Aos BRICS, Temer diz que economia brasileira já melhorou

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Temer, ao lado de Vladimir Putin, da Rússia, participou de reunião dos chefes de estado dos Brics (Foto: Isac Nóbrega/PR)
 
Jornal GGN – Ignorando os altos índices de desemprego, a maior taxa básica de juros (14,25%), e a maior inflação acumulada em 12 meses (8,48%), Michel Temer afirmou em discursos para a Rússia, Índia, China e Africa do Sul que a economia brasileira já “começa a entrar nos trilhos”. 
 
No encontro de cúpula dos Brics, Temer tentou convencer que o saldo é positivo, porque já é possível perceber a retomada da economia brasileira com o aumento na confiança dos investidores estrangeiros no país.
 
“Já começamos a colher os frutos. O Brasil começa a entrar nos trilhos. As previsões para a economia brasileira em 2017 já melhoraram. O Fundo Monetário Internacional estima o fim da recessão e a volta do crescimento do PIB brasileiro no próximo ano. A inflação tem cedido e, em setembro passado, tivemos o menor índice para o mês desde 1998. Já é possível verificar positiva reversão de expectativas, com decidida elevação nos níveis de confiança dos agentes econômicos”, disse.
 
Sugerido por Carioca
 
Em um mês e tudo já está resolvido? O mundo deve estar embasbacado com o “novo” governo.
 
Do G1
 
 
Na Índia, presidente participou de encontro de cúpula do grupo. Ele enfatizou aos demais líderes medidas de ajuste fiscal no Brasil.
 

O presidente Michel Temer fez discursos neste domingo (16) em eventos do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) nos quais buscou enfatizar que a economia brasileira está se recuperando e que o país adotou medidas de responsabilidade fiscal para conter o rombo nas contas públicas. Aos chefes de estado dos demais países do grupo, o presidente afirmou que o Brasil começa a “entrar nos trilhos”.

As falas do presidente ocorreram em reuniões que fazem parte do encontro de cúpula dos Brics, realizado neste fim de semana na cidade de Goa, na Índia. No primeiro evento do dia, uma reunião privada com os chefes de estado da China, Rússia, Índia e África do Sul, o presidente ressaltou medidas de seu governo para retomada do crescimento e a melhora em alguns indicadores econômicos.

“Já começamos a colher os frutos. O Brasil começa a entrar nos trilhos. As previsões para a economia brasileira em 2017 já melhoraram. O Fundo Monetário Internacional estima o fim da recessão e a volta do crescimento do PIB brasileiro no próximo ano. A inflação tem cedido e, em setembro passado, tivemos o menor índice para o mês desde 1998. Já é possível verificar positiva reversão de expectativas, com decidida elevação nos níveis de confiança dos agentes econômicos”, afirmou Temer. 

Mais tarde, em eventos com os mesmos chefes de estados e com empresários que formam o Conselho Empresarial dos Brics, Temer voltou a defender a ideia de recuperação da economia brasileira e convidou os executivos a investirem no país.

“Com as primeiras medidas adotadas, posso assegurar, que já podemos constatar sinais da volta de confiança. A inflação, que sabemos todos, dá sinais de desaceleração. Os índices de confiança da indústria e do consumidor registram altas.Convido, portanto, as empresas dos países do BRICS a investirem no Brasil”, disse o presidente.

Nos dois eventos do dia, Temer citou o programa de parcerias com a iniciativa privada lançado pelo governo, que contempla obras na área de infraestrutura, como portos e rodovias.

“Estamos empenhados em melhorar o ambiente de negócios. Vamos desburocratizar processos, reduzir custos de operação e zelar pela previsibilidade e pela segurança jurídica. Lançamos já, o Programa de Parcerias de Investimentos fundado em regras estáveis. São 34 projetos iniciais nas áreas de portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, energia, óleo e gás. As agências reguladoras voltarão a ter papel efetivo de supervisão”, afirmou o presidente para os chefes de estado e empresários.

Os presidentes do Brasil, Michel Temer; da Rússia, Vladimir Putin, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, e os presidentes da China, Xi Jinping; e da África do Sul, Jacob Zuma, em foto oficial da Cúpula dos BRICS em Goa, na Índia (Foto: AFP Ohoto)Os presidentes do Brasil, Michel Temer; da Rússia, Vladimir Putin, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, e os presidentes da China, Xi Jinping; e da África do Sul, Jacob Zuma, em foto oficial da Cúpula dos BRICS em Goa, na Índia (Foto: AFP Ohoto)

Ajuste
Temer ainda enfatizou em seus discursos a intenção do governo de sanear o rombos nas contas públicas por meio de medidas de ajuste fiscal, como a PEC do teto dos gastos e a reforma da Previdência. A expressão “responsabilidade fiscal” foi repetida algumas vezes pelo presidente.

“Responsabilidade fiscal é, para nós, um dever maior e tarefa urgente. É dever maior porque, sem ela, põem-se em risco os avanços sociais do Brasil. É tarefa urgente porque o desarranjo das contas públicas é a causa-mor da crise que enfrentamos”, afirmou Temer.

Parceria com asiáticos
No final do dia no horário local da Índia (9 horas à frente do horário de Brasília) Temer participou de um encontro de cúpula ampliada, entre os Brics e chefes de estado do BIMSTEC, grupo que reúne Bangladesh, Butão, Índia, Myanmar, Nepal, Sri Lanka e Tailândia.

No último discurso do dia, o presidente ressaltou a intenção do Brasil em aumentar as relações comerciais com os países asiáticos.

“A Ásia é região de abundante e preciosos recursos humanos e culturais. É a área de maior dinamismo econômico do Planeta.Sobretudo em período no qual nos concentramos na retomada do crescimento, desejamos intensificar relações com nossos amigos asiáticos e, certamente, com cada um dos países aqui reunidos”, disse Temer.

Ele defendeu maior integração entre os países e a intensificação do comércio. Para Temer, o protecionismo e a criação de barreiras não são eficiente para lidar com os desafios que o mundo hoje enfrenta.

“Como tenho dito, o sistema internacional experimenta um déficit de ordem. Conflitos prolongam-se. O terrorismo continua a ceifar vidas mundo afora, com brutalidade desconcertante. Os crimes transnacionais geram níveis de violência inaceitáveis. Pressões sociais alimentam a tentação do isolacionismo – como se crescimento e empregos dependessem de menos, e não mais, intercâmbio entre os povos”, afirmou o presidente.

“O sistema internacional simplesmente não se mostra equipado para lidar com esses imensos desafios”, completou.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Discurso
    De BRICS ainda….

    Aparentemente, Serra fracassou!
    O que PROVA que a iniciativa dos BRICS foi de gente inteligente do Itamaraty!

    E não daqueles gênios que nomeiam aqueles que planejam sua derrubada!

  2. O sistema internacional simplesmente não se mostra equipado para

    Se ele disse isto tem que mudar de governo!

    “O sistema internacional simplesmente não se mostra equipado para lidar com esses imensos desafios.”

  3. Pela cara do Putin, ele não

    Pela cara do Putin, ele não está levando muita fé.

    Deve  ter muitas informações sobre o Temer e sua gang, e pensando ” esse cara é o maior safado, traidor. Deu o golpe e ainda por cima é X9 do USA”

  4. Estupidez abissal

    O limite intelectual de Temer não lhe permite perceber que BRICS vai “anos luz” além de um mero acordo comercial/econômico.

    Citar como valiosa a opinião do FMI e louvar a parceria privada, perante membros fundadores do NDB que buscam o fortalecimento dos Estados, como geradores de prosperidade social, é de uma ignorância grosseira.

    E, por último, nenhuma citação/contribuição sobre estratégia geopolítica, multi polarizada.

    Voltamos ao rodapé da indigência, como nação.

     

     

     

    1. Claro…

      é verdadde que temos 13 milhões de desempregados dançando dia e noite nas ruas numa alegria louca, mas é verdade que agora ficou muito mais claro para onde estamos indo…..até os RICS ja perceberam……

  5. “Na Índia, presidente

    “Na Índia, presidente participou de encontro de cúpula do grupo”:

    Perdoem me por suspeitar que a India esta um pouquinho mais adiantada que o governo de Temer…

    Pra quem esse filho da puta esta pensando que esta mentindo, porra?!?!?!

  6. Didatico

    Percebam que a foto foi tirada na sequencia, da esquerda para a direita, das iniciais do pais formando BRICS.

    Isso deve ser especialmente para o ministro das relações esteriores que não lembra nunca quais são so paises.

  7. Mente demais,sem moral
    Mente demais,sem moral nenhuma!!!
    Pq não trabalha para o País se desenvolver !?
    Com essa POLÍTICA LESA PÁTRIA,vamos afundar mais!!

  8.  
    SEN-SA-CI-O-NAL!

     

    SEN-SA-CI-O-NAL! SENSACIONAL!…
    Viram, velhacos filhos da puta?
    Ninguém respeita traidor!
    Perdão às dignas e honradas meretrizes!

    ***

    PUTIN FARÁ REUNIÕES COM TODOS OS PRESIDENTES DOS BRICS, EXCETO TEMER

    De acordo com a emissora russa RT, os membros dos Brics precisam entender melhor o novo direcionamento do país em relação ao grupo, após a “mudança brusca da política no Brasil”; a realidade é que o Brasil tem assumido uma postura pró-Estados Unidos, em detrimento de um mundo multipolar, principal razão do surgimento dos Brics; apesar de não se reunir separadamente com Temer, Putin conversou com o peemedebista durante o jantar de ontem (15), ao final do primeiro dia do encontro; segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a conversa girou em torno das mudanças econômicas que ocorrem no Brasil e, em particular, em torno da polêmica PEC 241

    16 DE OUTUBRO DE 2016 ÀS 19:06

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/260622/Putin-far%C3%A1-reuni%C3%B5es-com-todos-os-presidentes-dos-Brics-exceto-Temer.htm

  9. O cara fala do FMI numa reunião dos BRICS

    É incrível a estupidez e desfaçatez desse golpista salafrário, o cara vai numa reunião dos BRICS falar do FMI.

     

    “O Fundo Monetário Internacional estima o fim da recessão e a volta do crescimento do PIB brasileiro no próximo ano.”

    1.  
      … Maior estupidez,

       

      … Maior estupidez, talvez, vomitar mentiras na caradura! 

      E como s estivese no Projac tricoteando para o MERDAL [pereira]!

      PQP

    2.  
      … Maior estupidez,

       

      … Maior estupidez, talvez, vomitar mentiras na caradura! 

      E como s estivese no Projac tricoteando para o MERDAL [pereira]!

      PQP

  10. Temer pensa que os lideres da Russia e China não conhecem cada

    vírgula da nossa economia?? Pensa que os outros líderes do Brics são ignorantes e golpistas como ele ???

    1. Pensa sim.  So que acabou de

      Pensa sim.  So que acabou de receber um outro baque por falar tao ilegitimamente…  ver poucos posts acima…  ele nao foi aceito como “lider” do Brasil por la.

  11. Um país sem povo.

    “Com as primeiras medidas adotadas, posso assegurar, que já podemos constatar sinais da volta de confiança. A inflação, que sabemos todos, dá sinais de desaceleração. Os índices de confiança da indústria e do consumidor registram altas. Convido, portanto, as empresas dos países do BRICS a investirem no Brasil”, disse o presidente.

    Como se pode ver, nós seremos um país fantástico, só não existirá mais o povo.

    Oras bolas, para que serve o povo?

  12. Com Temer, a nossa economia

    Com Temer, a nossa economia está “melhorando” tanto quanto naquela piada de médico:

    – Doutor, seja sincero! Quanto tempo de vida eu tenho?

    – Seis…

    – Seis meses??!!

    – … cinco… quatro… três…

  13. repulsa merecida…

    e provavelmente terá outras

    são tão traidores que ficam completamente perdidos nas relações internacionais

    não se entrega segredos a quem vende, e já venderam muitos do Brasil

  14. Temer esta tendo uma indigestao la em Goa

    BRICS: a indigestão de Temer na Índia, por Romulus
     

     ROMULUS
     DOM, 16/10/2016 – 23:35

    BRICS: a indigestão de Temer em Goa, na Índia

    Por Romulus

    Terá sido a comida indiana o problema?

    Parece que não…

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=norwpOEUEXE&feature=youtu.be%5D 

     

    LEIA MAIS »

    Vídeos
     

    Veja o vídeo
     Por que Putin se encontraria com o informante da Casa Branca? Já tem o “telefone vermelho” para falar com a chefia. 

     

  15. Sim, o fantoche do Tio Sam

    Sim, o fantoche do Tio Sam mentiu por lá…só que, exceto a anfitriâ India, o demais paises recusaram reunição bilateral com o vampiro, pois sabem que ele é agente dos EUA….veja na foto oficial como o Putin segura o que está a sua esquerda, é como se o exibisse ao mundo….agora vejam como o mesmo putin segura na mão do fantoche do Tio Sam…o vampiro praticamente obriga o Putin a segurar na sua mão…,,vejam na foto superior a incredulidade de Putim e cara de agente duplo do traira….triste

  16. Sempre desprezei os manuais

    Sempre desprezei os manuais de economia norte-americanos. Temer só faz reforçar esse desprezo. Se seguindo esses manuais o que essa marionete está fazendo é “melhorar” a economia do Brasil, nem quero ver o que vai ser quando o verdadeiro calvário começar.

    Mas as verdadeiras questões que me intrigam são outras: por quanto tempo a Globo vai conseguir esconder o que realmente acontece? Quanto tempo as pessoas vão viver em estado de total embotamento mental, estupidificadas ao extremo? Quanto tempo até a maioria sentir que foi feita de idiota? Finalmente, alguém viu um coxinha, paneleiro, midiota reclamando da corrupção do governo? São como cães amestrados. Fazem o que a Globo manda.

     

  17. Temer, o paradoxal: economia crescendo e arrecadação em queda

    A “retomada” que continua em queda

    POR  · 17/10/2016

     

    arrecadset

    Os números da Folha, hoje, comprovam: não há nenhuma retomada de crescimento fora do discurso do Governo.

    Levantamento feito pelos economistas José Roberto Afonso e Vilma da Conceição Pinto, da FGV, previu um queda real (descontada a inflação) de 7,3% na arrecadação federal em relação ao já desastroso mês de setembro de 2015.

    Mês passado, quando haviam previsto 9% de queda real na comparação anual, o resultado veio ainda um pouco pior: 10% de retração.

    Queda de 7,3% significa que a arrecadação terá um valor nominal praticamente igual ao de setembro do ano passado, projetando um déficit semelhante ao  registrado em agosto de 2016, o maior já registrado na história.

    Não existe “política economica de gogó” nem “fator Miriam Leitão” que perdure na atividade econômica.

    A não ser nos jornais, que talvez apresentem a queda como “melhora”.

    Mas mesmo para eles está difícil.

     

  18. Michel Temer é um excelente

    Michel Temer é um excelente piadista.

    Ele suborna todo mundo em Brasília para se sustentar no poder.

    E diz que a economia “deles” melhorou enquanto o Brasil afunda.

  19. “Me Engana Que Eu Gosto!”

    Nassif: tão falando que os tradutores desconversaram ao transmitir ao Presidento do Brasil a resposta de Putin, que estava ao seu lado —“бмани меня мне нравится!” Dizem, à boca miuda, que o pessoal ficou sem geito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador