No Rio, cartilha da Defensoria orienta pessoas em situação de rua

Jornal GGNNo Rio de Janeiro, a Defensoria Pública do Estado (DPRJ) lança uma cartilha que pretende informar às pessoas em situação de rua sobre seus direitos e o serviços públicos à sua disposição. Segundo o órgão, houve um aumento nas denúncias sobre constrangimentos e agressões nas abordagens feitas a moradores de rua nas semanas que antecederam os Jogos Olímpicos no Rio.

A cartilha “Direitos Humanos da População em Situação de Rua”. foi elaborada pelo  Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), que atende cerca de 70 pessoas em situação de rua semanalmente.

A Defensoria também realiza as Rondas de Direitos Humanos, percorrendo o centro e zona sul da cidade a cada 15 dias para ouvir pessoas sobre abordagens realizadas por autoridades, como policiais militares e guardas civis.

A defensora pública Carla Beatriz diz que, além dos direitos, a cartilha traz os contatos que os moradores de rua devem procurar em caso de agressão ou violação. “Até mesmo para quem não saiba ler. Eles podem pedir ajuda na rua para se orientarem e saberem o que devem fazer”, afirma. A cartilha será entregue em ONG’s e centros de acolhimento.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) datados de 2013, 5580 pessoas vivem em situação de rua no Rio de Janeiro. 80% destas pessoas saíram de casa em razão do vício em álcool ou por causa de conflitos familiares.

 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador