Revelando os Brasis

O Caminhão do Circuito de Exibição Revelando os Brasis atraiu centenas de pessoas para ver cinema na rua 

A diretora Tânia R. Silva moblizou a cidade, cuja população compareceu em peso ao lançamento do documentário “Quatro Hinos de uma Antonina Só”, A sessão começou às 19 horas, na rua Dr. Carlos Gomes da Costa. mostrando um curta metragem que revela uma situação curiosa vivida pela cidade: Antonina tem quatro hinos municipais e ninguém sabe, quando acontece uma solenidade, qual hino será exeutado. O documentário mostra ainda a grande efervescência cultural da cidade, com muitos músicos e poetas. 

O circuito começou na cidade de Itambé, exibindo o filme “A Galinha ou eu”,da itambeense Denizia Moresqui, que também foi exibido em Antonina com mais 4 vídeos: “Dom de Deus”, sw Regina Pegoraro, da cidade de Rio Azul, “Tamanca de Madeira, de Dircélia Nicoluzzi,da cidade de Irenópolis, Santa Catarina, e mais um filme do Espírito Santo, “Brilhantino”,de Ériton Bernardes Berçaco, da cidade de Muqui. O filme é um documentário com depoimentos de Brilhantino, um personagem de mais de 70 anos que, depois de perder suas terras, se recusou a ir embora, passando a morar em uma caverna em sua antiga propriedade. 

Projeto Revelando os Brasis

Revelando os Brasis é um projeto de formação e inclusão audiovisuais de moradores de pequenas cidades. Qualquer brasileiro maior de 18 anos, residente em municípios com até 20 mil habitantes, pode inscrever uma história original real ou de ficção no Concurso Nacional de Histórias.
Os autores das 40 histórias selecionadas participam de oficinas preparatórias de Roteiro, Direção, Produção, Fotografia, Som, Edição, Direção de Arte, Direitos Autorais, Mobilização e Comunicação Colaborativa com o objetivo de transformar suas histórias em vídeos digitais com duração de até 15 minutos. 

Depois, eles retornam às cidades para colocar em prática o que aprenderam, a fim de realizar o filme. Lá, membros da comunidade assumem funções dentro da equipe de produção, contribuindo para execução da obra. Após a edição e a finalização, as obras integram um circuito de exibição aberto e gratuito pelos municípios participantes e pelas capitais dos estados integrantes da edição. 
Para que mais brasileiros tenham acesso ao material, as obras e entrevistas com seus autores são apresentadas em um programa especial realizado pelo Canal Futura em parceria com o Instituto Marlin Azul. Além disso, os vídeos são organizados em um DVD com distribuição gratuita entre os selecionados, organizações sociais e culturais, bibliotecas públicas, Pontos de Cultura, universidades e cineclubes de todo o Brasil.

Desde a criação do projeto, em 2004, foram realizadas quatro edições. A realização é do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e a parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O projeto conta também com a parceria do Canal Futura e os apoios da TV Brasil e da Riofilme. Nas três primeiras edições, participaram do projeto 120 cidades de todas as regiões do Brasil.

Estas histórias escritas por seus moradores transformaram-se em vídeos que continuam a percorrer novas estradas, passando por mostras, festivais, escolas, bibliotecas, pontos de culturas, programas televisivos de várias partes do país e do mundo.
O Revelando os Brasis continua a descobrir lugares repletos de histórias para contar. Em 2010, está acontecendo a quarta edição do projeto.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador