Papa Francisco, Edward Snowden e jornal russo são indicados ao Nobel da Paz

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O papa Francisco, um jornal russo que critica o presidente Vladimir Putin, Edward Snowden, e um padre que ajuda imigrantes africanos estão entre os indicados ao Prêmio Novel da Paz deste ano.

Sugerido por Cláudio José

Da Reuters

Jornal russo, papa Francisco e padre da Eritreia estão entre indicados ao Nobel da Paz
 
Por Alister Doyle
 

Um jornal russo crítico do presidente da Rússia, Vladimir Putin, está entre os indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2015, assim como Edward Snowden, o papa Francisco e um padre que ajuda imigrantes africanos.

Embora o comitê tenha lembrado os últimos quatro aniversários de dez anos do bombardeio de Hiroshima, em 1945, homenageando a luta contra a proliferação nuclear, poucos observadores do Nobel duvidam que a tendência será mantida.

Milhares de pessoas, incluindo todos os membros do Parlamento da Noruega, podem fazer indicações, que devem ser enviadas até 1º de fevereiro. O prêmio de US$ 1,2 milhão será anunciado em outubro.

O Instituto Norueguês do Nobel não divulga os nomes dos concorrentes, mas especialistas do país compilam listas.

O papa Francisco foi indicado por enfatizar a justiça social e o cuidado com o meio ambiente, e o ex-prestador de serviços da NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, na sigla em inglês) Edward Snowden, que vazou detalhes sobre a vigilância eletrônica norte-americana, por mostrar como os cidadãos são monitorados com poucos controles democráticos.

O chefe do Instituto de Pesquisas da Paz de Oslo, Kristian Berg Harpviken, indicou como seu favorito Mussie Zerai, padre da Eritreia que vive na Itália e ajudou alguns dos milhares de imigrantes africanos que arriscaram a vida cruzando o Mar Mediterrâneo.

“A crise imigratória piora dia a dia”, disse ele.

Harpviken escolheu a Novaya Gazeta, jornal investigativo russo crítico de Putin, como segundo indicado por seu trabalho para expor a corrupção.

Ele afirmou que o prêmio “também divulgaria mais amplamente o tema da liberdade de mídia” depois do ataque islâmico ao jornal semanário satírico francês “Charlie Hebdo” no mês passado, no qual 12 pessoas foram mortas.

Harpviken duvida que o próprio “Charlie Hebdo” poderia vencer, mas a violência islamita foi criticada no ano passado, quando a honraria foi dividida com a adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, que advoga a educação para meninas e sobreviveu a uma tentativa de assassinato do Taleban em 2012.

Asle Sveen, historiador e especialista no prêmio, disse que o comitê de cinco membros não deve se sentir obrigado a lembrar o aniversário do ataque nuclear japonês.

A Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (Organização das Nações Unidas) venceu em 2005, o cientista antibomba atômica Joseph Rotblat em 1995, os Médicos Internacionais para a Prevenção da Guerra Nuclear em 1985 e o ativista de direitos humanos e cientista nuclear soviético Andrei Sakharov em 1975.

O último vencedor não relacionado a questões nucleares num ano terminando em 5 foi o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês), em 1965.

Harpviken disse que um candidato antiproliferação poderia ser Nihon Hidankyo, que representa as vítimas dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Então tá. Dar um Prêmio Nobel

    Então tá. Dar um Prêmio Nobel da Paz para um jornal que critica o presidente Putin. E que denúncia a corrupção. Nós, brasileiros, conhecemos esta história de jornal acusar presidente (nacionalista) de corrupto.

    O Roubini disse esses dias que os Estados Unidos são uma plutocracia. E o Obama ganhou o Nobel da Paz.

    Ou seja, roubar pode, mas depende de quem esta roubando.

    Quando até a Instituição Nobel se une a campanha do Ocidente para derrubar o Putin é sinal que ele esta defendendo bem os recursos do seu pais. Já imaginou a propria Alemanha explorar o petroleo que usa? E entregar as reservas de diamante da Sibéria para os judeus? E deixar os americanos se apropriarem de todo o desenvolvimento tecnológico da Rússia?

    Eita mundo velho sem porteira…

     

    1. Clap CLap clap !!
       
      O BRASIL

      Clap CLap clap !!

       

      O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS” 

  2.  
    O papa ganha  de goleada.
     

     

    O papa ganha  de goleada.

            Sobre os 2 adversários  do post:

                     O primeiro deveria estar preso( traiu seu emprego.O segundo ,não repercute na mídia internacional porque Putin não deixa)

     No meu entender , esse tal de Edward Snowden merece prisão perpétua por trair o país.

              Não gosta ? Então saia com dignidade de seu emprego e arrume outro. Agora, querer divulgar pro mundo um  segredo de Estado pra vc, é muta falta de dignidade.

                     Considero vc um LIXO ATÔMICO.

  3. TENHO CERTEZA ABSOLUTA (com

    TENHO CERTEZA ABSOLUTA (com maiúsculas, por favor, sr. revisor) de que se o PAPA FRANCISCO ganhasse o OSCAR, digo, o NOBEL, ele o dividiria com não menos HERÒI da PAZ, EDWARD SNOWDEN e todos os perseguidos, e abandonados desse mundo de meu DEUS, digo eu que me acho ateu.

    Na verdade sou ‘spinozano’, e acho que ou TUDO é DEUS, ou não há deus algum. E se tudo é DEUS, no fim, então, Deus é aquilo no que a gente realmente acredita. No que vc realmente acredita !?!?

    Hummmm….

    ……..

    Enquanto o OBAMA propõe políticas anti-cíclicas e redistributivas ao Congresso dos Americanos, o Brasil que construiu todos os seus avanços e sucessos dos últimos 12 anos sobre essas políticas, vai de Levy …

    …….. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK … É o BRASIL sempre indo na contramão. Será que é porque estamos no hemisfério sul, de cabeça pra baixo !?!? 

    O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS” 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador