A democracia representativa na era digital

Do Brasilianas.org

Programa discute hoje a democracia representativa no Brasil a luz das mudanças em curso proporcionadas pelas ferramentas digitais

Clique aqui para enviar suas perguntas, que poderão ser lidas ao vivo, durante o programa.

Edição do Brasilianas.org desta segunda-feira (08), na TV Brasil, às 20h, trará aos estúdios o pesquisador de cibercultura e transformação política da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Henrique Antoun; o cientista político e professor de Políticas Públicas da Federal do ABC, Sérgio Praça; além de Lindbergh Farias, senador do PT do Rio de Janeiro, que propõe projeto de lei para ampliar a participação popular na elaboração de leis; e Rafael Evangelista, doutor em antropologia social e pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, da Unicamp.

Em junho de 2011, a Islândia foi o primeiro país do mundo usar as redes sociais na internet para elaborar a própria constituição. O acontecimento, amplamente debatido entre cientistas políticos do meio acadêmico, mostra que é possível aumentar os mecanismos de participação popular nas decisões políticas.

Hoje, os instrumentos constitucionais de democracia participativa existentes no sistema político brasileiro são as eleições, os plebiscitos e referendos. Mas esses mecanismos têm se tornado obsoletos frente a velocidade da troca e criação de conhecimento na era digital.

Onde sintonizar a TV Brasil:

UHF Analógico Canal 62 (SP)
UHF Digital Canal 63 (SP)
VHF Canal 2 (RJ), (DF) e (MA)
Net – Canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)
Sky-Direct TV – Canal 116
TVA digital – Canal 181

Ou assista pela internet: www.tvbrasil.ebc.com.br

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador