Seminário discute desenvolvimento do Litoral a partir do Pré Sal

24/8/2010

 

Ciência e Tecnologia

 

 

Para discutir o desenvolvimento da região litorânea por meio do petróleo presente na camada do Pré-Sal no domínio marítimo paranaense, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) promoverá no próximo dia 03 de setembro, a partir das 9 horas, em Antonina, o Seminário “Perspectivas do Desenvolvimento do Litoral Paranaense a partir do Pré-Sal”. O evento conta com o apoio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Prefeitura de Antonina e Fundação Araucária.

 

Além do governador Orlando Pessuti, está confirmada a presença do ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, assim como a participação do ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Rocha Santos Padilha. O evento reunirá prefeitos, secretários municipais e técnicos dos sete municípios do litoral paranaense, autoridades estaduais e federais, empresários, pesquisadores, professores, estudantes, representantes de associações, cooperativas, sindicatos e  representantes da sociedade civil organizada, no Hotel Camboa Capela Antonina (Rua Vale Porto, 208, no centro histórico de Antonina – PR).

 

 De acordo com o secretário de Estado Nildo José Lübke, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é necessário que os municípios e a iniciativa privada se preparem para dar suporte às demandas que surgirão a partir da exploração do petróleo e/ou gás natural nas camadas de pré-sal.

 

A programação do seminário prevê solenidade de abertura às 9 horas, seguida de uma mesa de debates sobre o tema “O desenvolvimento do litoral do Paraná a partir do Pré Sal” (das 10h às 11h30). Serão expositores do tema os ministros Paulo Bernardo e Alexandre Padilha e o governador Orlando Pessuti. É esperada a confirmação dos ministros Sérgio Machado Rezende, da Ciência e Tecnologia; e Márcio Pereira Zimmermann, das Minas e Energia. Os moderadores dos debates serão o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Mario Lobo Filho, e o secretário Nildo Lübke.

 

 “O impacto do Pré Sal no desenvolvimento do Litoral do Paraná: aspectos econômicos e sociais” será tema de debate das 13h30 às 15h, com a participação dos prefeitos de Antonina, Carlos Augusto Machado e de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes. Será confirmada a participação do presidente Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann.

 

O segundo painel, sobre o tema “Perspectivas do setor naval a partir do Pré Sal”, acontecerá das 15h20 às 17h., e terá como expositor João Alberto De Negri. Atuarão como debatedores o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho; o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Volnei Bisogrin: e Lenita Turchi, do Ipea. O encerramento está previsto para as 18 horas.

 

A idéia de promover um seminário para discutir o desenvolvimento do litoral paranaense a partir do Pré-sal partiu do prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado (Canduca). Segundo Canduca, Antonina é um município portuário de larga tradição e já teve o quarto maior porto brasileiro, mas a partir da década de 70, com o fechamento das indústrias do Complexo Matarazzo e, ao mesmo tempo, a abertura do porto de Paranaguá, entrou em um processo de decadência econômica que dura até os dias atuais, sem alternativas para o seu desenvolvimento. “Vemos grandes oportunidades para Antonina com o desenvolvimento das atividades do Pré-sal, pois o município está situado numa baía abrigada, a única do país, e pode servir de base para inúmeras indústrias navais, bem como berço de embarque e desembarque de pequenos navios para prestação de serviços às plataformas marítimas”, afirma o prefeito.

 

SERVIÇO:

 

Assunto: Seminário “Perspectivas do Desenvolvimento do Litoral Paranaense a partir do Pré-Sal”

Data: 03 de setembro de 2010.

Horário de abertura: às 9 horas.

Local: Camboa Capela Antonina – Rua Vale Porto, 208 – Centro histórico de Antonina.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome