A política de Robin Hood às avessas nas cidades brasileiras

Por Sergio Rodrigues dos Santos

Comentário ao post “Brasil 2015: a importância das políticas metropolitanas

Sempre a mesma política de privilégios para os poderosos

Em toda cidade do Brasil a política é a mesma: implantam-se os melhores serviços de saúde, educação, lazer, etc. em áreas nobres e o restante da cidade que se dane. Sou do Rio de Janeiro e o que se vê: a absurda demolição do elevado da Perimetral só prejudica quem pega a Avenida Brasil; prejudicando parte importante da população, mas que deixa intacta a Zona Sul que é a parte rica da cidade, onde moram, praticamente, todos os políticos da Cidade. O BRT Transcarioca – que liga o Aeroporto Internacional Tom Jobim à Barra da Tijuca – causou mais caos no trânsito de Jacarepaguá, alem de, novamente, dividir os bairros em 2 metades que não se comunicam adequadamente, desvalorizando imóveis e trazendo de volta as cancelas que antigamente eram utilizadas em vias férreas. O transporte ferroviário suburbano divide os bairrros e desvalorizam completamente os locais divididos por seus muros, trazendo a criminalidade para seus entornos. É uma política de Robin Hood às avessas, onde se retira dos pobres para dar aos ricos.

Essa obra do “Porto Maravilha” só está sendo levada a cabo para expulsar os pobres e trazer os filhos da Zona Sul que não podem morar mais em ipanema, Leblon, Gávea, etc. por falta absoluta de esppaço… e a Barra ainda é muito distante e o Metrô ainda não chegou. E a Rodoviária Novo Rio é totalmente inadequada, se colocando no caminho de quem todo dia tem que ir e vir do trabalho por aquela importante via, agora atrapalhada pela destruiçao da Perimetral. E o PT entregar uma pasta importante como essa para o PP é um absurdo inaceitavel que dá “conforto” à oposição, garantindo os privilégios da classe dominante.

 

Redação

23 Comentários

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  1. Exemplo de política errada

    “Embora seja responsável por apenas 30% das viagens feitas nas maiores cidades do país, o transporte individual (carros e motos) recebe três vezes mais recursos públicos do que o transporte coletivo.”

     

    http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/5-provas-de-que-o-transporte-publico-deveria-ser-prioridade

    29/07/2014 13:03 

    Transporte público é prioridade? Pois veja estes números

    São Paulo – Embora seja responsável por apenas 30% das viagens feitas nas maiores cidades do país, o transporte individual (carros e motos) recebe três vezes mais recursos públicos do que o transporte coletivo.

     

    Os dados estão entre os números apresentados no relatório “Sistema de Informações da Mobilidade Urbana”, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), divulgado nesta terça-feira.

    A ANTP analisou 5 aspectos relativos à mobilidade, sempre comparando o transporte coletivo com o individual. 

    Os dados incluem os municípios brasileiros com mais de 60 mil habitantes. No total, foram incluídas 438 cidades, responsáveis por 61% da população nacional. 

    Veja a seguir os 5 números do relatório que mostram que, apesar do discurso de priorização do transporte público, a realidade atual ainda é outra:

    1. 57,2% das distâncias percorridas pelas pessoas é feita em transporte público

    Em 2012, ano de referência da pesquisa, os brasileiros percorreram 432 bilhões de quilômetros, usando várias formas de deslocamento (carro, moto, ônibus, trilhos, bicicleta e até a pé).

    Enquanto o transporte público é responsável por 57,2% das distâncias percorridas, os automóveis só são usados para 31% das distâncias. 

    2. O transporte coletivo representa 29% das viagens, mas consome 49% do tempo gasto pelas pessoas

    Segundo a pesquisa, os moradores das cidades analisadas gastam 22,4 bilhões de horas por ano em seus deslocamentos.

    Quase metade (49%) deste tempo é gasto em transporte público – embora só 29% das viagens sejam feitas por meios de transporte público.

    3. 72% de toda a energia consumida em transportes em um ano foi gasta por automóveis

    São consumidos cerca de 13,5 milhões de Toneladas Equivalentes de Petróleo (TEP) por ano nos deslocamentos. Deste total, 72% é gasto no uso do automóvel e 24% no transporte público. 

    4.Transporte individual é responsável por 77% dos gastos públicos com mobilidade

    Em 2012, os custos individuais em mobilidade foram estimados em R$ 184,3 bilhões, dos quais o transporte individual é responsável por 79%.

    Os custos arcados pelo poder público foram estimados em R$ 10,3 bilhões por ano, sendo que 77% é destinado ao transporte individual. 

    Por custo individual entende-se os arcados pelos usuários ou por empregadores quando há uso de vale transporte. Por custos arcados pelo poder público, entende-se o gasto com manutenção do sistema viário.

    5. Transporte individual provoca custo de acidente de trânsito 6 vezes maior que o coletivo

    O custo total com acidentes de trânsito é de R$ 15,2 bilhões por ano. O transporte coletivo responde por um gasto de R$ 2,2 bilhões, enquanto o transporte individual consome R$ 13 bilhões, mais de 6 vezes mais.

  2. “blá, blá blá blá,blá blá…..

    …..E o PT entregar uma pasta importante como essa para o PP é um absurdo inaceitavel que dá “conforto” à oposição, garantindo os privilégios da classe dominante.”

     

    Na minha terra, isso tem nome e sobrenome. Direi apenas o nome rsrsr Eleitor do Cesar Maia!!!

     

    1. Outro que precisa acordar.

      No Rio, o césar mala é candidato da coligação do pezão, que inclui PMDB / PP / PSC / PTB / PSL / PPS / PTN / DEM / PSDC / PRTB / PHS / PMN / PTC / PRP / PSDB / PEN / PSD / SD, é a coligação Afunda Rio, que está bandeando para a candidatura do aécio.

      1. Meu caro Almeida

        to bem acordado.

        E não votarei no pezão, nunca votei no Cabral e estou mui seriamente meditando se devo votar no Lindberg.

        Esse rapaz não me parece nada de confiança. Anotem o que eu digo, tem toda pinta de ser um futuro traidor do PT. no estilo clássico (seguido por chico alencar, marina et al)! Sempre agiu na de “politicamente correto” e sempre oportunista. Dureza!!

        A coisa aqui no RJ é pior que em SP… Complicado!

        E voce tem toda razão, o que mais pego na rua é santinho do PMDB apoiando escancaradamente o mineirin netin do Tancredo.

  3. ‘Cuma’?

    Quer dizer então que os BRTs que serão feitos no Rio de Janeiro representam uma política elitista?

     

    O Rio de Janeiro terá 04 BRTs novinhos em folha até 2016. Ou seja, terá corredores EXCLUSIVOS para o transporte PÚBLICO de passageiros, aumentando a velocidade do deslocamento e o conforto dos usuários, e isto é uma política que só beneficia os ricos?

     

    Quer dizer então que a população do Rio de Janeiro não será beneficiada pela construção dos corredores expressos de transporte PÚBLICO da Transcarioca, da Transoeste, da Transolímpica e da Transbrasil?

     

    Quer dizer então que a demolição da horrível Perimetral na Zona Portuária, e a sua substituição por VLTs e por túneis com vias expressas não é um avanço arquitetônico, paisagístico e turístico para o Rio de Janeiro?

     

    Quer dizer então que os BILHÕES de reais que o governo federal já está investindo na expansão do metrô do Rio de Janeiro só vão servir para os ricos, em detrimento da população mais carente, que é a que mais necessita dos transporte público?

     

    Enfim, melhor parar por aqui.

    1. Diogo, isso é eleitor reaça do Cesar Maia,

      ele só quer perimetral (corredor que não entra pobre) pŕa sair da ZS e chegar ao aeroporto ou a região dos Lagos….

       Nunca foi a ZO e está ai só macaqueando o que os insensatos e insensíveis coxinhas dizem por ai afora

    2. E você aí defendendo a dupla cabralzinho&pezão.

      Acorda! No Rio, o PT tem candidatura própria e é oposição a dupla. Deviam grafar ‘pesão’ o nome do candidato, é duro de carregar, quem tentar segurar se afoga, mas tem ala do PT fora do Rio que quer pendurá-lo no pescoço da Dilma. A coligação de cabralzinho&pezão, que inclui o PSDB e o DEM, deveria se chamar Afunda Rio, tem, entre muitos da mesma corja, o césar mala candidato ao senado.

      Há muitas críticas ao BRT como solução ao transporte de massa, para conurbações populosas como o Rio; cidades que o adotaram estão partindo para o metrô, como é o caso da própria Curitiba, onde o projeto se originou.

    3. Eh verdade
      Vai no suburbio e o metro, trens, Brts estao ao ceu aberto no nivel das ruas e os carros tem viadutos. Os ditos beneficia mais os transporte individual que na ponta o transporte coletivo. Acho que vc virou conservador. Nao tenho certeza mais o PT do Lula e Dilma eram juntos e misturados.
      Esta Dividindo mais bairros pobres que beneficiando e olhando os trajetos fica mais assustador. Gasto, beneficios.
      Veja as obras e transportes da zonas pobres e periferias dos suburbios do Rio eh veja quem esta sendo beneficiados neste 12 anos do PT no federal, a governabilidade matou o gato.

  4. Assistencialismo

    Perfeito!

    Em Campo Grande, bairro distante 50 KM do centro do Rio, com índice de arrecadação de impostos que bate todos os recordes, é a segunda maior arrecadação de impostos do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o centro do RJ está abandonada pelo poder público (estadual e municipal).

    Há por exemplo, uma ponte na Estrada da Cachamorra que liga o bairro à Barra da Tijuca que de tão estreita e mal estruturada coleciona veículos acidentados sobre ela, há anos. 

    Tudo aqui é construído à moda vamos embora. Para inglês ver.

    Vereadores passam de tempos em tempos para pintar (com tintas baratas) condomínios e engambelar moradores… Uma vergonha.

    Caso uma obra que realizam aqui fosse construída na Barra da Tijuca, por exemplo, as reclamações ganhariam as manchetes dos jornais cariocas que certamente obrigaria o poder público a alterar o projeto – e com razão – mas como é para Campo Grande eles fazem de qualquer jeito. Empurram de goela abaixo dos moradores.

    Tem uma tal de Lucinha que vem a Campo Grande com presentinhos e festinhas – natalinas e juninas. Faz o maior sucesso. Mas a ponte, por exemplo, está lá acumulando mortos e veículos acidentados.

    Ainda assim os otários do bairro festejam as “obras” da Lucinha. 

  5. Olha aqui em Sao Paulo pode

    Olha aqui em Sao Paulo pode demolir o minhocão que vou ficar bem feliz esta perimetral no Rio é igual ao nosso minhocão ,acabou com o centro historico do Rio, já devia ter sido demolida faz tempo,tem que aumentar o transporte publico nestes lugares e o BRT é mais uma opção.

  6. Onibus

    Quem demorava 1 hora e meia de Madureira a Barra em um onibus cheio e quente e agora leva 20 minutos em um onibus refrigerado realmente é um burgues elitista na visão destes anaquista de cobertura do Leblon.

    1. pontual e egoista
      A maioria nao sai de madureira para a barra dotor.
      A maioria sai do debaixo do viaduto e vai para direcao da cidade. O caminho bem desenhado foi do aeroporto para barra.
      Nao seja egoista.
      Me lembrou um sujeito que ia para cidade trabalhar vindo de Piabeta com horario inverso, na compensacao bancaria, qdo todos estavam saindo do servico no centro as 5 da tarde ele estava indo para pegar as 8 qdo saia na madruga o povao estava esperando nas linhas as conducoes.
      Ele Nunca tinha problema de transporte e saia rindo ate que chegou a si qdo terminou as compensacoes de papeis.
      Pimenta nos outros eh refresco.

  7. Típico texto de quem tem uma

    Típico texto de quem tem uma visão torta do que é de fato viver em sociedade.

     

    Aquele cara que apóia a favela. Apóia até o ClubMed comprar a favela e resolver fazer um hotel. Aí esta pessoa muda completamente e onde era favela volta a ser LUGAR PROIBIDO PARA CONSTRUÇÕES.

    Estas pessoas precisam completar seu raciocínio antes de vir a debate. São despreparadas.

    Se levar a Rocinha pro parque Ibirapuera eu não vou reclamar!

     

    A migração urbana para o centro, o downtown, é fenômeno MUNDIAL. Aconteceu em Paris com La defence, Londres, NY, Madri, Lisboa,… enfim, em todos os lugares do mundo.

     

    Mas aqui quando chega… é isso. Foi feito para remover os pobres. 

     

    Eu quero saber o porque de pobre ter que pegar Onibus e Metro para visitar o parque Ibirapuera. Vamos fazer uns condominios do MCMV em volta para democratizar o acesso.

    Favela não, condominio.

    1. nao seja desleal
      Nao eh assim nao
      Nem o que eh bom para europa e america eh bom para o Brasil.
      Segundo eh verdade.
      Pasmado, Morro do Pinto e tantas outras.
      Vai na lagoa e ve o q tem na antiga favela.
      Vai ali na entrada de Copa e veja o que ficou, jogaram estes favelados lah na cidade de deus e outros mais sem transporte e nada mais.
      Parte da praia do pipino e da rochinha foi cortada.
      Hoje o que eh a bonita UERJ seu dotor foi a favela do esqueleto e os seus moradores jogados para longe e distantes.
      Agora mostra e demostra ao contrario.
      Nao sei se ele tem preparo mais que vc nao conhece e nem sabe as historias das favelas e A HISTORIA DO RIO DE JANEIRO. Nao sabe nao athos.
      O primeiro gueto foi a cidade nova e procura saber desta como aconteceu e o que sobrou qdo houve as reforma e melhorias na cidade. Outra historia eh do morro do castelo.

  8. O cara reclama que o Metro

    O cara reclama que o Metro não chegou a barra.

    A obra esta em andamento. Vc não vê o buraco? Ta reclamando do que?

    1. eu sempre pensei
      que nao te entendia e agora vc me confirmou que eh um athosalado.
      -E o metro ainda nao tem.
      Kkk
      Cada uma sua eh de matar e agora foi morte em promeiro grau.
      To ficando velho de mais para isto
      Kkkk

    2. A ‘rede’ de metrô em linha reta.

      A ‘grande’ invenção do cabralzinho, para manter a linha até a barra nas mãos do mesmo concessionário. O projeto original previa o metrô da Barra em direção a Botafogo e havia uma alternativa de levá-lo até o Centro. A superlotação vai estar garantida, quando o metrô chegar na Gávea; quem for embarcar do Leblon em diante vai ter de se espremer na lata. O ‘puxadinho’ que liga as linhas 1 e 2 em continuidade provoca, um inédito ‘engarrafamento’ de metrô que só acontece no Rio.

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=nCJKfgWfWyA%5D

       

  9. Esse monte de besteira desvaloriza o blog

    Tudo bem que deve-se dar espaço para todas as opiniões, mas é bom tomar cuidado, o excesso de bobagens, como se vê neste comentário, desvaloriza o blog. Não dá nem para comentar, é muita sandice.

    1. censura
      Liberdade e a tribuna eh livre.
      Ninguem aqui ta pensando em valor cara.
      IDEIAS, CRITICAS E OPINIAO.
      Deixa nos quetos com nossas bobagem e besteiras.
      Pra que agredir e nao falar suas besteiras tambem por aqui nao nao nos importamos com mal cheiros e sujos nao.
      Abs

  10. O que desqualifica o blog…

    é esse patrulhamento eleitoral de tudo que é dito. O cara aí do post falou exatamente o que eu sinto como morador do Rio (Ilha). Mas fica tudo contaminado pelo bla bla bla eleitoral.

    1. Pois é … Eu também moro na

      Pois é … Eu também moro na Ilha. Peguei o BRT outro dia no Aeroporto para ir ao Maracanã. Saltei em Vicente Carvalho e tomei o metrô. Tempo total de 50 minutos. Vejo sempre o BRT cheio de gente indo e voltando para o Aeroporto, mas não para pegar algum voo. Muitos trabalham no Aeroporto e utlizam este transporte.

      Está faltando fazer muita coisa ainda? Acho que sim, mas o BRT foi um passo para resolver os problemas da cidade. Aqui no Rio quem mais reclama do BRT é o pessoal que anda de carro e mora na Barra, pois perdeu uma das pistas da Av. das Américas para o BRT Transoeste. Parece até as reclamações contra o Haddad em São Paulo.   

      Estas reclamações de que o BRT “divide”  a cidade (ou o bairro, sei lá, não entendi), francamente eu não entendo. Agora vai dar até para o pessoal de Madureira ir à praia na Barra. Ah, espera aí, talvez seja esse o problema!

      1. Ilha de trafico ruim na entrada/saida.

         

        Ia colocar e explicar sobre as divisões e porteiras,” google mapa”, mais creem que nunca andou de trem no rio, e ate tem uma boa comemoração andar no trem do samba, mais para quem  passou sobre casas e mortos, divisões,  nem teve respeito de reconhecer os bairros de uma lado e do outro onde passou. Aqui vai alguma coisa. O importante eh ir, seja aos trancos e barrancos.

        BRTs irão retirar 2.350 ônibus no Rio de Janeiro.

         Quando estiverem concluídos, os quatro BRTs em projeto e construção no Rio de Janeiro terão retirado das ruas 2.350 ônibus. A maioria deles será varrida da cidade pela Transbrasil (Deodoro-Centro), que, sozinha, eliminará 1.500 coletivos. De acordo com a prefeitura, a Transoeste retirará 250 veículos; a Transcarioca, 500; e a Transolímpica (Deodoro-Barra da Tijuca), 100. Hoje, existem cerca de 8.900 ônibus no Rio. Assim, a frota cairia de imediato para 6.550. Considerando-se que os BRTs terão uma média de cem veículos, cada um, a cidade teria aproximadamente 7 mil ônibus municipais. Para tanto BRT, foram desapropriados 3.570 imóveis. Ao todo, foram pagos R$ 202,4 milhões até agora. 

         

  11. Contorcionismo intelectual de Luis Nassif faz suas crias

     

    Sergio Rodrigues dos Santos,

    Não conheço o Rio de Janeiro e nem sou especialista em urbanização. Sempre fui refratário ao Eduardo Paes por ver nele uma espécie de político filhinho de papai. Não tinha grande admiração por Sérgio Cabral o pai, mas a maneira que o filho cresceu politicamente, fazendo passar-se por inimigo da corrupção, é sempre um motivo para eu ter ojeriza do político. Acharia uma infantilidade se alguém fosse candidato empunhando a bandeira de combate ao crime de homicídio. No caso da bandeira do combate ao crime de corrupção sei que não é infantilidade, pois quem levanta a bandeira faz por oportunismo que é uma demonstração de inteligência. No entanto, é uma bandeira que só sobrevive às custas do desconhecimento da população do funcionamento da máquina pública, da existência de uma legislação para conduzir o processo orçamentário e da existência de vários órgãos de controle interno e externo no acompanhamento dos gastos públicos e da atuação da polícia, Ministério Público e Poder Judiciário.

    De todo modo, sei que a administração da coisa pública embora seja quase tudo inercial, traz muitas questões ainda não resolvidas. Lembro que aqui, em Belo Horizonte, há uns dez a vinte anos se discutia se se devia concentrar determinadas atividades, e ter assim uma área comercial, uma área industrial, uma área hospitalar, etc. Não há consenso. Muitos querem mais planejamento. Outros querem planejamento de menos para que os nichos surjam naturalmente. Como não sou especialista, só me resta mesmo a ceptitude.

    Como céptico eu presto atenção bastante aos que dizem os crentes. E você é um deles. Com certeza você diz:

    “a absurda demolição do elevado da Perimetral”

    Outra certeza é dizer:

    “demolição do elevado da Perimetral só prejudica quem pega a Avenida Brasil . . . deixa intacta . . . a parte rica da cidade”.

    Certeza que me parece ainda mais estranha quando se se escuta com frequência alguém dizer que no Rio de Janeiro a pobreza e a riqueza estão de braços dados ou de braços em punho ou de lado a lado, enfim estão muito próximos para se conseguir com uma só medida prejudicar só um dos dois grupos.

    E mais estranha é ainda a sua certeza quando você diz que se trata da “sempre mesma política de privilégios para os poderosos” e mais a frente diz que a política causa “desvalorização dos imóveis”. Os pobres têm imóveis? E eles se desvalorizam?

    Mas o que me levou a comentar este seu post foi mais como você o encerra. Diz lá você:

    “E o PT entregar uma pasta importante como essa para o PP é um absurdo inaceitável que dá “conforto” à oposição, garantindo os privilégios da classe dominante”.

    Eu que sou céptico pensei: “Meu Deus, o contorcionismo intelectual de Luis Nassif para defender as manifestações de junho de 2013 deu crias”.

    Falo em contorcionismo de Luis Nassif porque hoje, quarta-feira, 30/07/2014, às 18:31, eu enviei um comentário para junto do comentário enviado também hoje, quarta-feira, 30/07/2014, às 11:08 por Francy Lisboa lá no post “Mantega confunde apreciação com fortalecimento do real” de quarta-feira, 30/07/2014 às 09:17. O endereço do post “Mantega confunde apreciação com fortalecimento do real” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/mantega-confunde-apreciacao-com-fortalecimento-do-real

    E em meu comentário eu faço a seguinte referência ao que eu chamei de contorcionismo de Luis Nassif [fiz algumas alterações do texto quando considerei que haveria ganho no sentido que eu pretendi dar]:

    – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    “Luis Nassif, entretanto, trata com atenção redobrada os manifestantes de junho de 2013 e as manifestações que eles fizeram. Não há nenhuma crítica aos manifestantes, a não ser nos casos extremos de violência. Que, ao meu ver, nem era a direção inicial das manifestações. E, sem tir-te nem guar-te, ao ler um texto dele, a gente tem a oportunidade de depara-se com um contorcionismo espevitado como ele faz no post “Brasil 2015: a importância das políticas metropolitanas” de quarta-feira, 30/07/2014 às 06:00. O endereço do post “Brasil 2015: a importância das políticas metropolitanas” é [Como o link para o post já é apresentado no cabeçalho deste post “A política de Robin Hood às avessas nas cidades brasileiras” de quarta-feira, 30/07/2014 às 14:25, com texto de sua autoria, eu elimino a indicação que era apresentada a seguir].

    E lá ele inicia o post falando no primeiro parágrafo sobre Erminia Terezinha Menon Maricato, que foi quem formulou a proposta de criação do Ministério das Cidades onde foi Ministra Adjunta (2003-2005), e já parte no parágrafo seguinte para uma conclusão grandiloquente. Diz ele lá:

    “Erminia Maricatto é um dos principais nomes de um grupo de arquitetos urbanistas que se empenharam a fundo nas questões metropolitanas.

    Fez parte da equipe da ex-prefeita Luiza Erundina e da primeira equipe que criou o Ministério das Cidades, no governo Lula. Saiu quando o Ministério foi loteado para o PP (Partido Progressista) em um momento crucial na vida das grandes metrópoles – cujos problemas acabaram desembocando nas manifestações de junho de 2013.

    Trata-se de uma das grandes vulnerabilidades dos governos Lula-Dilma”.

    No fundo, o máximo que se podia dizer é que Erminia Terezinha Menon Maricato não foi competente para formular uma proposta de Ministério que fosse capaz de dar perenidade às políticas públicas para este setor. No entanto, não foi por este lado a análise de Luis Nassif. De modo quase explícito ele considerou que as manifestações de junho de 2013 foram decorrentes da saída de Erminia Terezinha Menon Maricato e do loteamento do Ministério das Cidades para o Partido Progressista (PP).

    Não é por nada, mas será que o que foi feito nas cidades brasileiras nos últimos quatro anos não teria contribuindo para a amenização dos problemas urbanos e, portanto, serviu mais no sentido de refrear as manifestações de junho de 2013? Eu tomo como exemplo Belo Horizonte onde eu vivo e onde presencio muito do que foi feito para tornar a cidade mais urbana.

    – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    Sou céptico, mas talvez se pudesse dizer com certeza que o gerenciamento do Ministério das Cidades pelo PP não guarda nenhuma relação com a derrubada do elevado da Perimetral.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 30/07/2014

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