Procuradora de Curitiba se incomoda com manifestantes e pede transferência de Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Foto: Narley Resende – Bem Paraná
 
Jornal GGN – A Procuradoria-Geral da cidade de Curitiba pediu a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para outro local “seguro e adequado às circunstâncias do caso, restabelecendo-se a ordem, o direito de ir e vir e a segurança da população, por ser medida de justiça”.
 
O pedido foi encaminhado à Justiça Federal do Paraná, na tarde desta sexta-feira (13), devido a movimentação e transtornos gerados no bairro de Santa Cândida, aonde fica o prédio da Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense.
 
Desde que Lula foi preso, a Justiça Estadual determinou a proibição de manifestações e acampamentos a uma distância de 100 metros ao redor do prédio da PF e a Polícia Militar, desde então, vem fiscalizando a área, impedindo manifestações.
 
Os apoiadores de Lula decidiram, então, montar um acampamento justo ao limite do bloqueio policial, ocupaldo as ruas e calçadas do bairro. Vizinhos contrários estão registrando reclamações, mas moradores que apoiam o ex-presidente também colaboram, abrindo suas casas e auxiliando os manifestantes.
 
Mas a Procuradora-Geral Municipal de Curitiba, Vanessa Volpi Bellegard Palácios, não se contentou. “Os manifestantes contrários à prisão do ex-Presidente Lula iniciaram a montagem de acampamento nas imediações da sede da Polícia Federal, apesar do Município ter destinado a área do Parque do Atuba para a permanência dos mesmos, em flagrante descumprimento da ordem judicial, como também causando muitos transtornos aos moradores, ao trânsito e ao comércio da região”, disse no despacho.
 
A decisão compete ao juiz de execução penal do caso, a juíza Carolina Moura Lebbos, que até agora vem seguindo as determinações do magistrado de Curitiba Sérgio Moro.
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não suportam a grandeza do
    Não suportam a grandeza do Lula, por isso ficam incomodados.

    Rola um boato que Moro prende o Dirceu na semana que vem .

    Eu achava que prenderia do mesmo dia que o Lula, mas não teve culhão.

    Ainda acredito que essa onda vai virar. Sem querer ser Poliana.

    Estão no limite da irresponsabilidade. Trancam todos os petistas, e liberam tucanos corruptos na cara dura.Isso vai acabar explodindo em revolta. Não sei como. Mas vai.

  2. Procuradora, procure se

    Procuradora, procure se incomodar com a prisão e perseguição de uma pessoa inocente… Condenar um ser humano de bom caráter e sem provas isso deve incomodar a todos…

  3. Luiz Marinho estava no
    Luiz Marinho estava no acampamento hoje fazendo campanha depois que implorou ajoelhado para a militância entregar Lula

  4. Caro Nassif
    “Por medida de

    Caro Nassif

    “Por medida de Justiça” ,seria bom que muitos procuradores, juizes, pedissem a conta e queimassem o chão, somente depois de julgados.

    Saudações 

  5. Não me recordo, mas quanto

    Não me recordo, mas quanto tempo o tal de mbl ficou acampado na “av. paulista”, em frente da fiesp e, esta, fornecendo alimentação ( e que alimentação ), para eles? Ai, podia né?!! A alegação era o direito da livre manifestação. Agora, segundo a juizada da “república de curitiba” não pode. Eta “tadinho” do Brasil, indo pro fundo do poço, graças a essas “instituições”. 

  6. Esta prisão do Lula é a prova

    Esta prisão do Lula é a prova cabal e definitiva de que no Brasil os poderosos não perdem nunca, Lula trancafiado em Curitiba, enquanto Aécio, Temer, FHC e Serra estão soltos por ai, nadando de braçada, demonstra de forma insofismável que nenhum projeto que sequer tangencie um pouco de igualdade terá sucesso nestas plagas.

     

    13 milhoes de desempregados, 60 mil assassinatos por ano, o Rio sitiado, Marielle assassinada e nenhum sinal de identificação dos responsáveis pela sua execução, vejo derrotas em cadeia para a esquerda.

     

    Não adianta ficar de braços cruzados, tem que acionar logo o plano B, a única chance de dar a volta por cima são as eleições de outubro, Lula está fora do jogo e o PT não tem candidato em condições de dar viabilidade eleitoral à disputa.

    Ou as lideranças de esquerda acordam ou teremos o pesadelo de ter Alckimin x Bolsoanro no segundo turno.

     

     

  7. Estou lendo o livro “Lula, o

    Estou lendo o livro “Lula, o povo sabe por que me condenam”, e lá tem uma entrevista com o ex-presidente muito interessante. Nela, Lula ensina que devemos ser respeitosos e cordiais até com nossos adversários. Meu impulso é não concordar com isso, mas vou respeitar o ensinamento de Lula e me endereçar, aqui, aos juízes, procuradores e demais pessoas que trabalharam pela condenação do Lula.

    Senhores: o que vocês estão fazendo é ilegal. É simples assim. Vocês sabem disso. Não reuniram provas contra o ex-presidente. Sendo assim, toda resistência a ação de vocês é legítima. Vocês estão agindo ao arrepio da lei. Nem vou entrar aqui em julgamentos morais, porque sim, o que fazem também é imoral. Prender um inocente, e ainda mais sabendo disso, é imoral. Mas não é nem essa a questão. O julgamento não respeitou a lei, portanto é nulo de fato e de direito.

    Os senhores devem imediatamente rever suas ações, inocentando o Presidente Lula, restabelecendo a legalidade sem qualquer adiamento. Se isso não for feito, a resistência é legítima e necessária. A resistência está do lado da lei – não vocês, nesse caso.

    Tentar retirar os manifestantes não vai mudar isso. Será apenas piorar o problema. Será uma ilegalidade atrás da outra. Proibir manifestações não está de acordo com a lei, que as garante constitucionalmente. Proibir as manifestações é sair das atribuições do seu cargo e agir a margem da lei. Os senhores estão se tornando marginais. 

    Vamos, então, agir mais seriamente, falar mais seriamente e deixar as hipocrisias de lado. Vocês sabem que tudo isso acima dito é verdade e que mais pessoas, cada vez mais, vão saber. Como diz o lema de um filme aí lançado recentemente: “a lei é para todos”. E ela também é para vocês.

    Não se iludam com o poder recém adquirido. Ele não tem base. O que vocês estão fazendo, talvez embevecidos por este poder, é muito frágil. São apenas dois anos e pouco de mudanças no cenário político. Até quando conseguirão sustentar isso? Não percebem que o povo está, segundo pesquisas, quase colocando Lula na Presidência, no primeiro turno? E que ninguém apoia a ordem atual, dita “golpista” por muitos especialistas? Isso vai se desfazer em breve, senhores.

    Respeitem a lei, senhores. É para isso que são pagos. Respeitem o suor do povo brasileiro, que pagam seus salários. Sem mais a acrescentar, respeitosamente. 

  8. É triste ver tantas mulheres em busca de protagonismo

    Não acredito ser coincidência a profusão de mulheres rasgando a constituição em busca de alguns minutos de fama. Médicas vazando exames, juízas e procuradoras decidindo pela

    desigualdade de tratamento entre cidadãos, proibindo visitas, restringindo direitos de ir, vir, se manifestar…  isso é resultado de séculos de machismo, em que as mulheres não tinham oportunidade de ocupar espaços de protagonismo,  e está sendo usado, mais uma vez, para satisfazer interesses obscuros.

    Infelizmente o desejo de protagonismo está fazendo com que muitas se esqueçam de valores básicos como justiça, solidariedade, coerência e humanidade, se é que este último é um valor que deva ser ressaltado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador