Durante trégua “humanitária”, 22 palestinos são mortos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Durante a trégua humanitária decretada por Israel registrou-se a morte de 22 palestinos e mais 150 ficaram feridos. A informação foi dada pelo porta-voz dos serviços de emergência, Ashraf Al Qudra, referente a um ataque feito por Israel a um mercado movimentado no bairro de Chajaya, entre a cidade de Gaza e a fronteira israelense.

Num momento anterior, um ataque aéreo israelense, no sudeste da Faixa de Gaza, vitimou sete palestinos.

Os dois ataques ocorreram durante a trégua humanitária de quatro horas anunciada por Israel e que deveria ocorrer a partir das 15h, hora local, e 9h no horário de Brasília. O movimento de resistência islâmica Hamas considerou o anúncio de trégua “humanitária” apenas um golpe publicitário.

O Exército israelense havia advertido, ao anunciar a medida “humanitária”, que a trégua não se aplicaria às zonas onde os soldados estivessem envolvidos em operações.  

Com informações da Agência Brasil e Agência Lusa

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PROJETO: PEDIDO DO CRISTO PELA PAZ
    PROJETO: O PEDIDO DO CRISTO PELA PAZ Caros amigos (as) é muito triste o que está ocorrendo no Oriente Médio com a guerra entre Israel e a Palestina. Pesando nisso, gostaria de sugerir um projeto: O PEDIDO DO CRISTO PELA PAZ, onde o Cristo Redentor no RJ, seria iluminado com a cor da esperança o verde, todo  mundo deve unir forças, para que essa guerra acabe logo e que o mundo viva em paz. Graças a Deus no  Brasil o povo israelense e palestino vivem na maior harmonia, um bom exemplo para todo o mundo. Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.  

     

    1. Concordo…

      que os árabes muçulmanos e árabes cristãos conviveram muito tempo em paz com os judeus. E ainda hoje isso tem um pouco de verdade, no Brasil. A questão nunca foi religiosa. É política – e atende a pretensões megalomaníacas dos sionistas. Justamente por não ser uma questão religiosa, chamar o Cristo Redentor para participar dessa história pode ser mais um problema do que um ato de boa vontade. Os judeus não aceitam a figura de Cristo e os muçulmanos aceitam-no apenas como um profeta. Não custa lembrar que foram os cristãos nas cruzadas que invadiram a Palestina matando judeus e árabes, fazendo daquela terra um rio de sangue. 

      Melhor deixar o Cristo Redentor quietinho. E chamar todos eles (Alá, Jeová, etc, etc) para uma conversinha franca.

  2. A Indignação Sul-Americana

    Países latino-americanos chamam seus embaixadores em Israel por causa dos ataques a Gaza

    Os governos do Chile e do Peru expressaram, nesta terça-feira, a sua indignação com a escalada das operações militares israelenses em Gaza e reiteraram o seu apelo para por fim às hostilidades.

    “Chile observa com grande preocupação e consternação as operações militares que não respeitam as regras fundamentais do direito humanitário internacional, como evidenciado pelas mais de 1.000 mortes de civis, incluindo mulheres e crianças, e pelo ataque a escolas e hospitais”, disse o Ministério das Relações Exteriores do Chile em um comunicado.

    O Ministério das Relações Exteriores do Peru, disse em um comunicado que “lamenta profundamente o rompimento do cessar-fogo e as novas operações militares israelenses em Gaza” e acredita que os recentes acontecimentos no Oriente Médio são  uma “nova e reiterada afronta às regras elementares do direito internacional humanitário. ”

    O Ministério das Relações Exteriores explicou que a decisão foi tomada em coordenação com governos de outros países da região e instou as partes a respeitar o cessar-fogo para permitir a implantação de apoio humanitário e a retomar as negociações que permitam um cesse permanente das hostilidades.

    O Governo de El Salvador também chamou sua embaixadora em Israel, Susana Edith Gun Hasenson, para consultas ante o “bombardeio indiscriminado” realizado por esse país. O Ministério das Relações Exteriores de El Salvador disse que a decisão tem caráter de “urgência” e foi comandada pelo presidente Salvador, Sanchez Ceren.

    O Equador foi o primeiro país a retirar seu embaixador de Israel ante a “gravidade da situação” que acontece na Faixa de Gaza. Em 18 de julho, Quito chamou a consultas imediatas o seu embaixador, William Basante. Cinco dias depois, o Brasil condenou veementemente o uso “desproporcional” da força por parte de Israel em Gaza e também chamou o seu embaixador.

    Mercosul também se junta à condenação do massacre de palestinos na Faixa de Gaza.

    O Mercosul também se pronunciou contra a matança de palestinos na Faixa de Gaza, durante a cúpula em Caracas. Os líderes latinoamericanos condenaram veementemente o uso desproporcionado da força por parte de Israel.

    “Condenamos a política criminal, de caráter genocida, e as ações bélicas do Governo de Israel contra o povo palestino, assassinando com aleivosia civis, incluindo mulheres e crianças. Neste sentido, exigimos ao Estado de Israel a suspensão do bombardeio, a ocupação e o bloqueio do território palestino. Além disso, chamamos os governos do Mercosul a adotar a medida de suspensão imediata do Acordo de Livre Comércio com o Estado de Israel”, assim ficou estipulado na declaração assinada hoje pelos países membros do bloco regional, de acordo às informações divulgadas pela agência Argnoticias.

    A decisão foi apoiada pelos presidentes Nicolas Maduro, da Venezuela; Cristina Kirchner, da Argentina; Dilma Rousseff, do Brasil; José Mujica do Uruguai; Horacio Cartes, do Paraguai, e Evo Morales, da Bolívia.

    O número de palestinos mortos nos 22 dias desde o início da operação israelense em Gaza já atingiu 1.200, enquanto 6.800 pessoas resultaram feridas. Um dos dias mais sangrentos ocorreu nesta terça-feira, quando 120 pessoas foram mortas. A ONU estima que mais de 215.000 palestinos foram forçados a deixar suas casas. Do lado israelense, 53 soldados foram mortos e três civis.

    Fonte: http://www.orientemidia.org/paises-latino-americanos-chamam-seus-embaixadores-em-israel-por-causa-dos-ataques-a-gaza-2/

    30 jul 2014

     

  3. A trégua humanitária

    Não acredito em nada da grande imprensa nacional e internacional quando se trata de Israel, o jeito é verificar as paralelas…

  4. Un autre tunnel découvert dans la Bande de Gaza

    “Wow, leur béton est vraiment de bonne qualité”

    Caricature de Shlomo Cohen dans le Israel Hayom

  5. Am loucura por mortes é

    Am loucura por mortes é tanta, que o Dr. ClaudiO, diretor do Hospital Albert Einsten, na Folha de ontem,

    defende o sionismo e o considera igual ao semitismo

    Os judeus de boa vontade, que são a maioria, não merecem porta-vozes assim

  6. O impressionante é os EUA vir

    O impressionante é os EUA vir com essa de sanções contra a Russia por um eventual ato de apoio aos separatistas ucranianos, quadro bem mais logico para a ação da Russia do que o de Israel praticar genocidio declarado em Gaza, no entanto não há um unico murmurio dos EUA sobre esse massacre enquanto se auto prejudicam muito para sancionar a Russia. Mais de 100 grandes corporações americanas tem negocios na Russia, essas sanções vão prejudicar mais o Ocidente do que a Russia, que estupidos.

  7. A TERRA SANTA

    Israel está localizado na região do cruzamento entre a Europa, a Ásia e a África e, assim como era nos tempos antigos, é a ponte continental entre o Mar Mediterrâneo e os  desertos da Jordânia e da Arábia.

    Possui 290 quilômetros de comprimento, 137 quilômetros de largura, em seu ponto mais largo, e 35 quilômetros de largura no seu ponto mais estreito.

    A área territorial de Israel comparada com as áreas territoriais do Reino Unido e dos EUA.

     

    POPULAÇÃO

     

    • Líbano: 4 milhões 

    • Jordan: 6 milhões 

    • Israel: 7 milhões 

    • Síria: 19 milhões 

    • Arábia Saudita: 25 milhões

    • Iraque: 29 milhões 

    • Irã: 70 milhões 

    • Turquia: 73 milhões

    • Egito: 74 milhões

     

    POPULAÇÃO COMPARADA COM A DOS PAÍSE ÁRABES

     

    • Israel: 7 milhões 

    • Países árabes vizinhos: 217 milhões (excluindo a Turquia com 73 milhões)

     

    QUEM GOVERNOU  E QUEM VIVEU NA TERRA DE ISRAEL AO LONGO DA HISTÓRIA

    FONTE [ 2012 ]

    http://barrywingfield.com/2012/05/29/how-big-is-israel-compared-to-the-us-and-other-factual-questions-about-modern-israel/

    1. Coxinhas se prestam a cada coisa…

      Os “dados” que jns copia e cola aqui, são do seu colega gringo pró estado fascista de Israel. Reparem na tendenciosa planilha que exclui palestinos (árabes), que vão “aparecer” de repente só em 630 DC. Ciência da fé, demais. Coincide com a visão racista israelense de negar a existência de um povo que esteve bravamente ao lado dos judeus durante a invasão cruzada. Além disso, o parvo estudioso dá o nome de Israel ao território que até a Bíblia chama de Palestina.

      Os habitantes judeus de Israel são predominantemente europeus, desde muito afastados de seus irmãos sabras (judeus palestinos) e árabes palestinos. Os judeus europeus foram para essa parte do mundo cumprir a profecia sagrada dos racistas ocidentais. A fórmula do “Lar Judeu” caiu como uma luva para eles. Se livraram da responsabilidade de serem coniventes com o holocausto. Com a criação do estado de Israel, pagaram a dívida – com o cheque dos outros.

  8. Onde Ele está?

    Como é lindo um sorriso numa criança,
    O seu olhar brilhante,
    A sua alma cheia de esperança
    Numa vida radiante.

    Como é linda a sua inocência
    A sua bondade e o seu divertimento
    À medida que vai ganhando experiência
    Nesta vida que voa ao ritmo do vento.

    Como é lindo vê-la crescer
    Sempre, mas sempre a brincar
    Sem nunca deixar de aprender
    O que mais tarde terá que ensinar.

    Como é lindo ouvir o seu falar
    Calmo, suave e inocente
    Ao nos contar o que acabou de sonhar,
    Sempre com uma alegria fluente.

    Como é lindo tudo isto existir
    E nos encher o coração de esperança
    Que um novo futuro virá a sorrir,
    E com ele a felicidade de uma criança.

    O autor é João Filipe Ferreira, o escriba que não conheceu os terroristinhas palestinos

    Fotos postadas em redes sociais mostram os meninos correndo por suas vidas, pouco antes do ataque que matou

    Estes são os perigosíssimos integrantes do Hamas, pouco antes de serem abatidos por delicados mísseis israelenses,  quando tramavam, com a bola de futebol nos pés, violentas ações de guerra em uma praia qualquer da Faixa de Gaza.

    Lembro-me – com a minha impotência bestial e muito ódio armazenado na alma – do garotinho da Síria que foi destroçado dentro de um ônibus escolar e, durante o atendimento médico, antes de morrer, ameaçou:

    – “Quando eu chegar lá no céu, vou contar tudo prá Ele…”

  9. 87% dos israelenses aprovam a

    87% dos israelenses aprovam a ação de Israel. Vamos continuar dizendo que uma coisa é o governo, outra é a população? Quem elege estes representantes direitistas e genocidas?

    Vi uma entrevista de uma senhora judia cujo filho é um soldado que foi ferido , dizendo que deseja sua pronta recuperação  para voltar à luta na Faixa de Gaza.

    Parece que a propaganda de vitimização dos “escolhidos por Deus” e a campanha de desumanização dos palestinos surtiu efeito na população que aplaude tudo o que está acontecendo, inclusive montando camarotes com comes e bebes para assistir ao bombardeio.

     

    1. Deus não escolhe nada

      Nilva, por favor: considereque pelo menos 13% dos israelenses são contra a barbaridade sionazista. Fosse 97% de idiotas, ainda assim não representariam a totalidade dos judeus. Você não citou a fonte, então corre o risco de estar reproduzindo números tendenciosos. Além disso, mesmo torcendo para que você não seja racista, pode estar alimentando-os com sua posição um tanto extrema. Não tiro a razão de sua revolta, mas lembre-se que essa generalização pertence ao discurso dos nazistas de todas as cores, incluindo os nazisraelenses. 

      São muitos os judeus que são contra Israel, contra os sionistas ou contra os conceitos raciais do judaísmo. Embora não frequentem estatísticas, acredito que estes estão mais próximos da cultura judaica do que os demais. Devemos ser contra os crimes do estado nazista de Israel, mas temos que evitar culpar os que não tem culpa, concorda?

  10. Que moral tem os EUA para

    Que moral tem os EUA para cobrar da Rússia supostos apoios aos separatistas ucranianos , sob a ótica do humanismo , ou demonstrar indignação com as matanças na Síria e no Iraque , alias , que podem ser creditados em sua conta de xerife internacional , quando se cala ante Israel em sua escalada imperialista e sangrenta na faixa de Gaza …

  11. Direitos Humanos Seletivo

    O Hamas rompeu com todos os cessar fogos e tregua humanitaria e o governo de Israel falou que se o Hamas tacasse misseis durante a tregua humanitaria ele iria revidar. Os direitos humanos agora e’ valido para apenas para alguns? Isto que dizer que os mais oprimidos tem direito de matar os que atacam. Os palestinos que protestaram contra o Hamas na faixa de gaza foram reprimidos e mortos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador