O Brasil entre os 4 maiores geradores de PIB

Do blog Sandro Araújo:

Brasil será o quarto maior gerador de PIB até 2013 

Por Sandro Araújo

De acordo com artigo publicado no Blog do jornal The Economist, dos próximos 10 trilhões de dólares a serem gerados no PIB mundial, os BRICs estarão entre os 6 primeiros colocados. Além do grupo integrado por Brasil, Rússia, Índia e China, completam a lista Estados Unidos e Japão (até recentemente as duas maiores economias do planeta).

Para realizar a análise, o The Economist considerou o PIB mundial dos últimos 12 meses, com dados do FMI, cujo total seria de 65 trilhões de dólares. Nos próximos 28 meses, ou seja, setembro de 2013, este valor será 10 trilhões maior, somando 75 trilhões de dólares.

Daí veio a pergunta: “De onde virão estes 10 trilhões a mais”?

Partindo de projeções do próprio FMI, a China geraria 1,65 trilhões, seguida pelos EUA, com 1,43 trilhões. Em terceiro lugar teríamos a Rússia, com 700 bilhões e em quarto lugar o Brasil, com 461 bilhões.

Apesar de ser atualmente a segunda maior economia do mundo, a China gera maior riqueza adicional pois seu ritmo de crescimento é maior que o dos EUA. O Brasil, atuamente a sétima maior economia, crescerá em ritmo mais acelerado que os seus “rivais”, como a Alemanha, o Reino Unido e a França. A previsão do FMI é que no final de 2013 o Brasil ultrapasse a França e passe a ocupar o posto de sexta maior economia do mundo.

Mais informações podem ser lidas em inglês no sítio da The Economist.

No portal EconomyWatch  é possível visualizar dados completos de PIB de todos os países do mundo e as previsões de cresvimento, pelo FMI, para os próximos anos.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador