quinta, 28 de março de 2024

Os Guarani-Kaiowá e o Dia de Finados

Do Blog de Rui Daher

Porque hoje é Finados, os índios Guarani-Kaiowá

Se estivesse vivo, no último dia 26 de outubro, Darcy Ribeiro teria completado 90 anos e estaria possesso com a forma como hoje se trata a questão indígena no Brasil.

Dos maiores antropólogos do País, após passar a vida dedicando-se a pensar a educação e os índios brasileiros, o mineiro de Montes Claros morreu, em 1997, na Brasília que viu dele nascer a UNB, uma universidade criada à frente de seu tempo.

Prezada leitora escreve estranhando não ter visto aqui comentado o episódio com os índios Guarani-Kaiowá, no Mato Grosso do Sul.

Fosse apenas uma confusão na titulação de terras, como querem fazer-nos crer, seria apenas mais uma bobagem de órgãos governamentais mal geridos. Não é.

Explico: assim como o retrocesso na preservação ambiental, que trouxe o novo Código Florestal, também as terras indígenas logo servirão interesses financeiros que cobrem o país de cabo a rabo.

O cabo no setor de mineração e o rabo na expansão estatal e privada do setor energético.

Entre os dois, a falácia de sempre: o uso de folhas e telas cotidianas para nos convencer de que o crescimento da produção agropecuária se faz ao custo da destruição da vida. Nesta, entendidos fauna, flora, índios, valores culturais e paremos por aí, para não excitar a repressão comentarista.

Em discussão, 170 índios que não querem sair de uma área de 10.000 m². Ou um hectare, sabem os leitores. Vamos repetir: um hectare.

Se procurarmos áreas particulares de lazer com essa dimensão, apenas ao redor da capital paulista, as encontraremos em milhares.

O último Censo Agropecuário (IBGE 2006) revelou utilizarmos 250 milhões de hectares em lavouras e pastagens. Pelo menos, outros 150 milhões ainda poderão ser usados para alimentar, fibrilar e energizar o planeta no futuro.

Poder-se-ia, pois, recomendar paciência com os Guarani-Kaiowá.

Também do IBGE, é uma pesquisa divulgada neste ano, com dados de 2010, mostrando que 817.963 pessoas se autodeclararam indígenas, o equivalente a 0,4% dos residentes no Brasil.

 http://www.ibge.gov.br/indigenas/indigena_censo2010.pdf

Deles, quase 40% vivem em áreas urbanas. Já quase eram. Os demais 500 mil são os que se irritam quando autoridades, como o governador do Mato Grosso do Sul, Antônio Puccinelli (PMDB), impedem-nos de viverem onde sempre viveram.

A taxa de crescimento populacional entre indígenas diminuiu 10 vezes na última década se comparada ao período 1991/2000. Deu para perceber o que está rolando, certo?

Mais: a maior concentração deles localiza-se na Região Norte, ambiente amazônico onde predominam seus meios de cultura e vivência.

No resto do País, com o nome de etnogênese, repete-se com os índios o mesmo êxodo que trouxe massas rurais para o convívio urbano, com resultados conhecidos.

Taí, dirão os de sempre, se são tão poucos, pra que tanta terra?

Taí, direi eu, travestido da crueldade que se costuma dedicar às minorias, se eles estão acabando, não dá para esperar?

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador