Confrontos em Brasília na manifestação contra a Copa

Do UOL

Polícia usa bombas, atropela manifestantes e dispersa protesto no Mané Garrincha

Vinicius Segalla

Do UOL, em Brasília*

Manifestante foi atingido com bala de borracha após confronto com a polícia em frente ao Mané Garrincha

anifestante foi atingido com bala de borracha após confronto com a polícia em frente ao Mané Garrincha (Foto: Paulo Passos/UOL)

Um grupo de manifestantes entrou em confronto com a polícia militar do Distrito Federal na entrada do estádio Mané Garrincha na tarde desta sábado, palco da abertura da Copa das Confederações entre Brasil e Japão, e a Tropa de Choque reagiu com bombas de efeito moral e gás de pimenta. Por volta das 14h50, cerca de oito protestantes haviam sido detidos, entre eles Lucas Rafael, vídeo artista. 

Depois de os manifestantes recuarem com a primeira ação dos policiais, o grupo voltou a tentar se aproximar do estádio e a PM reagiu com balas de borracha e com apreensões. 

Foram cerca de 15 bombas de efeito moral usadas pela polícia militar na primeira meia hora da ação. Pelos alto falantes, os voluntários da Fifa que tentavam organizar a entrada do público pediam para os torcedores não esfregarem os olhos por conta do gás de pimenta. 

A polícia também usou viaturas para tentar abrir espaço na chegada ao estádio e atropelou mais de um torcedor, segundo imagens da Globo News.

Gabriel Germano, um dos manifestantes, foi atingido por uma bala de borracha disparada por um policial durante o confronto. O jovem foi atendido por soldados do Corpo de Bombeiros que estavam no local. 

“Estava parado, mas eles tentaram nos tirar da rua. Nosso protesto é sem violência”, disse o manifestante.

Por volta das 12h, cerca de 600 manifestantes iniciaram um protesto no acesso ao estádio Mané Garrincha. O grupo se posiciona contra a realização da Copa do Mundo no país e alega que o dinheiro utilizado para a realização do Mundial poderia ser usado em educação e saúde. A construção do estádio em Brasília consumiu cerca de R$ 1,5 bilhão dos cofres públicos.

Após um início de protesto pacífico, houve correria e tumulto por volta das 13h30. Controlados pela Tropa de Choque, os manifestantes passaram a chamar a atenção dos torcedores que estavam na fila para entrar no Mané Garrincha com gritos de “vendidos” e “vocês também estão sendo roubados” . O clima ficou tenso e houve princípio de confusão.


Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador