieu catei a lata da mão deile i oiei qui tinha um monte de sémenti di arve. Dispejei nu chão i contei, puquê ieu já sabia contá numerano. Tinha nóventa i nóve sémenti di arve, cada uma di uma famia déferenti. Eile, entonces, falô:

– Ieu quiero cocê ache nu mei déilas tudas a sémenti du Jatobá. Adispois cocê discubrí qualé déilas qui traiz a imaji rascunhada, a substança primeva i u sango deissa arve qui tá aí drentu du cubertôzinho déila, ieu quéru cucê prante éila ali, a vinte metro du Carvaio, na direção do Sol das sete hóras da manhana. Cuandu éila bróta, ucê mi chama, pá ieu vê si foi célta a sua iscoia. Ucê tiem di discubri a sementi sózinho, siem ajuda di ninguém qui fale a résposta pucê, móstranu qualé éila dentre todas éistas.

Eile, entonces, pos o chapé na cabesa i saiu, mi dexanu o segredo pá desvendá. Ieu oiava i catava éilas do chão i argumas éira paricidas, maisi déferentis in arguns detales. Ieu cocei a cabesa i pensei in cumu ia sê dificir arrésorvê a quéstão.

Redação

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