Brasilianas.org sobre gargalos da mão de obra especializada

Por Bruno de Pierro, do Brasilianas.org

Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes) indicam que, em 2009, foram titulados 50.156 alunos, entre mestres e doutores, representando um aumento de 7,3% em relação ao ano passado. Ao mesmo tempo, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio do Inova Brasil, repassou, em 2009, R$ 3,172 bilhões para 154 projetos inovadores, um aumento de 57% em relação a 2008.

Apesar dos investimentos na formação qualificada de pesquisadores, o país ainda enfrenta significativo gargalo de mão de obra especializada. A Universidade, por mais que se aproxime cada vez mais das empresas, ainda forma mais especialistas voltados para a área acadêmica, do que para a pesquisa aplicada à indústria.

O Brasilianas.org desta segunda-feira (27), às 22 h, irá discutir como o Brasil tem articulado suas políticas voltadas para a educação e indústria, bem como quais as estratégias adotadas para suprir a demanda por mão de obra qualificada, como, por exemplo, a de engenheiros. Participam do debate o ministro da Educação, Fernando Haddad, o pesquisador do IPEA Paulo Corbucci e o diretor-científico do Instituto Vale e ex-presidente do CNPq, Carlos Aragão. Brasilianas.org é apresentado pelo jornalista Luis Nassif.


Quando: 27 de junho

Horário: 22h

Onde: TV Brasil

UHF Analógico Canal 62 (SP) 
UHF Digital Canal 63 (SP) 
VHF Canal 2 (RJ), (DF) e (MA) 
Net – Canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA) 
Sky-Direct TV – Canal 116 
TVA digital – Canal 181


Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador