Propostas para melhorar a situação dos ciclistas em SP

Por Alex Magno

Comentário ao post “Exemplos de cidades com infraestrutura para bicicletas

É óbvio que fazer o mesmo em São Paulo da noite para o dia não é possível. Talvez nunca seja possível transformar São Paulo em Copenhague. Mas poderíamos começar onde fosse viável, pelo menos. Talvez começando assim:

1 – Substituição gradativa de todos os estacionamentos laterais em vias de grande movimentação de veículos, principalmente no centro, por ciclovias;

2 – Obrigação de colocação de estacionamento para bicicletas próximos às portas (ou no local mais seguro e visível possível) nas empresas, shoppings, ou lojas que disponibilizem estacionamento. Isto é: o local só poderá oferecer estacionamento para os carros, se oferecer antes estacionamento (no melhor local possível) para bicicletas. Ou melhor: a preferência de estacionamento segue a seguinte ordem: deficientes – idosos – gestantes – bicicleta – carro…

3 – Redução da velocidade máxima para 40 km/h onde as bicicletas precisem disputar espaço com carros

4 – Apreensão da bicicleta e/ou multa para o ciclista que infringir as regras de trânsito.

OBS: na minha opinião, tem mais uma coisa a ser vista: ônibus e bicicleta não combinam. Onde trafega ônibus, não dá pra trafegar bicicleta, e vice-versa. Um é grande demais e o outro é frágil demais.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador