Pedro Rossi, da Unicamp lança livro sobre taxa de câmbio e política cambial no Brasil

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Com o principal objetivo de esclarecer todos os aspectos vinculados à política cambial e taxa de câmbio no Brasil, o economista Pedro Rossi, professor doutor da Unicamp e membro do grupo Reindustrialização, está lançando o seu novo livro: TAXA DE CÂMBIO E POLÍTICA CAMBIAL NO BRASIL, pela FGV Editora.

De acordo com Yoshiaki Nakano, professor e diretor da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP), esse livro mostra como a taxa de câmbio no Brasil decorre de uma complexa interação entre o mercado de derivativos e o mercado à vista e como a especulação cambial tem um papel fundamental nessa formação.

Nesse momento vivido pela economia brasileira, Roberto Giannetti da Fonseca, economista e diretor de relações internacionais da Fiesp, considera que o livro de Pedro Rossi deveria ser lido pelas autoridades
fazendárias e monetárias, bem como por empresários, investidores, exportadores, importadores e financistas.

Discorrendo sobre os aspectos históricos, teóricos e conceituais, Pedro Rossi aborda questões como câmbio e inflação, câmbio e poupança, câmbio e salários reais, detalhando as questões do câmbio, da estrutura produtiva e distribuição de renda no Brasil.

MITOS

No anexo com notas sobre os instrumentos de política cambial, Pedro Rossi fala sobre as intervenções do Banco Central e traz um box sobre a política cambial, tentando desfazer alguns mitos e fatos estilizados
como o de que os juros não são uma causa importante da apreciação do real, uma vez que o fluxo financeiro para renda fixa no balanço de pagamentos é pequeno. “Essa análise – explica Rossi – apesar de muito comum é errada por desconsiderar por completo o papel do mercado futuro na formação da taxa de câmbio. Os ganhos especulativos com diferencial de juros no mercado futuro não são captados pelos fluxos de portfólio do balanço de pagamentos”.

O ex ministro da Fazenda, Luiz Carlos Bresser-Pereira diz que esse é um livro que discute a política cambial no quadro de economias financeirizadas do nosso tempo. “Essa é – conclui Bresser Pereira, a
contribuição de Pedro Rossi, que transforma esse livro em um marco da literatura econômica”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador