FHC: justificar repressão contra manifestantes “é inútil”

Da Folha

FHC diz que chamar manifestantes de baderneiros ‘é grave erro’

DE SÃO PAULO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) divulgou texto em uma rede social em que diz que desqualificar os protestos “como ação de baderneiros é grave erro”.

A declaração se contrapõe a afirmações do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que usou o termo ao se referir aos manifestantes envolvidos em atos de depredação durante o primeiro protesto da semana passada contra o reajuste das passagens do transporte público em São Paulo.

Para FHC, governantes e lideranças “precisam atuar entendendo o porquê desses acontecimentos nas ruas”.

Veja a íntegra da nota divulgada em seu perfil no Facebook, ilustrada com uma fotografia da manifestação das Diretas Já na praça da Sé, em São Paulo, em janeiro de 1984:

“Os governantes e as lideranças do país precisam atuar entendendo o porquê desses acontecimentos nas ruas. Desqualificá-los como ação de baderneiros é grave erro. Dizer que são violentos nada resolve. Justificar a repressão é inútil: não encontra apoio no sentimento da sociedade. As razões se encontram na carestia, na má qualidade dos serviços públicos, na corrupção, no desencanto da juventude frente ao futuro”.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador