Palestra relembra 100 anos da Coluna Prestes no RS

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Evento será realizado no Instituto Histórico e Geográfico de Santo Ângelo e terá a presença da filha de Luiz Carlos Prestes

Foto: Acervo CPDOC/FGV – Ministério do silêncio. Lucas Figueiredo. Editora Record – via Wikipedia

Os 100 anos do início da Coluna Prestes serão rememorados em palestra a ser realizada nesta terça-feira (06/08), na cidade gaúcha de Santo Ângelo.

Liderado por militares e formado na região das Missões, o movimento percorreu o Brasil por mais de vinte mil quilômetros por 13 estados brasileiros entre os anos de 1924 e 1927.

Liderados por Luiz Carlos Prestes, capitão do 1º Batalhão Ferroviário, sediado em Santo Ângelo, os militares queriam a deposição do presidente da República, Artur Bernardes.

O movimento também lutou pela implementação do voto secreto, a defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino secundário para toda a população, além de acabar com a miséria e a injustiça social no Brasil.

Promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santo Ângelo e a Secretaria Municipal de Cultura, a palestra será realizada no auditório do Centro Municipal de Cultura da cidade de Santo Ângelo.

Os palestrantes serão a historiadora Anita Leocádia Prestes, filha de Luiz Carlos Prestes e que possui várias obras sobre o tema, e o historiador Amilcar Guidolim Vitor, autor da obra “Militares e maragatos em armas: as revoltas tenentistas de 1924 e a formação da Coluna Prestes no Rio Grande do Sul”.

O evento é aberto ao público em geral.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador