PMI da indústria chinesa contrai para mínima de um ano

 

Jornal GGN – A atividade industrial da China contraiu ao ritmo mais rápido em um ano em abril, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês). O preliminar caiu para 49,2 em abril, abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.

Após uma rápida recuperação em fevereiro, o índice está agora de volta a território negativo há dois meses consecutivos. Os números apresentados sugerem, segundo especialistas, que as condições econômicas ainda estão se deteriorando apesar do sistema de afrouxamento de política monetária cada vez mais agressivo aplicado pelo banco central.
 
A forte queda no emprego vista em março moderou um pouco e as encomendas para exportação subiram pela primeira vez em três meses, mas a maioria das notícias foi ruim. As novas encomendas recuaram ainda mais para a mínima de um ano de 49,2, ante 49,8 em março, indicando demanda doméstica mais fraca.
 
Por sua vez, quedas nos preços de insumos e de produção, que pareciam ter moderado em março, mostraram sinais de aceleração de novo, sinalizando intensificação das pressões deflacionárias.
 
O PMI fraco amplia um crescente número de sinais de que a economia da China está desacelerando mais rapidamente do que a maioria dos analistas esperava, e talvez também algumas autoridades.
 
A economia da China cresceu 7,4% em 2014, expansão mais fraca em 24 anos. Economistas esperam que a expansão desacelere ainda mais em 2015, para 7%, mesmo com as medidas adicionais de estímulo.
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador