Visitem o Museu do Índio no Rio de Janeiro

Por Marcelo Nascimento

Comentário ao post: “Afirmação da Globo News sobre as tribos do Museu do Índio

Dica de cultural, divulguem por favor:

Visitem o Museu do Índio no Rio de Janeiro!

Seu primeiro endereço foi um casarão na Rua Mata Machado no Maracanã. Em 1978, mudou-se para um sobrado do século XIX na Rua das Palmeiras, no bairro de Botafogo. O sobrado é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artísico Nacional.

Seu rico acervo, relativo à maior parte das sociedades indígenas brasileiras contemporâneas, é constituído de 14 000 peças etnográficas; 16 000 publicações nacionais e estrangeiras especializadas em etnologia e outras áreas relacionadas na Biblioteca Marechal Rondon; 50 000 imagens em diversos meios, sendo 3 000 fotografias já digitalizadas e armazenadas em CD-ROMs; cerca de duzentos filmes, vídeos e gravações de som; bem como 500 000 documentos de texto com valor histórico sobre vários grupos indígenas e sobre a política indigenista do Brasil do final do século XIX até os dias de hoje.

Em onze salas do prédio principal, o Museu do Índio organiza mostras temporárias de peças e fotos, usando o acervo guardado em suas reservas técnicas. Nos jardins da instituição, há cinco ambientações: uma casa e roça guarani, cozinha e casa xinguanas além de troncos do ritual xinguano Quarup.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_do_%C3%8Dndio_(Rio_de_Janeiro)

O endereço é Rua das Palmeiras, 55 – Botafogo.

IMPORTANTE: quem quiser fazer parte dessa aldeia, tem o site da SAMI – Sociedade Amigos do Museu do Índio http://www.museudoindio.org.br.

Abraços.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador