Depois de seis anos, China registra crescimento mais lento no 1º trimestre

Jornal GGN – E aconteceu o esperado anúncio: o Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 7% no primeiro trimestre em termos anuais, desacelerando ante os 7,3% no quarto trimestre de 2014. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (15) pela agência estatal de estatísticas.

Foi o crescimento no ritmo mais lento em seis anos. E a fraqueza em setores importantes sugere que a segunda maior economia do mundo ainda está perdendo força, intensificando a luta de Pequim para encontrar a receita política ideal para sustentar a atividade.
 
Medidas para sustentar o setor imobiliário e uma série de cortes nas taxas de juros e de compulsório parecem ter dado menos suporte à economia do que se esperava, levantando expectativas de mais estímulo em breve.

 
Especialistas afirmam que o resultado parece mais forte do que os dados sobre os componentes do PIB sugerem, porque apesar de uma taxa de crescimento em linha com as expectativas, as principais atividades econômicas parecem ter desacelerado.
 
Os dados mensais de vendas no varejo, produção industrial e investimentos em ativos fixos divulgados junto com o PIB também ficaram abaixo das expectativas do mercado. O crescimento do investimento em ativo fixo, importante motor econômico, foi o mais lento desde 2000, enquanto a produção industrial cresceu ao ritmo mais fraco desde a crise financeira global em 2008.
 
A Agência Nacional de Estatísticas não divulgou detalhes sobre os números do PIB, dizendo que os dados finais ainda não estavam disponíveis. O que se espera agora é que, de acordo com especialistas, as autoridades chinesas afrouxem a política monetária e adote outras medidas de suporte ao crescimento, já nas próximas semanas.
 
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. receita do desastre

    O mundo inteiro desacelerando e o Brasil cortando demanda com ajuste fiscal. Realmente, só mesmo a deterioriação das famosas ‘condições objetivas’ para acabar com o ‘poder da ideologia’ do caráter sagrado e divino das politicas pró aristocracia do capital.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador