Mercosul reclama à ONU sobre espionagem dos Estados Unidos

Os ministros das Relações Exteriores do Mercosul reuniram-se ontem em Nova York com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para expressar seu repúdio à espionagem praticada pelo governo americano nos países da região.
A decisão de levar o assunto à ONU, tomada no último encontro do bloco em Montevidéu, em julho, foi bem recebida, segundo o chanceler brasileiro Antonio Patriota.
“O secretário-geral manifestou solidariedade, compartilhou essa preocupação. A ideia agora é nos coordenarmos entre Unasul e Mercosul para examinar as maneiras mais apropriadas de levarmos adiante algumas iniciativas”, disse Patriota.
O bloco também planeja levantar o tema novamente hoje na ONU, no debate aberto organizado pela Argentina –que assumiu a presidência temporária do Conselho de Segurança– e introduzir a questão na próxima Assembleia-Geral.
Patriota não entrou em detalhes sobre que iniciativas o grupo estuda tomar, mas um porta-voz do Itamaraty afastou a ideia de sanção.
O chanceler também mencionou outras questões abordadas na reunião da cúpula do Mercosul do mês passado, como a soberania argentina sobre as Malvinas e a reprovação do grupo ao episódio em que o avião do presidente boliviano, Evo Morales, foi proibido de fazer escala na França, em Portugal, na Espanha e na Itália no início do mês passado.
Na ocasião, os europeus suspeitavam que a aeronave pudesse levar a bordo o ex-técnico da CIA Edward Snowden, que vazou detalhes sobre o programa de vigilância praticado pela NSA (Agência de Segurança Nacional) e buscava asilo para escapar de um processo nos EUA.
“É uma manifestação de alerta sobre as graves implicações de práticas que são atentatórias à soberania dos Estados e violam os direitos humanos, o direito de privacidade, o direito à informação, como a própria alta comissária de Direitos Humanos da ONU reconheceu”, disse Patriota.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador