Comitê da Câmara dos EUA pressiona Trump sobre ligações com o Brasil de Bolsonaro

Eliot Engel, Bolsonaro, Mike Pompeo

Do site da influente Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara dos Estados Unidos

Engel a Pompeo: Condenar o ataque de Bolsonaro aos direitos humanos

De 9 de Janeiro, 2019

Washington – O deputado Eliot L. Engel, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara, liderou hoje um grupo de membros do Comitê, pedindo ao secretário de Estado, Mike Pompeo, para condenar as recentes ações do novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que visam os LGBT do país, indígenas e afro-brasileiras. Em uma carta ao secretário , o presidente Engel e seus colegas expressaram sua preocupação de que o fracasso do Departamento de Estado em resolver esse problema crescente enfraquece o compromisso dos Estados Unidos com a democracia e os direitos humanos nas Américas.

“Está claro que as preocupantes declarações passadas do Presidente Bolsonaro sobre direitos humanos não estão mais confinadas à retórica”, dizia a carta. “Ficamos, portanto, perplexos porque, após sua reunião com o Presidente Bolsonaro, uma leitura do Departamento de Estado explicou que você “reafirmou a forte parceria EUA-Brasil, enraizada em nosso compromisso comum com democracia, educação, prosperidade, segurança e direitos humanos ”. Não está claro se o presidente Bolsonaro compartilha esses valores. Se a administração Trump está de fato comprometida com essa parceria, nós sugerimos fortemente que você não aceite o comportamento de Bolsonaro, mas levante objeções públicas e privadas a essas ações recentes. ”

O texto completo da carta segue e pode ser encontrado aqui .

Prezado Sr. Secretário:

Observamos com grande interesse sua recente visita ao Brasil para a inauguração do presidente Jair Bolsonaro, que, em seus primeiros dias no governo, realizou uma série de ações voltadas a grupos marginalizados, particularmente LGBT, indígenas e afro-brasileiros. Tornou-se imediatamente claro que as preocupantes declarações passadas do Presidente Bolsonaro sobre direitos humanos não estão mais confinadas à retórica.

Ficamos intrigados com o fato de que, após a reunião com o Presidente Bolsonaro, uma leitura do Departamento de Estado explicou que você “reafirmou a forte parceria EUA-Brasil, enraizada em nosso compromisso comum com democracia, educação, prosperidade, segurança e direitos humanos”. Não está claro se o Presidente Bolsonaro compartilha esses valores. Se a administração Trump está de fato comprometida com essa parceria, sugerimos fortemente que você não aceite o comportamento de Bolsonaro, mas apresente objeções públicas e privadas a essas ações recentes.

Em 2013, o presidente Bolsonaro declarou que estava “orgulhoso de ser homofóbico” e “preferia ter um filho que é viciado do que um filho que é gay”. Dois anos antes, ele disse que “preferiria que seu filho morresse acidente de carro do que ser gay. ”Infelizmente, o antagonismo do Presidente Bolsonaro em relação à comunidade LGBT estava em plena exibição em suas primeiras horas no cargo quando excluiu indivíduos LGBT daqueles grupos que seriam protegidos por um novo Ministério dos Direitos Humanos.

A transferência de responsabilidades do presidente Bolsonaro, que transfere territórios indígenas e terras reservadas para descendentes de ex-escravos do Ministério da Justiça para o Ministério da Agricultura – em grande parte controlados por aqueles ligados à indústria agroindustrial do país – também é extremamente preocupante. Como a Associated Press escreveu, essa decisão “provavelmente tornará praticamente impossível que novas terras sejam identificadas e demarcadas para as comunidades indígenas”.

Apreciamos a importância de trabalhar com parceiros nas Américas, como o Brasil, para promover os direitos humanos e a democracia na Nicarágua, Venezuela e Cuba. Ao mesmo tempo, é essencial que os Estados Unidos continuem a defender a natureza universal dos direitos humanos falando quando os direitos de qualquer grupo marginalizado estão comprometidos.

Pedimos que você fique ao lado do povo do Brasil e das Américas e se mantenha fiel ao seu compromisso declarado em relação aos direitos humanos no Brasil, opondo-se às recentes ações do Presidente Bolsonaro.

Obrigado por sua atenção a este assunto urgente. Estamos ansiosos para ouvir de você.

Atenciosamente,

Eliot L. Engel                                                           
Presidente                                                                
House Household Affairs Committee

Albio Sires     
Membro do Congresso

Gregory W. Meeks                                                      
Membro do Congresso                                                

David N. Cicilline 
Co-Presidente 
LGBT Equality Caucus

Lois Frankel                                                             
Co-Presidente do                                                                 
Comitê Parlamentar para Questões da Mulher

Joaquin Castro 
Membro do Congresso

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como No Tempo das Volantes

    Nassif: se até os donos do quintal temem o governo daBala, imagine o SapoBarbudo. Dizem, tá se cagando na cela. E não seja pra menos. Os VerdeSaúva (AttaLaevigataCaesernorium, variedade com saldado de cabeça lisa, mas nada brilhante) parecesse que vão promover um banquete. E querem a cabeça dele (literalmente), na bandeija…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador