Dicas para não deixar de lado o lazer, por falta de dinheiro

Crédito: Shutterstock
 
Blog Finanças Femininas
 
UOL
10 desejos que você pode realizar sem dinheiro!

Quantas vezes você pensa em alguma atividade que te dá prazer, mas que sempre acaba ficando de lado porque você usa aquela velha desculpa de que está faltando dinheiro? O nosso cotidiano é recheado dessas situações.

Você folheia uma revista e assim que se depara com uma linda modelo estampando uma campanha, logo pensa: “Como ela é bonita! Mas com o dinheiro que deve ter, qualquer pessoa poderia ficar bonita”. É um pensamento comum e recheado de julgamentos, ainda que isso não seja perceptível em um primeiro momento.

Em primeiro lugar, porque a beleza está muito além do que é estabelecido como padrão. Outro aspecto é que não é preciso ter um rio de dinheiro para estar bem consigo mesma, com seu próprio corpo. E não estamos falando aqui de uma perseguição a um padrão estético de beleza estabelecido, mas de sentir-se bem e criar uma rotina saudável.

Para acabar de vez com o argumento de “não faço porque não tenho dinheiro”, elaboramos uma lista de coisas que são possíveis sem a necessidade de investir aquela grana alta.

1) Ficar com o “corpo do verão”
Exercite-se. Não é preciso ter plano em academia ou cota em clube para praticar exercícios regularmente. Além de corridas ou caminhadas ao ar livre, você pode facilmente alugar uma bike por um preço super justo e pedalar pelas ciclovias, praças, calçadões e parques de sua cidade. Além das quadras de esportes variados que também podem ser encontradas em espaços públicos, como parques ou praças.

 

2) Dedique-se a um hobby
Encontre uma atividade que seja terapêutica para você, para relaxar no fim do dia ou nos fins de semana. Pode ser pintura, artesanato, dedicar-se a um instrumento musical ou passar um longo tempo descobrindo músicas novas e ouvindo novamente seus clássicos favoritos.

 

3) Aproveitar melhor o tempo com os filhos
Não é preciso gastar sempre para aproveitar bem o tempo com os filhos. Leve-os para passear de bicicleta no parque, ensine a eles suas brincadeiras de infância, passe um tempo com eles no sofá contando sobre sua infância, inclusive. Reúna a meninada na cozinha (vale chamar os amiguinhos) para fazer uma sobremesa gostosa e curtir uma tarde divertida.

 

4) Alimentação saudável
Tem gastado muito comendo na rua porque não tem tempo para cozinhar? Que tal comprar umas comidinhas leves, práticas e saudáveis? Faça mais sanduíches naturais, monte saladas com mais frequência e coloque esses alimentos no seu dia a dia.

 

5) Fazer mais programas culturais
Chega de dizer que não tem saído de casa porque tudo está caro demais. O que não faltam por ai são exposições e festivais gratuitos, shows e teatros com preços camaradas. Ocatraca livre é ótimo para dar boas dicas sobre isso.

 

6) Agradar as pessoas que amamos
Não é um presente caro que faz a felicidade das pessoas que queremos bem. Existem formas de demonstrar carinho e afeto que não requerem investimento em dinheiro, mas sim em criatividade. Um passeio ao ar livre, um presente feito por você com coisas que tem tudo a ver com quem você pretende presentear, tudo isso conta.

 

7) Estudar mais
Ainda que uma especialização não esteja nos seus planos por agora, existem vários cursos interessantes gratuitos, inclusive de universidades renomadas como a Harvard e a Fundação Getúlio Vargas. Fique de olho em cursos online, feiras de livros, visite a biblioteca pública de sua cidade, enfim, explore os recursos que estiverem a seu alcance.

 

8) Relaxamento
Meditação, Tai-Chi-Chuan, Ioga, entre várias outras atividades que podem trazer diversos benefícios para sua saúde sem a necessidade de um grande investimento. Existem grupos que se reúnem para realizar essas atividades em parques, você pode conferir algumas dicasaqui.

 

9) Ir a  lugares bonitos
Vá aos lugares bonitos da sua cidade. Muitas vezes uma vista bonita e um pôr do sol são suficientes para mudar o nosso dia.

 

10) Divertir-se mais
Não é preciso gastar uma nota na balada ou em restaurantes para se divertir. Amigos, comida gostosa e uma garrafa de vinho já garantem uma noite bastante agradável. Marque mais encontros em casa com os amigos: jantar, “happy our”, sessão de filme, carteado, etc.

 

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador