Apesar dos avanços, 805 milhões de pessoas passam fome

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Cerca de 805 milhões de pessoas no mundo passam fome, o equivalente a uma em cada nove, segundo informe de vários organismos das Nações Unidas divulgados hoje.

No entanto, o estudo apontou para mudanças positivas, com um declínio de mais de 100 milhões de pessoas que passam fome na última década e mais de 200 milhões desde 1990.

Mesmo assim, este número é absolutamente inaceitável, disse em entrevista, Juan Carlos García Cebbola, diretor da equipe de direito à alimentação da FAO, organismo da ONU.

 “Isto que nos diz da tendência global temos logo que qualificá-lo a nível de regiões. Nem todas as regiões estão avançando na mesma velocidade ou tem o mesmo desafio. Por exemplo, na África Subsahariana ainda estamos em uma situação em que um a cada quatro pessoas padecem ainda de subnutrição crônica”, explicou Cebolla.

O acesso aos alimentos tem melhorado substancialmente na Europa Oriental, partes da Ásia e da América Latina, especialmente nos países que implementaram programas de proteção social.

No entanto, a Ásia, que é a região mais populosa, continua sendo o lar da maior população com fome no mundo, 526 milhões de pessoas.

A edição de Estado de Insegurança Alimentar no Mundo (SOFI 2014), deste ano, inclui vários estudos de caso. Destaca-se, entre eles, a Bolívia, que criou instituições encarregadas da questão que envolvem vários setores, inclusive a dos índios.

Além disso, menciona como boa prática o Programa Fome Zero do Brasil.

Com informações da ONU

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Deveríamos estar na etapa de

    Deveríamos estar na etapa de distribuição de diversão e lazer, e ainda persiste a fome do mundo.

    Mundo atrasado e retrógrado.

    1. Concentração da riqueza

      Lembro da outra reclamando da faixa de ciclismo em SP, dizendo que suas clientes ricas não iriam andar de bicicleta de salto alto e portanto, eles trafegavam nas faixas ciclaveis e nem ai para os ciclistas e pedestres. Essa concentração de riqueza e esse pensamento tacanho, mesquinho, misantropo, são os grandes entraves para que esse mundo avance e que ninguém nunca mais fique sem três refeições ao dia. 

      1. O grosso dos habitantes do

        O grosso dos habitantes do planeta que passam fome estão na Africa, que já foi descolinizada há 50 anos, portanto não se coloque a culpa na elite branca de olhos azuis e sim nas elites negras da cleptocracia com apartamentos na Av.Foch em Paris.

  2. Planeta do Ano

    Em reportagem de capa lá por 1987, a revista Time promoveu, como o “Man of the Year”, o “Planet of the Year”, com uma foto do planeta na capa.

    Nesta reportagem,um dos títulos do assunto dizia que:

    “O mundo produz DUAS VEZES mais trigo do que a humanidade consome”.

    E parte significativa da humanidade passa fome…

    Não é por falta de alimento!…

    Por que será?

  3. Parabéns ao Brasil, campeão mundial em combate à miséria e fome

    Isto faz parte das lideranças que o Brasil já pode oferecer ao mundo.

    Sem precisar de lideranças militares ou imperialistas.

  4. Comida.

    (“Você tem fome de quê?” sugestão pra marketing dirigido a redes sociais e parcela de uma juventude de rebeldes sem causa e desiludidos, e afins). Sugiro. Falha o marketing (taxativa frase, leia-se opinião de cidadão). A quem, por acaso, interessar, acesse-se meu arquivo com os titulos “sem medo de ser feliz” (um arremdo de folheto de cordel) e “Apenas impressões de um cidadão comum” ontem e hoje, nalguma seção.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=rsvQZR4nPCo&list=PL2P2pRRmLiJYdvYbcRoEyY7F8WfiJHtoT align:left]

    1. se sacaram…

      Video apresentado no Seminário – Reconhecimento e Redistribuição no curso de Ciências Sociais – UFES 07/04/2010 Está-se diante de ideologia de consumo q quer shoppings,smartphones,desejos q perspassam até classes do minha casa minha vida e + tiquinho (importante) no prato.Vai-se a missas,ajoelha-se,+ educação,+ saúde,+ segurança, internet de 25 Mbps!..para 90% da população…que qq candidato atua e acena em eleições.Luta q não surpreender adversário em criatividade está fadada a continuar retrógrada.A adversária e assessoria sabem bem disso.E a vanguarda?Fica na vanguarda e só. O ilusionismo criatvo pode ganhar o povo. E se fica no medo da estretégia de diversificação. Avanço?

  5. Brasil reduz à metade o número de pessoas que passam fome

    Do Terra
     16 de setembro de 2014 • 11p1 • atualizado às 11p3
    Brasil reduz à metade o número de pessoas que passam fome
    Relatório mostra que o País cumpriu a meta estabelecida pela ONU graças a políticas econômicas e programas sociais

    Produtos da agricultura familiar incorporados à merenda de escolas públicas ajudaram a diminuir os números

    Nos últimos dez anos, o Brasil conseguiu reduzir à metade sua população que sofre com a fome, cumprindo com um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pelas Nações Unidas (ONU) para 2015. Os dados foram divulgados nesta terça-feira por meio de um relatório da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA).

    O documento assinala que o programa Fome Zero fez da fome um problema fundamental incluído na agenda política do Brasil a partir de 2003. Nos períodos 2000/2002 e 2004/2006, a taxa de desnutrição no País foi reduzida de 10,7% para menos de 5%. Segundo a ONU, a diminuição da fome e da pobreza extrema tanto em zonas rurais como urbanas é o “resultado de uma ação coordenada entre o governo e a sociedade civil, mais que de uma só ação isolada”.

    As políticas econômicas, destaca o relatório, e os programas de proteção social, combinados ao mesmo tempo com ações para a agricultura familiar, contribuem à criação de empregos e ao aumento de salários, assim como à diminuição da fome. Todos estes esforços realizados pelo Brasil permitiram que a pobreza fosse reduzida de 24,3% a 8,4% entre 2001 e 2012, enquanto a pobreza extrema também caiu de 14% a 3,5%.

    O relatório também evidencia que outro dos pilares fundamentais da política de segurança alimentar no Brasil é o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que proporciona refeições gratuitas aos alunos das escolas públicas e do qual se beneficiaram mais de 43 milhões de crianças em 2012.

    Os ODM são uma lista de oito indicadores, estabelecidos pela ONU no ano 2000, que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população mundial no horizonte de 2015.

    Fome no mundo
    O mesmo relatório mostra que o número de pessoas famintas no mundo caiu em mais de 100 milhões na última década, mas que 805 milhões, o que representa uma em cada nove no planeta, ainda não têm o suficiente para comer.

    “Um estudo sobre onde estamos na redução da fome e desnutrição mostra que o progresso na redução da fome em nível global se mantém, mas também que a insegurança alimentar ainda é um desafio a ser vencido”, diz o texto.

    Países como Brasil e Indonésia já alcançaram a meta de desenvolvimento ao cortarem pela metade a proporção de desnutrição de suas populações por meio de investimentos e políticas em áreas como agricultura e alimentação escolar.

    Mas o relatório pede mais esforços em outros lugares, especialmente na África subsaariana e no sul e no oeste da Ásia, para reduzir a fatia de população faminta nos países em desenvolvimento para 11,7 por cento, ante 13,5 por cento atualmente, até o fim de 2015.

    Uma meta mais ambiciosa, de cortar pela metade o número absoluto de pessoas cronicamente desnutridas até 2015, foi cumprida por 25 países em desenvolvimento desde 1990, mas não houve tempo suficiente para todo o mundo alcançar esse objetivo, explica o relatório.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador