A violência como solução na convivência entre táxis e Ubers, por Matê da Luz

Por Matê da Luz

Hoje, depois de muito tempo, peguei um táxi. “Depois de muito tempo” por alguns motivos: acho caro, acho chato (ok, análise generealista, mas sempre pego alguém que quer compartilhar a vida e eu, bem, eu já compartilho demais, quando nao dirijo quero dormir!), acho mal-criado – xingam o trânsito, no trânsito – e, vez ou outra, acho pergioso – alguém aqui já pegou um táxi e pensou “ai, que merda, será que eu chego?” — mais mulheres, evidentemente, mas este não é um post feminista e, portanto, não vou entrar neste mérito. 

Porém, contudo, todavia, vou me manter no que diz respeito à violência. 

Hoje a notícia foi que um grupo de taxistas agrediu um motorista de Uber a cidade de São Paulo. O fato já havia sido relatado no sul do País, com a mesma abordagem violenta. 

Perguntei pro taxista hoje qual é a opinião dele sobre isso e ele, calmo que só, disse “eu não tenho nada a ver com isso, mas se eu ver eu não separo não”. Insisti – ai… que besta que eu sou! – e perguntei se ele já havia pensado que pra nós, clientes, quanto mais violentos fossem os taxistas, menor seria nosso interesse em entrar no carro deles e que, pode até ser, alguns de nós começaríamos a apoiar cada vez com mais força o desenvolver da legalização dos meios de transportes paralelos, como o Uber. 

Ele disse: “olha, moça, se você vai escolher alguém que está fora da lei o azar é seu”. E eu, já entendendo porque preciso treinar a manutenção do silêncio, retruquei: “mas violência também é crime, e ainda por cima um crime sem nenhum benefício pra quem usa o transporte”. 

“Você quer descer aqui mesmo, moça?” – disse ele, olhando pelo retrovisor com uns olhos que, acho eu, eram de ameaça. Sentida e, tal e qual na idade média, refletida. 

Mariana A. Nassif

42 Comentários

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  1. “olha, moça, se você vai

    “olha, moça, se você vai escolher alguém que está fora da lei o azar é seu”

     

    Só que a UBER não está fora da lei. É claro que os taxistas vão dizer que sim. Pode não estar regulamentada, mas fora da lei não está, são coisas distintas.

          1. Ok, belo texto…

            Já vi coisa parecida, até feita pela OAB.

             

            Leis no Brasil podem ser interpretadas ao bel prazer de quem lê. Dependendo de “a quem interessa”, vai ser aceito ou não.

             

            As vans competiam com os ônibus e foram liquidadas, mesmo atendendo a população. Mesmo com onibus com pneus carecas e sem pagar IPVA e seguro obrigatório. 

             

            Aliás, a OAB se mete em tudo, mas permite as barbaridades de alguns dos seus associados correr solta.

             

            Mas quando se propôs abolir a exigência dos bacharéis não precisarem da carteira da entidade para advogar, soltaram os bichos. 

             

            Milhões em taxas, provas, anuidades, tá maluco???

             

            Idem CREA, CRC, CRM… Todos vivendo de provinhas, anuidades, etc.

             

            Quero ver quando um aplicativo me conectar com advogados indianos, engenheiros chineses, médicos vietnamitas, tudo baratinho, pago com bitcoin.

             

            Aí, lembrem da “livre iniciativa”, do “direito ao exercicio profissional”, do “direito de escolha dos usuários”, etc, etc…

             

             

          2. Iguais a esse texto existem

            Iguais a esse texto existem outros, é só procurar. O UBER não é ilegal, só não está regulamentado. E o que não está regulamentado não pode ser proibido ou perseguido. Mas claro, a máfia dos táxis, principalmente aquelas “empresas” com dezenas de autonomia, que alugam as mesmas a diárias absurdas, agradecem…

          3. Vc deve ser motorista de Uber

            E eu sou PASSAGEIRA. O que me interessa é o que é melhor para os passageiros. E seguramente nao é um serviço pirata, sem regulamentaçao.

          4. Vc deve ser motorista de

            Vc deve ser motorista de Uber

            Tá, segundo seu raciocíncio, vc deve ser motorista de táxi.

            E eu sou PASSAGEIRA. O que me interessa é o que é melhor para os passageiros. E seguramente nao é um serviço pirata, sem regulamentaçao.

            Realmente, até parece que a regulamentação dos táxis te garante alguma coisa ou que eles não conseguem as coisas na clandestinidade. Vá se informar melhor de como alguns atendem as exigências da regulamentação. Ou melhor, me diga o que os motoristas de táxi tem a mais que garante aos passageiros segurança e bom atendimento.

          5. Q haja uns taxistas piratas nao é desculpa p/ haver outros pirat

            O que os taxistas regulares têm a mais? Registro na Prefeitura, seguro para passageiros, preço tabelado… Piratas sao piratas, seja falso taxistas seja uberistas.

          6. Registro na Prefeitura,

            Registro na Prefeitura, seguro para passageiros, preço tabelado… 

             

            Seguro para passageiros o UBER também tem e, uau!!! Realmente, registro na prefeitura e preço tabelado vai te garantir contra os maus taxistas…..piada. Procura fazer reclamação sobre um mau taxista na Prefeitura. Vê se você consegue…….

          7. E se tiver queixa contra os uberistas reclamo ao bispo

            Aliás nao, à raposa… À própria firma que lucra com os serviços. Piadista vc. Ou há alguma poçao mágica que garanta que a classe dos uberistas nao tenha maus elementos? Faz favor.

            E quem disse que os motoristas de Uber têm seguro para passageiros? Nao sao obrigados a ter…

          8. Caso você não saiba, o

            Caso você não saiba, o passageiro da UBER ao final da corrida atribui uma nota ao motorista. Caso a nota dele na UBER caia abaixo de 4,7 (eu acho) em 5,0, ele é suspenso (ou descadastrado, não lembro). Agora, tenta reclamar sobre um mau motorista na Prefeitura…….vai perder o dia todo e não vai conseguir. Além disso, igualmente acontece com os taxistas, os motoristas da UBER precisam apresentar certidões criminais para fazerem parte do sistema. E sim, eles são obrigados a ter seguros para passageiros, é um dos requisitos para entrar. Pelo visto, você está muito mal informada sobre a UBER.

          9. Cacilda! Nao consegue somar 2 c/ 2 e achar 4

            A empresa LUCRA COM OS SERVIÇOS. É ela quem vai fiscalizar? Ora, ora, chamar a raposa para cuidar do galinheiro. A empresa exige seguro? Pode deixar de exigir, NAO HÁ OBRIGATORIEDADE LEGAL. É muito diferente!

            Maus motoristas existem nos táxis, no Uber, nos ônibus, nos particulares, como maus vendedores, maus garçons, maus bancários, maus médicos, faz parte da vida.

          10. Concordo, então vamos lá,

            Concordo, então vamos lá, devagar, para ver se você consegue chegar ao 4 final.

            O primeiro 2:

            A empresa LUCRA COM OS SERVIÇOS. É ela quem vai fiscalizar? Ora, ora, chamar a raposa para cuidar do galinheiro. A empresa exige seguro? Pode deixar de exigir, NAO HÁ OBRIGATORIEDADE LEGAL. É muito diferente!

            Por isso as atividades tem que ser REGULAMENTADAS e não proibidas. Lembrando que, a empresa presta pela excelência do serviço, é um dos diferenciais, e faz parte da propaganda.

            Vamos ao segundo 2:

            Maus motoristas existem nos táxis, no Uber, nos ônibus, nos particulares, como maus vendedores, maus garçons, maus bancários, maus médicos, faz parte da vida.

            Ótimo, tente reclamar de um mau motorista de táxi com a Prefeitura. Não vai dar em nada. No caso da UBER, pelo menos por agora, o próprio usuário avalia o serviço, logo imediatamente à corrida, sem demora. E como falei anteriormente, motorista da UBER com nota abaixo de 4,7 é suspenso.

            Então, achou o 4 agora?

          11. Cara, deixa de MÁ FÉ

            O 4 eu já tinha achado há muito tempo, vc é que nao consegue — ou mais provavelmente NAO QUER — achar. Está obviamente pago para defender o Uber.

            E se alguém quer avaliar taxistas, etc., tb pode. Nao sou contra o uso de aplicativos, desde que sejam aplicativos que chamem táxis regulares, como tb as companhias fazem. O que nao é possível é qualquer um se meter a fazer serviço de transporte. E PASSE BEM. Minha paciência já se esgotou.

          12. O 4 eu já tinha achado há

            O 4 eu já tinha achado há muito tempo, vc é que nao consegue — ou mais provavelmente NAO QUER — achar.

            Sério? Já leu os pareceres nos links que postei? Já deu uma olhada, mesmo que breve, nas leis indicadas? Duvido….

            Está obviamente pago para defender o Uber.

            Bela argumentação. Então, por analogia, você está obviamente sendo paga para defender os taxistas.

            E se alguém quer avaliar taxistas, etc., tb pode.

            Pode? Como, explica aí como se faz…..de maneira eficiente, claro. Não vale falar que basta ligar para o “call center” da Prefeitura.

            Nao sou contra o uso de aplicativos, desde que sejam aplicativos que chamem táxis regulares, como tb as companhias fazem. O que nao é possível é qualquer um se meter a fazer serviço de transporte. E PASSE BEM. Minha paciência já se esgotou.

            Essa é boa. Até parece que o taxista faz um curso de como se portar no trânsito e de como atender bem o passageiro…..tenha paciência…..ou melhor,  não tenha…..

          13. Se trocar Uber por…

            Cartel de Medelín tb funciona.

             

            Vai deixar um monte de gente feliz…

             

            Pagando bem, que mal tem?

             

      1. Não.

        O transporte individual de passageiros é de competência do município e só se pode trabalhar nele mediante uma licença expedida pela prefeitura.

         

        Eles querem criar a figura do “trasporte individual privado” alegando que os táxis são “trasporte indidual público”.

         

        Papo furado, taxista não é funcionário público é um permissionário como um pipoqueiro ou dono de barraquinha de cachorro quente.

         

        Experimenta montar uma banca de camelô no centro da cidade? Isso é o Uber. 

         

        Aí eles pleitam o direito à livre iniciativa e direito a excercer uma atividade profissonal.

         

        Que bonito!… Então por quê o Fernandinho Beira Mar está preso??

         

  2. Uma vez o taxista meteu o pau

    Uma vez o taxista meteu o pau no bolsa de família e eu concordei acrescentando ser contra qualquer tipo de privilégios, inclusive a isenção de impostos para compra de táxis. Eu achei que o cara ia me matar ali mesmo, seu olhar no retrovisor dizia isso, mas ele levou-me até o destino bufando e não falou nem uma palavra mais.

    1. A isenção é consequência da…

      … obrigação da troca do veículo em no máximo cinco anos. Pelo preço dos carros não precisa ser gênio para entender que sem uma redução no preço final a conta não fecha. Além das exigências, como o carro ter ar condicionado e mala com volume mínimo.

       

      Não fosse isso ainda teria Fusca e Corcel II na praça.

       

  3. Deputados querem botar arma na mão dos Taxistas e Caminhoneiros

    Deputados Delegados com perfil de repressore,,da bancada da morte e  eleitos irresponsavelmente se aliaram a indústria de armamento para liberar geral : querem facilitar a compra de armas para taxistas(imaginem briga com os Uberistas), facilitar para caminhoneiros, guardasmunicipais , carcereiros , baixar a idade de porte para 21 anos, liberar para quem tem processo criminal etc. Ao invés de assumir condgnamente suas funções como servidores públicos querem transferir para o cidadão comum o que é dever do Estado.

    Esses Deputados pseudo Delegados não tem a mínima condição de exercerem essa profissão.

    Será que policiais e delegados ainda são formado com perfil de DEICOD? E como agentes da Opressão de Estado?

  4. Meu medo de avião acaba no instante em que eu pego um táxi

    Isso eu digo sempre às pessoas próximas que medo de viajar em avião. Qualquer medo que eu sinta no voo se esfarela na comparação com cinco minutos de uma viagem de táxi, mesmo depois que eu peço ao motorista pra ir devagar.

  5. Injusta generalização

    Acho muito triste e injusta essa generalização. Meu marido é taxista, leitor assíduo desse blog e frequentador dos saraus do

    Nassif em Belo Horizonte, onde moramos. É um trabalhador honesto, culto, educado e corre o risco de ver sua profissão sucateada…

  6. Matê, é bom dar nomes aos bois:

    O caso da agressão no sul, foi em Porto Alegre. Sou gaúcho e me envergonho dessa verdadeira máfia que se formou em torno dos táxis na capital gaúcha.

  7. A maioria dos taxistas não é

    A maioria dos taxistas não é de quem detém a permissão, ou placa, mas de escravos. Pelo menos no DF. Conta-se que aqui no DF tem um sujeito que tem mais de 300 permissões e “escraviza” 600 pessoas, pois cada carro seu realiza dois turnos de 12h. Portanto a proibição do UBER não protege uma categoria profissional, como querem fazer crer. Protege, na maioria, empresários que exploram trabalhadores. Além disso, no DF deveria ter sido acrescido um total de 2.900 táxis à frota, ainda na Copa do Mundo. No entanto as mobilizações dos taxistas, cuja presidente também detém diversas permissões, reduziram esse total a 600. O Uber, diante desse quadro, é muito bem vindo.

    1. Desulpe…

      …mas não é bem assim.

       

      A Uber na modalidade Black fica com 20% da féria do carro. Na X fica com 35% da féria diária. Isso sem ter despesa nenhuma, pois o risco é todo do motorista parceiro.

       

      Outra: Ela não exige que o carro esteja no nome do motorista cadastrado. Isso já está permitindo a máfia das vans entrarem no sistema comprando carros e colocando motoristas. Analise no Uber Black: 20% da empresa, o dono do carro vai ficar com a maior parte, já se fala em 20% para o motorista e o resto para o dono do carro, uns 60%. Então, meu caro, só trocou o feitor.

       

      Outra: Eles aceitam motoristas auxiliares como o taxi, então entram em cena os “investidores”, Em SP jpá tem gente criando locadoras de veículos só pra trabalhar com os taxis de aplicativos. De novo, só vai mudar o senhor do engenho, a escravidão vai permanecer…

       

      1. É… sob este ponto de vista,

        É… sob este ponto de vista, do acúmulo de “ubers”, creio que tens razão. Só muda quem está do lado opressor da chibata.

  8. uber e vans

    Maitê,

    No RJ, são pouco mais de 30 mil táxis e cerca de 400 Uber nas ruas.

    Como pode menos de 2% deles ameaçar o conjunto de uma categoria ? De qualquer maneira, permitir o funcionamento da nova opção, sem que tenha de submeter-se à legislação que existe para a categoria, me parece um contrasenso.

    O universo das empresas de taxi e taxistas sempre foi bastante complicado, a fiscalização por parte da prefeitura quase sempre apresenta uma óbvia deficiência, e o principal, os donos de empresas são fortes financiadores de campanhas políticas. Interessante é o fato de as vans, serviço alternativo semelhante, depois de mais de 15 anos pelas ruas ainda não terem conseguido qualquer tipo de licença, logo, funcionando de modo inteiramente irregular e ninguém fala nada, provavelmente por ser opção de transporte prá gente mais simples.Ouvi dizer que a maioria das vans paga pedágio às milícias.

    Ou seja, qual seria a diferença entre uber e van ? 

    1. Nenhuma. Dois casos de transporte irregular

      E as vans sao coibidas…

      Qualquer transporte de passageiros fora de regulamentaçao É UM RISCO PARA OS PASSAGEIROS. E deixar a fiscalizaçao para a própria firma que lucra com o serviço só pode ser piada.

      1. Qualquer transporte de

        Qualquer transporte de passageiros fora de regulamentaçao É UM RISCO PARA OS PASSAGEIROS. E deixar a fiscalizaçao para a própria firma que lucra com o serviço só pode ser piada.

        O problema é que o Estado na maioria das vezes está se recusando a regulamentar e sim, atendendo a máfia dos táxis, partindo para a repressão (indevida) e proibição.

         

        1. Mas já existe regulamentaçao!

          Vc quer que os serviços sejam duplicados, com o detalhe de que uns pagam licença e os outros nao? Tá brincando… A repressao é devida sim, é a mesma dada às vans.

          A única soluçao correta para esse problema seria a proibiçao do acúmulo de licenças. Cada motorista só poderia ter uma, e a terceirizaçao seria proibida. Se alguém terceirizasse e o carro fosse pego pela fiscalizaçao a licença seria cancelada. Aí acabaria a exploraçao.

          1. Duplicados? Um é transporte

            Duplicados? Um é transporte individual público (táxis), o outro é individual particular (UBER). Não há duplicidade, e está na lei. Lei o link abaixo. Igual ao dito neste link existem outros. Inclusive uma fala da Min do STJ Nancy Andrigh, da qual destaco (http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/09/24/so-lei-federal-pode-regulamentar-ou-proibir-o-uber-diz-ministra-do-stj.htm):

            Segundo ela, as recentes decisões de governos estaduais e municpais para regulamentar ou proibir a atuação do aplicativo de transporte Uber não devem durar, caso pedidos de contestação cheguem ao Supremo Tribunal Federal.

            O STF, na avaliação da ministra, deverá vetar essas decisões por serem inconstitucionais. Segundo o Artigo 30 do Capítulo IV do Título III da Constituição, compete aos municípios organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, serviços públicos de interesse local, incluindo o transporte coletivo.

            Porém, Fátima fez uma distinção entre os serviços prestados pelos taxistas e pelo aplicativo. “O táxi é transporte público individual, que deve atender de forma universal os passageiros, enquanto o Uber é um transporte privado individual, no qual impera a autonomia da vontade do motorista, de acordo com sua conveniência”.

            A lei 12.468/2011, que regulamenta a profissão de taxista, o define por “utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros”. Para a classe, o Uber opera em sua área de atuação, mas sem a regulamentação exigida.

          2. Haja blablablá

            Transporte público individual X transporte privado individual… Se fosse assim qualquer um podia pôr carro de aluguel na praça. Conversa fiada.

          3. Então, vá reclamar com nossos

            Então, vá reclamar com nossos legisladores. Eles é que são culpados por isso. Ou vá ler as leis indicadas, para entender o X da questão melhor.

          4. Não entendo muito não, mas

            Não entendo muito não, mas procuro me informar para não ficar na base dos “achismos”. Procura ler o documento do link que coloquei num comentário mais abaixo. Se quiser, te passo outros. Ou, se preferir, pode indicar em que item de lei está caracterizado que o UBER é ilegal.

    2. Alfredo..

      Algumas considerações:

       

      O sistema de vans do Rio foi prticamente dizimado pelos governos estaduais e municipais. Não eram uma opção ruim, levando em conta o péssimo serviço oferecido pelas empresas de ônibus e pela lentidão dos governos em implementar o metrô, que em 50 anos tem apenas 100km.

       

      Elas agora praticamente circulam em bairros em complemento aos ônibus. Mesmo contra a opinião do povo que achava o servico de razoável a bom.

      No caso do Uber x Táxis, tem muita coisa a ser vista. Primeiro, que no mundo todo essa empresa se estabelece e sem respeitas as leis locais entope as cidades de carros fazendo o serviço de táxi. Ora, taxi nunca foi transporte de massa, tem uma fórmula de “n” carros por habitante que o Rio e outras capitais já estourou faz tempo. Não parece, mas tem carro demais. Aí vem uma empresa que em nome da “modernidade”, “diretio de escolha”, etc. entra metendo o pé na porta, não paga impostos, não dá garantias a seus motoristas, e já estão praticando todos os vícios criticados nos táxis.

      Esses carros que você conta são da modalidade Black, que se propõe a ser um carro de luxo com serviço diferenciado. Mas eles estão começando a introduzir a modalidade X, que são carros equivalentes aos táxis, mas com uma tarifa menor, que segundo opiniões se configura dumping, pois a empresa visa a destruição do modal táxi para exercer um tipo de monopólio.

      Se derem uma olhada no site “Reclame Já”, verão um monte de queixas contra o Uber: Tarifas abusivas (não tem taxímetro e exite a prática da tal “tarifa dinãmica” em que a mesma corrida pode ficar mais cara conforme a demanda.), cobranças em dólar a usuários locais que usam cartão internacional, cobrança de uma “higienização” do carro no valor de R$ 100,00 se o motorista alegar que vc sujou o carro (vem debitado no seu cartão sem você saber ou concordar).

       

      O brasileiro gosta de tirar vantagem em tudo, mesmo que seu semelhante se ferre e isso que vai ocorrer. Com uma concorrêcia desleal com os táxis que pagam mais tributos e são fiscalizados, multados e rebocados por qualquer bobagem ficará muito difícil. Por exemplo, como os carros da Uber não são oficalmente taxi, as multas podem ser transferidas para terceiros. O taxista não, pois ele é cadastrado no SMTR e só pode-se multar os condutores cadastrados para aquele carro.

       

      Não sou taxista, mas tenho amigos e parentes que vivem do taxi. Estamos falando de mais de 300 mil famílias que dependem desse segmento para viver. Abrir a porteira e transformar o serviço numa bagunça não vai resolver, nem para os usuarios de transporte individual.

       

      Não defendo o monopóiio puro e simples, mas sim uma regulamentação que equilibre as coisas e todos ganhem. Os profissionais e os usuários.

       

  9. Generalizaçao ABUSIVA

    Sou passageira regular de táxi, nao formo opiniao por um ou poucos casos. Como ando sempre com peso e tenho problemas com o joelho, nao posso andar de ônibus e nao dirijo. Tomo táxi todo santo dia. Nao vou dizer que nao tenha problemas nunca, já tive problemas com taxistas como já tive com vendedores, bancários, MÉDICOS, etc. Prefiro mil vezes andar em carros regulares, fiscalizados pela Prefeitura (mesmo se mal…), com preço tabelado, COM SEGURO OBRIGATÓRIO PARA PASSAGEIROS (o que os carros do Uber nao têm) e que eu possa pegar na rua, nao precise chamar por smartphone (que nao tenho, e que é perigoso de usar na rua).

  10. A Globo adora e defende a Uber…

    Mas não mostra isso:

     

    http://andredotaxi.blogspot.com.br/2015/11/taxista-e-atacado-por-motorista-do-uber.html

     

    Taxista agredido por um motorista da Uber.

     

    Não tem santo nisso, como não tem em nada.

     

    A Uber paga de boazinha, mas se você morrer num carro de um “parceiro”, ela não vai te pagar nada pois vai alegar que não é empresa de táxi, é uma empresa de tecnologia que apenas faz a mediação entre motoristas e passageiros.

     

    Está registrada no Brasil com um capital social de menos de 10 mil reais. Mesmo valendo 50 bilhões na NASDAQ e com suas ações no portifólio de investidores do porte do George Soros.

     

    Aí dá pra entedender as coisas…

     

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