Brasilianas.org sobre os 50 anos da FAPESP

O governador Carlos A. de Carvalho Pinto sanciona a lei 5.918, de 18 de outubro de 1960, que instituiu a FAPESP.O Brasilianas.org da próxima segunda-feira (30), às 22h, prestará uma homenagem a uma das principais instituições de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Criada em 1960 pela Lei Orgânica 5.918, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP, começou a funcionar efetivamente em 1962, depois de assinado o Decreto 40.132, no qual foram estabelecidos o estatuto e a organização da fundação.

Em 2012, portanto, a FAPESP comemora 50 anos. Para falar dessa história e de como a fundação chegou até a fase atual, de posicionamento internacional, Brasilianas.org irá receber o vice-presidente da FAPESP, Eduardo Moacyr Krieger; o professor do departamento de História da Ciência da USP, Shozo Motoyama; e do professor da ESALQ-USP e ex-coordenador do Programa BIOTA-FAPESP, Ricardo Ribeiro Rodrigues. O programa ainda contará com depoimentos do cientista Paulo Vanzolini, da diretora de redação da revista Pesquisa FAPESP, Mariluce Moura, e do jurista Hélio Bicudo.

Na foto: O governador Carlos A. de Carvalho Pinto sanciona a lei 5.918, de 18 de outubro de 1960, que instituiu a FAPESP.

Para saber mais, acesse a Linha do Tempo da FAPESP.

Entre os assuntos, o passado da instituição: a articulação política entre pesquisadores e gestores; os fatos mais importantes e o presente: o Programa Genoma da FAPESP e o sequenciamento genético da bactéria Xylella fastidiosa, investimentos em comunicação, o programa BIOTA, os acordos internacionais e foco na diplomacia científica; e o futuro: a FAPESP como “farol” da ciência brasileira e o processo de internacionalização.

Não perca. É na próxima segunda, 30/07, ao vivo, às 22h, na TV Brasil.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador