ONG mantém cursinho com reciclagem de óleo de cozinha

Jornal GGN – Uma campanha de doação de óleo de cozinha está garantindo a sobrevivência de um cursinho pré-vestibular gratuito na periferia e região metropolitana de Porto Alegre. O óleo arrecadado é vendido para pequenos agricultores e para uma empresa local. Dessa forma, a Ação Solidária Madre Cristina consegue manter suas ações sociais.

Do Sul 21

Campanha recolhe óleo de cozinha para manter cursinho pré-vestibular

Criada pela Ação Solidária Madre Cristina (ASMC), a campanha “Doe seu óleo de cozinha” ajuda na manutenção das ações realizadas pela ASMC e pelo Levante da Juventude Popular, voltadas para jovens das periferias da Capital e Região Metropolitana. Implantada em 2009, a campanha conta com 47 pontos de recolhimento na Capital, entre condomínios, restaurantes, bares e escolas. O óleo arrecadado é vendido para o Movimento de Pequenos Agricultores, além de uma empresa.

Na divulgação da campanha, a ASMC destaca a importância de reciclar o produto e não jogá-lo na rede de esgoto. Isso porque é prejudicial à fauna e à flora, além de causar entupimento dos esgotos nas cidades. Os agricultores transformam o produto em biodiesel. Já o Levante aproveita o óleo coletado para fazer material de limpeza, no caso sabão.

Uma das principais atividades mantidas com os recursos arrecadados é o cursinho pré-vestibular e pré-Enem Afirmação, que prepara, gratuitamente, os alunos para as provas. Hoje, há 45 estudantes frequentando as aulas. Conforme um dos representantes da direção do Levante, Maister F. da Silva, os recursos também ajudam na realização das ações de intercâmbio entre a juventude urbana e rural.

Ao mesmo tempo, a ASMC está promovendo uma vaquinha online por meio da rede social da ONG. Os recursos, conforme Maister, irão servir para troca do veículo, que é usado para o transporte do óleo, e também para comprar mais bombas, ampliando os pontos de coleta do produto. “Queremos arrecadar fundos para a troca da camionete, que é uma pampa de 1996”, explica Maister, que também é integrante da direção do Movimento de Pequenos Agricultores. Além disso, o dinheiro da vaquinha será utilizado para comprar um retroprojetor e um notebook para a realização de oficinas e palestras socioambientais.

Os interessados em instalar um ponto de coleta de óleo de cozinha podem entrar em contato pelo telefone (51) 3228 8107 ou e-mail: [email protected].

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  Uma garrafa PET na porta da

     Uma garrafa PET na porta da geladeira para colocar  o óleo de cozinha usado.  Na internet  procurar os pontos de coleta na sua cidade.

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador