Registro de acidente de trânsito pela internet

 

De O Globo

Registro de acidente de trânsito sem vítima já pode ser feito pela internet

  • Antes, motoristas tinham que procurar unidades da PM para a confecção do boletim

RIO – Quem se envolver em acidentes de trânsito sem vítima poderá utilizar, desde esta sexta-feira, o Boletim de Registro de Acidente de Trânsito (Brat) online. O projeto é uma parceria da Polícia Militar com a Federação Nacional das Empresas de Seguros e o Sindicato dos Corretores de Seguros.

Desde 1º de dezembro de 2011 que a PM não faz mais BRATs em locais de choques ou colisões sem vítimas. Em 2010, ano anterior à medida, segundo a PM, foram atendidos 99.724 acidentes sem vítimas, tirando assim policiamento de outras áreas e deixando o trânsito mais lento. Depois disso, os motoristas passaram a procurar unidades da PM para a confecção do Brat. E desde meio-dia desta sexta-feira poderão acessar pelo endereço http://ebrat.pmerj.rj.gov.br/.

O formulário só pode ser preenchido depois que o usuário confirma que não houve vítimas. Cada motorista envolvido no acidente pode fazer o relato separadamente. Um número de protocolo é fornecido automaticamente via e-mail para que o usuário acesse o Registro de Ocorrência após a verificação das informações fornecidas. Todos os dados enviados são submetidos à análise da equipe de homologação da PM, que dará resposta ao cidadão em um prazo de até dez dias para que ele, em seguida, possa acionar a seguradora ou o Juizado Especial Cível.

Segundo o tenente-coronel Márcio Costa Lima, coordenador do Centro de Comando e Controle da PM (CCOPOM), responsável pelo projeto, será possível também enviar fotos que o motorista tenha feito no local do acidente e dos danos.

O motorista também poderá fazer isso de casa. As seguradoras, por meio do protocolo, poderão pegar os dados para transmitir a divisão do seguro da pessoa.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador