Um novo olhar sobre um velho tema, o idoso

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Hoje se comemora o Dia do Idoso e, no ano de 2050, as pessoas com mais de 60 anos farão a diferença neste mundo. Uma comemoração pede uma nova ação. Vejamos.

Segundo o relatório da “UN Population Fund”, esta fatia da população chegará a 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. E, na esteira, a previsão também leva para um esperado rombo nas contas da Previdência Social, com seu gasto aumentado em mais de 20 vezes, com mais aposentados que pessoas na ativa para suportar o sistema. Daí vem a pergunta crucial, feita pela idealizadora da campanha “Nova Cara da Terceira Idade”, a agência Garage IM, “qual será o novo papel do idoso na sociedade e na economia?”

Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), foi constatado que as pessoas com mais de 60 anos arcam com, pelo menos, metade da despesa familiar em 53% dos domicílios brasileiros. E esses percentuais vão se elevando na medida em que os idosos sejam de classes mais modestas, tornando-se primordiais no sustento da família. Ainda, segundo a pesquisa, 81% se declararam independentes para as tarefas cotidianas e 64%, que costumam viajar. Ou seja, todos são consumidores ativos.

É neste contexto que entra o movimento Nova Cara da Terceira Idade. A agência Garage IM foi feliz na idealização da campanha ao convocar a sociedade para repensar a imagem dos maiores de 60 anos. A ideia foi, primeiro, propor a mudança de símbolo de acessibilidade dos idosos (um velho curvado, apoiado em uma bengala e utilizado em locais públicos). Esta imagem é a que fica na cabeça da população. Mas esta imagem retrata a realidade dessas pessoas?

Não é bem assim. Em sua página do Facebook, o movimento, com 80% dos seguidores com mais de 55 anos, constata-se uma população conectada, ativa e com o firme propósito de mudar a imagem que o mundo cultivou sobre pessoas com mais de 60 anos.

“Queremos valorizar as grandes histórias de vida e toda a sabedoria que cada uma dessas pessoas pode oferecer para a sociedade. Não podemos retratar os idosos como decadentes, porque isso não é mais verdade. Sim, há perda de vitalidade, mas hoje nós vivemos mais, estamos mais saudáveis e produtivos”, diz Max Petrucci, líder do movimento.

Em seu website, o projeto reuniu as opiniões da população sobre como deve ser o novo símbolo do idoso e, com essas referências, designers especializados em sinalética fizeram  diversas opções de pictogramas que foram disponibilizadas para votação. O símbolo poderá, então, ser adotado por qualquer empresa que queira mudar esta imagem do idoso, retratando-o de uma maneira com maior afinidade com a nossa realidade.

Hoje foi divulgado o novo ícone, vencedor do concurso liderado pela agência Garage IM, que, definitivamente, aposentará a imagem tão utilizada para sinalizar o direito de pessoas com mais de 60 anos. A troca por um ícone mais afeito à realidade atual dessas pessoas chegou pelas mãos do professor e designer Ciro Roberto Matos. Confira o novo símbolo, e espalhe a boa nova: as pessoas com mais de 60 anos estão de bem com a vida.

Veja o vídeo-manifesto da campanha:

http://www.youtube.com/watch?v=eUniHd2vdjQ

 

 

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Idosos

    Parabéns àqueles  do blog que, como eu, já passaram dos 60 ! Nada de 3ª idade, o termo correto é ” jovens há mais tempo!”

    Como dizem os jovens ; ” – É nóis na foto, mano!”

    1. O blog está instável e coisas estranhas acontecem

      Tb tive essa impressao de que estava sendo hackeada, mas parece que está acontecendo ora com todos, ora com várias pessoas. Minha página já ficou toda branca (você mesmo me esclareceu que poderia ser conflito de cookies), e várias vezes nao consigo comentar nem estando logada! (recebo aviso de Acesso Negado). Hoje nao consegui nem abrir um tópico, mas acho que foi porque o Nassif retirou aquele tópico. Receber aviso de “Site fora do ar” acho que é com todos, essas outras coisas acho que nao. Alguém mais está passando por isso? 

  2. A agência Garage IM foi muito

    A agência Garage IM foi muito feliz, nessa iniciativa de mudar o pictograma do idoso.

    Desenvolveu a campanha de modo democrático e, sobretudo, didático.

    Deu oportunidade a quem quiz palpitar e contribuir. Convidou artistas e não-artistas para contribuir.

    Informou, durante toda a campanha, e não foi pouco esse período, sobre tudo o que estava rolando.

     

    Finalmente, nós idosos, temos uma nova imagem para nos representar. Mais digna, mais motivadora.

    Agora, cabe às “autoridades” acatar essa escolha.

     

    Parbéns à Garage IM. Muito mais do que parabéns, muito obrigado!

  3. Porque o novo é valorizado?

    Na nossa sociedade atual existe uma imensa valorização do “novo” em todos os seus aspectos.

    Novas ideias representam alguma coisa de bom? Vejam as novas formas do capítalismo para ver onde iremos chegar.

    Novos produtos são obrigatóriamente melhores do que os antigos? A maioria do “novo” foi para baixar custos  ou diminuir vida util.

    Nova maneira de viver é melhor? Em absoluto!.   É só ver a vida estressante que levamos hoje em dia para medirmos melhor a expressão do novo.

    Nova educação é melhor que a anterior?  A nova educação ou é feita para arrumar mais “escravos” da nova era ou é enganosa e não serve para nada (veja as escolas dos mais pobres atualmente).

    Poderiamos assim elencar um grande número de exemplos do “novo”, como poderemos elencar uma lista do que o novo é melhor  do que o mais antigo. A medicina mais nova é mais avançada do que a anterior, mas custa muito mais e é fora do alcance de maior numero de pessoas. O último “smart fone” ou “tablet” é mais avançado do que o antigo celular, mas o uso como telefone é o mesmo. O que vejo é mais gente usando os aparelhos de última geração para “games” ou mensagens fúteis para outros iguais, enquanto viajam em metrôs ou onibus; crianças “on line” o dia todo e não sabem nada de matemática, história, ciências, geografia ou qalquer outra coisa, mas, segundo os pais ignorantes, serão uns gênios de computação, como se isto fosse fácil ou aprende-se a ser gênio só jogando games.

    Na verdade não existe novo bom e antigo ruim ou vice versa, o que existe é um conceito de “mercado” em que o novo é mais valorizado, pois é mais fácil de ser vendido. Lucra-se mais vendendo o “novo”. O velho é sucateado pois ganha-se outra vez vendendo a mesma coisa como sendo nova, quando a mior parte das idéias são recicladas.As capas de revistas só mostram mulheres lindas e … com menos de 25 anos. O resto não é mais nada.

    Haverá a necessidade de ajustar o tecido social, de modo a que todos tenham funções sociais, trabalhos por periodos mais curtos, transportes adequados, medicina preventiva mais barata (sem o absurdo número de exames pedidos pelos médicos), habitação para pessoas com deficiencias físicas devido a idade, familia nucleada de modo aos filhos ajudarem aos pais e este retribuindo ajudando os filhos na educação dos netos, abaixar o consumo absurdo em que vivemos hoje e que será maior no amanhã, etc., etc., … e eu acredito que vai sobrar dinheiro para muita aleria ainda!

  4. Dia do Idoso – Ora direis…

    Como sou idoso e devo já estar esquecendo até a data, comemorei o Dia do Idoso em 27 de setembro, juntamente com o Dia de cosme e Damião e dia do Cantor. Fiz muitíssimo bem, apesar de a data dedicada ao idoso ter sido transferida para o Dia 1º de Outubro.

    Ontem não comemorei coisíssima nenhuma. Só tive aborrecimento e revolta por estar sendo tratado como idiota, velho gagá, sem dicernimento e lucidez por parte do Banco Bradesco e Banco BMG.

    Anexo aqui email que enviei ao GGN e vocês entenderão:

     

    Após pagar por mais de 35 anos o INSS, solicitei aposentadoria como advogado autônomo em 28 de junho de 2013. Recebi o protocolo e fiquei à espera do comunicado oficial.Em princípio de agosto recebi, em meu telefone celular, um telefonema de uma pessoa tratando-me com uma intimidade estranhíssima, dizendo que queria dar-me informações sobre minha pessoa. Achando ser um golpe, desliguei imediatamente e liguei para o número através do telefone fixo.Soube que o telefone é de um correspondente do Bradesco, perguntando-me a atendente se eu tinha requerido aposentadoria no INSS. Desliguei e fui, através do site, verificar o processo.A concessão do benefício havia sido deferida, porém sem qualquer detalhe. A partir daí não tive mais um dia de sossego. Quase todos os dias recebendo telefonemas desse correspondente do Bradesco, BMG e mensagens em meu celular e no de minha filha.Somente em fins de agosto ou começo de setembro é que recebi o documento oficial do INSS. Senti-me como aquele personagem que sempre é o último a saber…Já disse inúmeras vezes que NÃO QUERO CRÉDITO CONSIGNADO EM HIPÓTESE ALGUMA. Mesmo assim continuo a receber mensagens, sendo a última há poucos instantes: “Olá Luciano, para você que é beneficiário do INSS, o correspondente Bradesco Promotora tem um crédito pré aprovado. Saiba mais, 4040, 4400 ou 080077″Saliente-se que já liguei para o Bradesco e falei com uma Gerente de Relacionamento, de nome Cristina – Ag. Prime BEC-Centro Comercial – Fortaleza, que ficou de dar uma resposta e isso não aconteceu.Hoje, voltei a ligar para a mesma, que pediu desculpas por não ter dado o retorno e disse que isso não dependia da Agência…Apelar a quem? Ao Bispo? Acho preferível apelar ao Jornal GGN, para que seja amplamente divulgado que estou sendo molestado, invadido em minha privacidade, com prejuízo até de minha saúde, pois fico com tanta raiva que minha pressão, que já é alta, sobe assustadoramente.Imagine o que sofre um cidadão com menos instrução, menos informação, susceptível de ser engazopado com esse tal de crédito consignado.Lamento profundamente que uma instituição como o Bradesco esteja usando esses expedientes. Do BMG não posso dizer nada pois nunca tive sequer conta nessa instituição. Luciano Simões Hortencio de Medeiros   

  5. Auto-imagem controla as expectativas das pessoas

    Se uma pessoa se vê fraca, ela evita fazer esforços e fica fraca. Todos os estudos mostram a importância da auto-imagem para gerar comportamentos.

    Neste sentido é muito legal a notícia do GGN, pois servirá para moldar a imagem social do idoso como alguém que é ativo.

    Parabéns!

     

    Regis Mesquita

     

  6. Acho q o interesse disso é convencer/forçar idosos a trabalhar

    A mençao aos “problemas da Previdência” dá uma pista para esse interesse no “rejuvenescimento” dos idosos. Talvez se queiram aumentar a idade mínima para a aposentadoria, já que os idosos estao tao bem… 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador